» Agosto dourado: amamentar é preciso!

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Agosto dourado: amamentar é preciso!

Publicado em: segunda-feira, agosto 6, 2018agosto dourado

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Agosto chegou e com ele uma campanha mais do que necessária: o Agosto Dourado.

Lançado recentemente, em 2017, para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, o movimento se tornou parte do calendário oficial brasileiro, para alertar sobre a importância do aleitamento materno (ou amamentação).

Saiba agora porque esse marco é tão importante para a saúde e o que acontece no Agosto Dourado.

Por que falar sobre a importância da amamentação?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38% dos bebês com menos de seis meses são amamentados exclusivamente com leite materno. Esse índice ainda está longe de atingir a meta de 90%. Esses dados tornam o assunto uma das maiores preocupações quando falamos em saúde pública.

De acordo com a organização, essa insuficiência na amamentação é responsável por cerca de 800 mil mortes de crianças por ano.

Existe um mito muito comum de que o leite materno não é suficiente para nutrir o bebê e, por isso, suplementos devem ser acrescidos à alimentação da criança.

A verdade é que o leite da mãe é o alimento mais completo possível para o bebê e nenhuma fórmula pode substitui-lo.

Muitos mitos são criados em torno do assunto e, com isso, torna-se mais do que necessária uma discussão embasada pelos órgãos mundiais da saúde, com campanhas de conscientização e informação para mães, pais, profissionais da saúde e a sociedade em geral.

E é esse o papel do Agosto Dourado: colocar o assunto da amamentação em pauta, para reduzir a mortalidade infantil e prevenir doenças tanto para os bebês quanto para as mães.

Por que a amamentação é importante para a saúde materna?

agosto dourado

Você sabia que o aleitamento reduz em 50% os riscos de a mãe desenvolver diabetes do tipo 2, após apresentar diabetes gestacional? Esse é o tipo mais comum da doença, causado em geral pelos maus hábitos alimentares.

É o que sugere uma pesquisa do hospital americano Kaiser Permanente, feita com mais de 4 mil mães durante 30 anos.

A mesma instituição constatou que a amamentação reduz as chances de a mãe desenvolver câncer de mama e ainda diminui em 28% os riscos de morte em decorrência dessa doença.

Além disso, a amamentação cria um vínculo forte e eterno entre a mãe e o filho e ainda é capaz de reduzir o desenvolvimento de depressão pós-parto na mulher.

Os benefícios do leite materno para a criança

Mas além de ser benéfico para a saúde das mães, as crianças são as principais afetadas positivamente pelo leite materno.

O alimento é capaz de proteger a criança contra doenças infecciosas e crônicas, como:

  • Alergias;
  • Asma;
  • Otites;
  • Diarreia;
  • Pneumonias;
  • Obesidade;
  • Entre muitas outras.

Isso acontece porque o leite é composto por linfócitos e imunoglobinas que ajudam a combater essas doenças.

Um estudo feito pela Universidade de Virgínia, nos EUA, avaliou ainda que o aleitamento é capaz de reduzir em 50% as chances de uma morte súbita – muito comum entre os recém-nascidos – acontecer durante o sono.

Até quando o aleitamento materno é importante?

agosto dourado

Até os seis meses de idade, a criança alimentada pelo leite materno pode dobrar de peso, tornando-se muito mais saudável e nutrida com todas as substâncias necessárias para seu desenvolvimento.

Além disso, os nutrientes presentes no leite materno são importantes para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e emocional da criança, o que reflete pelo resto da vida.

É preciso lembrar que depois dos seis meses de idade é importante introduzir gradualmente outros alimentos, como frutas, sopas, papinhas que complementem a alimentação. Mas, sempre que possível, o ideal é que a amamentação seja feita até os dois anos de idade.

Converse sempre com seu médico e com o pediatra da criança para avaliar a melhor alimentação para seu filho em cada idade.

Seu filho está com os dentinhos nascendo? Saiba como reagir aos primeiros dentes do bebê.

Semana mundial de aleitamento materno

Há mais de 25 anos acontece, em 120 países – incluindo o Brasil -, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), entre os dias 1 e 7 de agosto.

A cada ano um novo tema é definido pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA, organização criada após encontro organizado pela OMS com a Unicef em prol de intensificar os esforços pela sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

A WABA desenvolve materiais de conscientização que são traduzidos para 14 idiomas, afim de unificar esses esforços para todo o mundo.

No Brasil, o Ministério da Saúde é responsável pela coordenação da semana. Em 2018, o tema é focado no poder do leite materno para combater a fome e promover saúde.

Acredita-se que esse alimento, tão rico como dissemos, é capaz de prevenir todas as formas de desnutrição e garantir a segurança alimentar. Mesmo em tempos de crise, o leite materno pode garantir todos os nutrientes que a criança precisa e, com isso, quebrar o ciclo da pobreza.

Agosto Dourado e a Lei 13.435

agosto dourado

Pensando na importância do assunto, foi criado, portanto, o Agosto Dourado. Seguindo a lógica dos demais “meses coloridos” como o Outubro Rosa – que conscientiza sobre o câncer de mama – a campanha conta com orientações definidas pelo Ministério da Saúde.

Para regular as ações da campanha e em relação ao assunto, foi instituída a lei brasileira 13.435, de 12 de abril de 2017, que sugere que sejam realizados:

  • Palestras e eventos de conscientização;
  • Divulgação nas diversas mídias;
  • Reuniões com a comunidade;
  • Ações de divulgação em espaços públicos;
  • Iluminação ou decoração de espaços públicos e monumentos com a cor dourada.

A cor remete à definição da OMS para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

O lema de 2018 para o mês é “Amamentação é a base da vida”, seguindo as orientações mundiais.

Outros tipos de cuidados com seu bebê

Apesar da sua forte importância, somente a amamentação não é suficiente para assegurar a total saúde do bebê.

Ao longo dos meses e anos, a criança deve ser protegida contra doenças. Você sabia que os móveis da sua casa e do quartinho do seu filho, os brinquedos e acessórios para bebês podem ser superperigosos para a saúde?

Todos esses itens acumulam com o tempo bactérias, fungos e ácaros, que podem causar alergias, doenças respiratórias e de pele na criança.

Por isso, existem no mercado soluções de limpeza que garantem a remoção desses microrganismos, deixando tudo higienizado e seguro.

A Dr. Lava Tudo é referência na limpeza profissional e oferece limpeza para todos os produtos de bebê. Fazemos a limpeza a seco do colchão do berço, carrinho de bebê, bichinhos de pelúcia, bebê conforto e mais.

Conheça já nossas soluções e proteja a saúde do seu filho!

Veja também: como escolher o tecido ideal para o enxoval do bebê

https://drlavatudo.com/blog/agosto-dourado/
Dr. Lava Tudo
agosto dourado

 

Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!


Confira nossos posts mais recentes:


  • Naiara Azevedo é cliente da Dr. Lava Tudo

  • Thaeme Mariôto conta com a ajuda da Dr. Lava Tudo

  • Como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados!


  • ebooks gratuitos de limpeza

    descobriu no colchão


    Você também pode gostar de: