Sofá de Tecido: Como Limpar

Publicado em: quinta-feira, janeiro 14, 2016

Há quanto tempo você não limpa e higieniza seu sofá de tecido?! Pode parecer que não, mas o uso diário acaba internalizando muita sujeira e poeira nas fibras do tecido. Por isso, é importante aprender, adequadamente, como limpar o estofado para evitar manchas e acúmulo de microrganismos. Confira agora dicas práticas para você manter seu sofá de tecido, sempre limpo e convidativo!

 

Sofá de Tecido

Sofá de Tecido

Você já parou para pensar na importância do seu sofá de tecido? É nele que passamos a maior parte do nosso tempo de lazer em casa. Seja para assistir televisão, para descansar, para dormir ou até mesmo para fazer refeições mais sociáveis com amigos e família. Mas, e quanto à limpeza dele?

Primeiro de tudo, é importante lembrarmos que tapeçarias em geral precisam de uma limpeza mais periódica, algo em torno de uma vez por semana. Isso porque os sofás,  tapetes e as cortinas absorvem facilmente sujeiras que originar ou potencializar doenças respiratórias.

Como Limpar Sofá de Tecido

Para este tipo de sofá, recomenda-se começar a limpeza com o uso de um aspirador de pó, pelo menos uma vez por semana, evitando o acúmulo de sujeiras mais perceptíveis, como restos de comida e ácaros.

Além do aspirador de pó, há uma solução caseira muito útil para ajudar na faxina diária de sofás de tecido. Confira:

  1. Em um litro de água morna, adicione 1/4 de vinagre branco (não pode ser o de maçã);
  2. Umedeça um pano limpo e macio na mistura e passe em toda a superfície do sofá.

Obs.: O vinagre age na limpeza, remoção de odores. Recomenda-se fazer esta limpeza pelo menos uma vez por mês.

 

Sofás com tapeçaria removível e fixa

 

  1. Também comece com o aspirador de pó;
  2. Posteriormente, aplique uma espuma seca recomendada para estofados de tecido;
  3. A sujeira presente na superfície do tecido será removida e você pode usar uma escova de pelos suaves para ajudar na limpeza;
  4. Caso a tapeçaria seja removível, recomenda-se tirá-la e lavá-la com sabão neutro / detergente neutro (à mão).

 

O que se deve evitar na hora de limpar o sofá

 

Sofá de Tecido

Sofá de Tecido

 

  • Recomenda-se não utilizar nenhum produto que contenha cloro ou corantes, pois estes podem danificar a coloração neutra do tecido;
  • Produtos corrosivos também não são indicados;
  • Evitar o tradicional sabão em pó;
  • O excesso de água na limpeza também não é recomendável, pois pode causar mau cheiro e resultar na acumulação de fungos;
  • Cuidado com a exposição ao sol. A luz natural pode desbotar a cor de tecidos mais escuros, à longo prazo.

Essas são algumas dicas práticas para você manter seu sofá em dia sempre. Mas, é importante lembrar que é fundamental contratar uma limpeza de estofado feita por uma empresa especializada por, pelo menos, duas vezes por ano.

A limpeza de estofado da Dr. Lava Tudo, por exemplo, é mais profunda que pode atingir níveis do tecido que não conseguimos numa limpeza caseira.

Considere fazer, após a limpeza, a impermeabilização do seu sofá, para mantê-lo limpo por mais tempo e protegido contra líquidos e umidade.

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza, Impermeabilização e Hidratação de Estofados (Sofás, Carpetes, Bancos de Veículos, Almofadas, Colchões, Chaises, Carrinhos de Bebês, Pelúcias, Malas, Cadeiras, Poltronas e outros). Vamos até sua casa! Atendemos em mais de 100 cidades em todo o Brasil.
http://drlavatudo.com/estofado/sofa-de-tecido-como-limpar/
Dr. Lava Tudo

Você também pode gostar de:

Nossos Clientes