Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Ácaros na pele: agentes que precisam ser combatidos!

Publicado em: quinta-feira, junho 28, 2018ácaros na pele

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Os ácaros são o terror das pessoas alérgicas! Esses microrganismos invisíveis a olho nu tem um efeito enorme na nossa saúde, causando alergias respiratórias e piorando a rinite alérgica. O que muita gente não sabe é que os ácaros na pele também são vilões que provocam doenças cutâneas.

Veja agora tudo sobre o que os ácaros na pele podem causar e como fazer para combater esse mal!

Onde os ácaros estão presentes?

ácaros na pele

A verdade é que os ácaros estão em todo lugar. Por sua reprodução rápida, eles se aderem facilmente em roupas, roupas de cama, toalhas, colchões, travesseiros, almofadas, bichinhos de pelúcia, sofás e mais uma lista interminável de objetos da nossa casa.

Parece mentira, mas um metro quadrado de um tapete ou carpete pode acumular até 100 mil ácaros de uma só vez!

Isso acontece porque eles estão em busca de locais que estejam próximos ao corpo humano, lugar onde também habitam, mas vamos falar mais sobre isso a seguir.


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

O que os ácaros causam na pele?

ácaros na pele

Os ácaros na pele podem causar vários tipos de doenças diferentes, podendo se manifestar de forma mais grave ou branda, dependendo da pessoa.

Coceira na pele

Você sabia que os ácaros se alimentam das escamas da pele humana?

Por mais nojento que isso pareça, é a mais pura verdade e é por isso que causam doenças. O que acontece é que a parte mais superficial da nossa pele se descama com o tempo. É a queratina, que é o que conhecemos como “pele morta”. E é justamente dessa parte que os ácaros fazem o seu banquete.

O processo é o seguinte: durante a noite, os ácaros na pele se acasalam e penetram nos folículos capilares (as glândulas responsáveis pelo crescimento dos pelos). Por lá, põem seus ovos em uma reprodução super-rápida. Os ovos eclodem e sofrem metamorfoses e os ácaros, na vida adulta, se alimentam da sua pele.

Esse processo acaba gerando coceiras na pele e alergias cutâneas. Em geral, esse tipo de alergia é resolvido de uma forma mais fácil, bastando eliminar os ácaros da nossa vida. Ou pelo menos reduzir sua presença em casa.

Além disto, os excrementos dos ácaros e os microrganismos mortos dispersam-se em poeira fina, que acaba sendo inalada por nós e causando alergias respiratórias.

Dermatite atópica

Além da coceira comum na pele, os ácaros podem aumentar as chances de desenvolvimento da dermatite atópica. Essa é uma doença crônica que inicia na infância, que se manifesta por meio de erupções e coceiras na pele, sobretudo nas dobras dos braços e atrás dos joelhos.

Os médicos acreditam que a dermatite pode vir associada à asma brônquica e à rinite alérgica e é aí que os ácaros entram. A presença de ácaros na pele ou no ambiente pode causar alergias respiratórias e piorar a rinite, o que agrava a possibilidade de o alérgico desenvolver a dermatite.

Cravos e sarnas

Nem todo mundo sabe disso, mas não é só alergia que os ácaros causam. Como dissemos, além dos ácaros presentes na nossa casa, existem também os ácaros parasitas do homem.

A espécie Demodex folliculoru, por exemplo, pode atingir os folículos e as glândulas sebáceas. Isso faz com que apareçam os temidos cravos na pele ou até mesmo a sarna humana (escabiose).

Passam dos objetos para a pele?

Uma dúvida comum de várias pessoas é se os ácaros presentes nos objetos de casa passam também para nossa pele ou se só ficam voando por aí.

Esses microrganismos necessitam de um “suporte” para se aderirem. Quando estão no ar, na realidade estão vivendo na poeira. O motivo de estarem tanto no pó quanto nas fibras dos tecidos dos objetos da nossa casa, é que eles se alimentam da nossa pele ou de animais.

Quando dormimos, por exemplo, nosso corpo solta escamas na cama, lençóis e travesseiros e, dessa forma, os ácaros estarão lá para aproveitar e se alimentar.

Sabia que um colchão pode conter até 10 milhões de ácaros? Veja isso no vídeo abaixo:

Depois de dois anos de uso, um terço do peso do nosso travesseiro é formado por ácaros. Ou seja, são mais ou menos 1,5 milhão de ácaros dormindo na cama conosco.

Mas além disso, eles passam sim para nossa pele, causando as doenças cutâneas que citamos acima.

Quer saber ainda mais sobre os ácaros? Confira nosso post completo sobre o que são, como vivem, do que se alimentam.

Como combatê-los? 6 dicas para se livrar dos ácaros na pele e em casa

ácaros na pele

Se você ou sua família sofrem com alergias, sejam cutâneas ou respiratórias, a boa notícia que podemos dar é que alergias podem ser amenizadas com limpeza e arrumação.

  1. Troque seu travesseiro a cada dois anos. O volume de microrganismos é muito grande e esse não é um item tão simples de lavar frequentemente em casa. Por isso, os médicos especialistas indicam que a troca deve ser feita;
  2. Evite travesseiros de plumas ou ervas e cobertores e tapetes muitos felpudos. Quanto mais fibras, mais lugares os ácaros terão para se aderir e se esconder. Opte por travesseiros e almofadas de látex ou espuma;
  3. Uma opção é ter em casa também os tapetes antialérgicos;
  4. Higienize seu colchão e estofados ao menos uma vez por semana com um aspirador de pó. Saiba aqui como limpar seu colchão com receitas naturais;
  5. Lave suas cortinas duas vezes ao mês e coloque-as para secar ao Sol. Isso vale também para cobertores, toalhas e roupas de cama, uma vez que o calor ajuda a manter os ácaros longe;
  6. Lave seu colchão, sofás e cortinas com uma empresa especializada duas vezes ao ano. A limpeza comum ajuda, mas não é capaz de eliminar todos os microrganismos. A lavagem profissional utilizará produtos antibacterianos, antifúngicos e capazes de evitar que os ácaros apareçam por muito mais tempo.

Quer se livrar de vez dos ácaros na pele e em casa? Conheça os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo para lavagem de estofados, colchões, tapetes, cortinas e todos os locais em casa onde estão os ácaros.