Rotina de limpeza da casa – Como elaborar uma

Publicado em: quinta-feira, julho 16, 2015

Faxina. Um tema polêmico. Há quem ame, há quem odeie. Mas uma coisa é fato: não dá para fugir dela. Imagine você que, segundo pesquisa da UFF, são gastas em média 26 horas e 20 minutos por semana só com a limpeza da casa. Sim, dos sete dias da semana, você gasta um inteiro só com isso.

Como elaborar uma rotina de limpeza da casa

Então, que tal uma estratégia para otimizar a faxina e não perder tanto tempo com ela? Vamos dar algumas dicas para você fazer uma limpeza completa sem precisar perder um dia inteiro da sua semana para isso.

Faça uma lista

Coloque no papel tudo, absolutamente tudo, que precisa ser limpo e coloque também o tempo gasto em média com cada uma dessas atividades. Algumas delas não precisam ser feitas todos os dias. Então, monte um cronograma e distribua as tarefas ao longo da semana. Acredite, é melhor assim do que fazer tudo em um dia só.

Rotinas

Algumas tarefas podem demorar menos se você as fizer um pouco a cada dia da semana. Por exemplo, lavar roupa em pequenas quantidades é muito melhor do que deixar tudo acumulado para o final de semana. Não há varal que resista.

Ajuste uma tarefa que tenha relação com a outra

Por exemplo, se você costuma ir ao supermercado no final de semana, agende para limpar a geladeira e os armários no dia anterior. Se irá hospedar alguém no sábado, lembre-se de limpar os lençóis e arrumar o cômodo em que a pessoa irá dormir na véspera, para que não acumule poeira e a roupa de cama permaneça cheirosa.

Coloque lembretes para atividades

Algumas atividades serão realizas praticamente duas vezes por ano. Como lavar cortinas e tapetes, aplicar vaselina em móveis de couro, higienizar ralos e sifões, limpar filtro do ar condicionado etc. Outras, então, serão realizadas provavelmente apenas uma vez no ano, como dedetizar toda a residência, limpar calhas e telhados etc. Por isso, marque em um calendário o dia que essas limpezas serão feitas. Ou corre o risco de você pensar: “ah, depois eu vejo isso” e elas nunca serem feitas.

Adapte-se

Realmente, mudar alguns hábitos é difícil – principalmente se você seguir a dica de passar a fazer um pouco durante a semana o que poderia ser feito totalmente no dia da faxina. Você, com certeza, nos primeiros dias irá se esquecer de lavar a roupa na segunda e na quarta, ficando uma boa quantidade para sexta, mas aos poucos vai se adaptando.

Pequenas tarefas que podem ser realizadas rapidamente

Para você não ter que fazer a limpeza completa da semana, veja algumas coisas que podem ser adiantadas um pouco por dia:

  • Na cozinha: limpar sujeiras de comida derramada no fogão, tirar o lixo, limpar externamente a lixeira.
  • No banheiro: limpar pia, espelho, vaso sanitário e assento.
  • No quarto: arrumar a cama, guardar roupas e objetos, organizar o criado-mudo, tirar o pó dos móveis.
  • Na sala: tirar sujeira dos móveis, limpar o sofá, limpar aparelhos eletrônicos.

Viu como a sua rotina pode ser facilitada com essas dicas simples? Tem alguma outra ideia para facilitar a limpeza da casa? Divide com a gente!

Rotina de limpeza da casa – Como elaborar uma
Deixe uma avaliação

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza, Impermeabilização e Hidratação de Estofados (Sofás, Carpetes, Bancos de Veículos, Almofadas, Colchões, Chaises, Carrinhos de Bebês, Pelúcias, Malas, Cadeiras, Poltronas e outros). Vamos até sua casa! Atendemos em mais de 100 cidades em todo o Brasil.
http://drlavatudo.com/geral/rotina-de-limpeza-da-casa-como-elaborar/
Dr. Lava Tudo

Você também pode gostar de:

Nossos Clientes