Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como a higienização de sofás pode acabar com a alergia à poeira

Publicado em: terça-feira, julho 10, 2018alergia à poeira

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem tem alergia à poeira sabe bem identificar seus sintomas. Começa com um espirro e quando vê a cabeça já está doendo ou você está indisposto por uma semana.

No entanto, nem todo alérgico tem noção que é possível reduzir a quantidade de poeira no seu dia a dia com limpezas mais elaboradas em sua casa. Os sofás, por exemplo, são grandes responsáveis por acumular poeiras e outros facilitadores alérgicos.

Continue a leitura e descubra como uma higienização apropriada em seu sofá pode te ajudar na luta contra a alergia a poeira!

Alergia à poeira: quem são os vilões

alergia a poeira

É muito comum escutar entre os alérgicos a frase “tenho alergia à poeira”, mas o que poucos sabem é que a poeira, na verdade, é formada por uma grande variedade de ácaros, fungos e bactérias. Eles são os principais vilões e protagonistas no universo das alergias.

Ácaros

Ácaros são seres microscópicos, parentes de aranhas e carrapatos, e responsáveis por atingir 80% dos alérgicos. Eles estão presentes em toda a casa, principalmente na poeira, mas, costumam viver em locais com tecidos, espumas e fibras em geral.

Por isso, os sofás são locais em que eles costumam viver e se reproduzir. Eles são grandes vilões para quem tem alergia à poeira. Isso porque o ser humano inala diariamente restos desses bichos e seus excrementos.

Quando os ácaros são inalados, o organismo quer se defender e libera histamina. Ao liberar essa substância, as terminações nervosas são irritadas e como consequência começam coceiras, espirros, produção de catarro e tudo o que desencadeia uma crise alérgica.

Por isso, quem tem alergia à poeira precisa evitar ácaros a todo custo e, para isso, deixar a casa sempre limpa.


Sabe aquelas tosses que nunca acabam?

Você já passou por médicos, tomou remédios e isso não passa? Talvez seu problema é outro..

Diariamente nos deitamos no sofá para relaxar. É revigorante não é? Mas, esse mesmo estofado pode te prejudicar pois, ao longo do tempo, poeira, restos de pele e suor ficam sobre sua superfície. Adicione vários ácaros que se alimentam desses resíduos. Só 1g de poeira pode abrigar milhões deles! Essa pode ser a verdadeira causa das tosses. Mas a guerra não está perdida!

Saiba GRATUITAMENTE quantos ácaros que rondam sua casa. Nós desenvolvemos uma calculadora para usar sempre que quiser. Calcule e dê os primeiros passos para viver em um ambiente mais saudável!


Bactérias

A poeira presente em casa não se resume apenas a restos de peles, sujeira e ácaros. Acredita-se que mais de sete mil bactérias diferentes estão presentes na poeira. Elas podem estar em qualquer lugar da casa e estão relacionadas principalmente a fezes e pele humana.

Há estudos para verificar que tipos de doenças mais graves essas bactérias e micróbios transmitem, mas, até o momento, eles são responsáveis por grande parte das alergias respiratórias, que atinge quem tem alergias a poeiras, históricos de rinite e sinusite crônicas.

Fungos

Além de estarem presentes na poeira, os fungos são responsáveis por originar mofo e bolor em sua casa. Estima-se que uma residência pode ter mais de dois mil tipos de fungos. Eles são considerados os vilões mais silenciosos, uma vez que sua formação é, de maneira geral, em locais escondidos, até que de repente se manifestam.

Geralmente, quem tem alergia à poeira também é sensível a mofo e os sintomas são muito parecidos. Além de ser prejudicial à sua saúde e de toda a família, quando os fungos aparecem podem causar um odor desagradável, manchas escuras no local e, até mesmo, deformação de paredes e móveis.

Como os fungos aparecem?

O que torna o ambiente sujeito à formação de fungos e mofos é a umidade. Ela pode estar presente nas paredes, guarda-roupas, sofás, armários e atrás de qualquer móvel. Por isso, para manter-se afastado desse mal, o ideal é diminuir a propensão de locais úmidos.

Para isso, é importante manter os cômodos bem arejados, deixando que a luz solar entre e haja ventilação. Além disso, verificar em períodos chuvosos se há alguma infiltração e sempre secar corretamente estofados que forem limpos recentemente. Dessa forma você reduz os riscos para quem tiver alergia à poeira e mofos.

Você sabe quantos ácaros existem em 1 grama de poeira?

Quem tem histórico de alergia respiratória não pode dar bobeira quando o assunto é poeira. Isso porque um pouquinho que se acumula pela casa já é motivo para que os espirros comecem.

Isso acontece porque os vilões estão aos montes em cada partícula. De maneira geral, a poeira só é vista quando se acumula, mas isso não significa que ela não esteja ali, nem que sua casa esteja livre dessa preocupação.

Para que você tenha uma ideia, 1 grama de poeira pode conter entre 2 mil e 10 mil ácaros. E esse número não para de crescer, já que eles se reproduzem rapidamente e vivem cerca de 30 dias. É de assustar, não é?

Higienização de sofás: uma solução para a alergia a poeira

alergia a poeira

Os sofás, colchões, poltronas e estofados presentes em sua casa são locais propícios para acúmulo de poeiras, proliferação de ácaros, bactérias e fungos. Por isso, eles devem estar sempre limpos para evitar que você que tem alergia à poeira tenha um episódio alérgico.

Essa é a melhor forma de se prevenir. Se você for fazer a higienização por conta própria, é importante saber que cada tipo de sofá demanda uma maneira diferente de limpá-lo. Há alguns que você precisará de aspirador de pó, outros um pano úmido, em alguns casos um produto específico. O importante é fazer a limpeza periodicamente.

É relevante ressaltar que os sofás do seu escritório e bancos do seu carro também estão sujeitos à proliferação de malefícios à sua saúde, então os cuidados devem se estender a eles também!

Higienização de sofás profissional

Quem já tentou lavar um sofá por conta própria sabe bem do trabalho que dá. Além disso, caso a limpeza não seja feita de maneira correta pode resultar em manchas permanentes, danos no tecido e umidade que gera fungos e mofos. Ou seja, seus esforços para se livrar da alergia a poeira serão inúteis.

Por isso, vale a pena investir em uma higienização de sofá profissional. A Dr. Lava Tudo, por exemplo, usa os melhores produtos de limpeza e equipamentos do mercado. Os técnicos profissionais que vão até sua casa são capacitados e fazem todo o serviço no menor tempo possível, com data e horário marcados.

É a maneira mais indicada de fazer a limpeza do seu sofá. Com ela são eliminados

  • resíduos alimentares e corporais;
  • a sujeira pesada;
  • odores;
  • toda a poeira presente no tecido.

A higienização é feita a seco, o que reduz o uso de água, diminuindo o tempo de secagem e facilitando a remoção da sujeira.

A empresa também realiza impermeabilização de sofás e outros estofados. Por isso, se você quiser facilitar ainda mais a limpeza diária de seu sofá, evitando que o estofado absorva líquidos e substâncias, e diminuindo as chances de você ter alergia a poeira em seu dia a dia, o serviço também é uma ótima pedida.

E sabe o que é melhor? Para contratar os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo é rápido e prático! Agende aqui com um dos técnicos da Dr. Lava Tudo e deixe sua família longe da alergia a poeira.