Acidente de trabalho: melhores formas de prevenir - Dr Lava Tudo

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Acidente de trabalho: melhores formas de prevenir

Publicado em: sexta-feira, Janeiro 5, 2018acidente de trabalho1

O Brasil é o 4º país do mundo em números de acidente de trabalho. Você sabia disso? Pois é, todos os anos são registrados, em média, 700 mil acidentes dentro de empresas e ambientes profissionais. Ficamos atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia.

Todas os funcionários de empresas de todos os segmentos, correm riscos de sofrer acidente de trabalho. Aprenda aqui como evitá-lo na sua empresa para garantir a segurança dos seus funcionários.

 

Como é a realidade no Brasil em se falando de acidente de trabalho?

 

Como você viu, os dados são muito altos. Porém, eles podem ser ainda piores se não considerarmos que boa parte dos acidentes que efetivamente acontecem não são declarados.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, em 2013, para cada acidente de trabalho registrado pela Previdência Social, há outros sete desconhecidos oficialmente. São mais de 2.500 óbitos por ano no Brasil, isso somente entre os dados declarados. A maioria dessas ocorrências, cerca de 53,9% dos registros, vêm da região Sudeste.

Essa realidade traz um impacto profundo para a economia do país. Por conta do afastamento de trabalhadores, em decorrência de ferimentos durante o desempenho da função, a economia brasileira sofreu um impacto de R$22 bilhões, desde 2012.

Os dados do Ministério do Trabalho mostram, ainda, que se fossem incluídos os casos de acidentes em ocupações informais, os números poderiam chegar a R$40 bilhões. Estatística que alarma e preocupa muitos empresários e gestores.

Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre como criar um ambiente seguro e saudável e minimizar a ocorrência de acidentes.

 

Então, como tratar os acidentes de trabalho?

 

Omitir os fatos e inibir os empregados certamente não são as melhores opções para uma empresa que pretende se manter estável e crescente. Afinal, os acidentes de trabalho são, hoje, os maiores causadores de pedidos de indenização junto à Justiça do Trabalho. A ocorrência do acidente garante à vítima ou sua família o direito de indenização, seja por incapacidade temporária, permanente, invalidez ou por morte. Por isso, o ideal é evitar que o fato aconteça ou pelo menos minimizar seus riscos.

Seja em uma grande indústria, ambiente responsável pela maior concentração de acidentes, ou em um pequeno escritório, os riscos existem. Portanto, é fundamental conhecer seu ambiente e qualificar sua equipe para manter o dia a dia sob controle.

 

O que acontece quando um empregado sofre um acidente de trabalho?

 

acidente de trabalho

Diante da ocorrência de um acidente de trabalho, durante os primeiros 15 dias de afastamento, é responsabilidade do empregador arcar com os custos normais do trabalhador, sejam eles salario, eventuais benefícios e remunerações adicionais.

Além disso, segundo o artigo 22 da Lei nº 8212/91, da Constituição Federal, as empresas devem custear integralmente o seguro contra acidentes de trabalho, o SAT (Seguro de Acidentes de Trabalho). Ele consiste no pagamento de taxas ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), órgão responsável pela gestão dos recursos oferecidos aos trabalhadores acidentados.

O empregador é responsável também por oferecer auxílios financeiros aos seus empregados, dependendo do tipo de acidente. Ele deverá responder legalmente por eles, tendo que pagar indenizações por danos morais, estéticos e materiais, incluindo despesas médicas e hospitalares.

Logo, quanto maior a incidência de acidentes de trabalho em uma determinada empresa, maior serão os gastos com processos, indenizações e pensões, caso seja comprovada sua responsabilidade nos fatos.

Melhor mesmo é manter um ambiente saudável, seguro e produtivo para deduzir o número de acidentes, garantir o rendimento do trabalho e trazer mais conforto para empregados e empregadores.

 

Confira 7 dicas que podem ajudar a evitar acidentes dentro de sua empresa

 

acidente de trabalho_treinamento

 

Dê atenção ao treinamento de sua equipe

 

Os profissionais capacitados e conscientes sobre o desempenho de suas respectivas funções são as melhores opções dentro de uma organização a fim de reduzir os riscos para o empregador. Cada um deve saber o que fazer, como fazer a para que fazer;

 

Treine a equipe sobre os procedimentos de segurança

 

Além de conhecer profundamente suas funções, cada empregado deve entender também como funcionam os procedimentos de segurança (principalmente nos setores que oferecem risco iminente).

É importante lembrar que, no trabalho em equipe, cada um cuida de si e também do outro, portanto, estimule o cuidado coletivo entre os colegas.

 

Identifique os potenciais riscos para cada área da empresa

 

Para conhecer os procedimentos de segurança, é essencial analisar cuidadosamente os riscos de cada área e cada função da equipe. Dê atenção aos pequenos riscos, como piso escorregadio, objetos que obstruam o caminho ou áreas que acumulem sujeira.

Esses fatores, muitas vezes desconsiderados, podem causar pequenos e médios acidentes que atrapalham o andamento e a produtividade da equipe;

 

Sinalize as áreas e dê informação aos empregados

 

Ao mapear os riscos, a empresa deve garantir que os empregados estejam conscientes de cada um deles. Além dos treinamentos, outra importante estratégia é sinalizar cada um dos espaços, seja por meio de avisos ou imagens indicativas.

Em grandes indústrias, essa sinalização é exigida por lei, porém, mesmo em pequenas e médias empresas é estratégico mantê-las;

 

Ofereça equipamentos de segurança adequados

 

Além da sinalização dos espaços, cada empregado deverá ter consigo os itens adequados para sua proteção pessoal. Os chamados EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) são indispensáveis para as funções de maior risco. Uma equipe de segurança do trabalho poderá lhe auxiliar na avaliação de quais itens são necessários para cada área;

 

Mantenha um ambiente adequado e confortável de trabalho

 

Manter boas instalações, em segurança, é fundamental para evitar acidentes. Instalações elétricas antigas, pisos soltos, janelas rachadas ou poltronas, sofás e carpetes sem manutenção podem desencadear acidentes e outras complicações que prejudicam o rendimento e a produtividade.

 

Monitore as equipes e garanta sistemas de comunicação rápidos e efetivos

 

Após oferecer todas as condições para o desempenho de um trabalho de maneira segura e produtiva, é importante manter uma rotina de fiscalização junto às equipes. Estimule entre as lideranças o controle e até mesmo a recompensa para os empregados mais conscientes.

Em caso de emergências, é importante ter uma equipe engajada para minimizar riscos, com um sistema de comunicação integrado e eficiente.

 

O engajamento da equipe é o melhor caminho

 

Se você é um gestor, deve saber muito bem que uma equipe qualificada e entrosada é a alma para o sucesso de qualquer negócio. Quando o assunto é evitar acidentes, a lógica segue o mesmo caminho.

Quem poderia se preocupar mais com a segurança da equipe senão os próprios membros dela? Por isso, uma outra dica para contra os acidentes de trabalho é a criação de uma CIPA.

 

acidente de trabalho - cipa

 

A sigla CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) dá nome a um grupo de empregados ou representantes do empregador, que atua na observação, monitoramento e controle dos processos e procedimentos de uma organização para reduzir e eliminar riscos de falhas e acidentes.

Esse grupo deve se dedicar a estudar os registros já feitos, entender os motivos e as consequências, traçar estratégias para evitar que eles voltem a ocorrer, além de vislumbrar novos pontos de atenção.

Regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, essa comissão deve existir obrigatoriamente em empresas, de qualquer segmento, que tenham 20 ou mais empregados. Entretanto, mesmo as empresas menores podem e devem se inspirar nesse modelo para engajar suas equipes e manter uma rotina segura.

 

O bom ambiente é diferencial

 

O acidente de trabalho acontece, geralmente, em decorrência da interação inadequada entre os trabalhadores e o ambiente em que estão inseridos, incluindo aí os equipamentos, materiais e utensílios que devem manusear.

Por isso, como dito entre as dicas acima, é essencial que os empregadores tenham atenção ao ambiente que estão oferecendo para seus empregados.

Entender que um bom ambiente vai além de equipamentos de ponta e utensílios de segurança é o primeiro passo.  Afinal, quando se fala em acidentes, pensa-se logo em falta de segurança.

Entretanto, além disso é imprescindível que a empresa ofereça às suas equipes uma infraestrutura adequada para o conforto, bem-estar e higiene, a fim de que cada um desempenhe sua função de maneira saudável e com motivação.

 

Como manter um bom ambiente de trabalho?

 

A limpeza periódica e as práticas de higiene são fatores essenciais para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável. Ela minimiza a ocorrência de doenças respiratórias e alergias, e mantém um ambiente mais seguro para o dia a dia, como no caso de pisos, carpetes e divisórias, que dependem de uma manutenção para ter sua eficiência atestada.

Além disso, o ambiente limpo oferece uma sensação de bem-estar e confere um aspecto muito mais qualificado para os empregados, parceiros e clientes.

Especializada em limpeza para diversos ambientes, como casas, carros e empresas, a Dr. Lava Tudo oferece uma variedade de serviços para tornar seu ambiente de trabalho mais agradável, acolhedor e seguro, reduzindo os índices de acidentes e afastamento do trabalho e garantindo uma maior produtividade e melhor resultados.

Conheça os nossos serviços para empresas e veja como reduzir s acidentes no seu negócio!

Acidente de trabalho: melhores formas de prevenir
5 (100%) 1 voto

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
https://drlavatudo.com/alergia/acidente-de-trabalho/
Dr. Lava Tudo
acidente de trabalho1
desconto 15% impermeabilização


 

risu-ajude-a-mudar-o-mundo
desconto 15% impermeabilização
ebooks-gratuitos


Você também pode gostar de: