Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Receita de antimofo caseiro para acabar com bolor

Publicado em: quarta-feira, julho 11, 2018antimofo caseiro bolor

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Um bom antimofo caseiro pode ser a salvação de quem tem problemas respiratórios e alergias.

Em vez de usar um verdadeiro batalhão de produtos químicos industrializados – que também podem fazer mal à saúde – que tal fazer a limpeza da sua casa com receitas simples, utilizando os produtos que estão na sua dispensa?

Nesse post, a Dr. Lava Tudo te mostra como limpar e impedir o desenvolvimento do bolor com receitas infalíveis de antimofo caseiro.

Sabia que o mofo se desenvolve mais no inverno? Leia nosso artigo sobre o assunto e entenda por quê.

Mofo, fungo e bolor: inimigos da sua saúde

antimofo caseiro bolor

Nossa casa é cercada de inimigos da saúde, entre eles o mofo e o bolor, que aparecem em locais úmidos e se espalham rapidamente, provocando vários problemas.

O mofo e o bolor, embora tenham aspecto bastante semelhante, não são a mesma coisa. Ambos são provenientes de fungos, mas, enquanto o bolor infecta objetos de forma superficial, o mofo é um estágio mais avançado da colônia fúngica, corroendo as estruturas atingidas.

No estágio inicial da infestação, forma-se uma pequena em alto relevo somente sobre a superfície – o bolor. O mais comum é apresentar cor acinzentada e ser facilmente removido na hora da limpeza.

Se não for tratado, o bolor evolui para o mofo. Pequenos pontos pretos começam a surgir, afetando qualquer tipo de material e sendo muito mais difícil de limpar.

O grande problema é que, mais do que danificar os objetos da sua casa e até mesmo a estrutura (paredes e pisos), o mofo é bastante prejudicial à saúde, causando, entre outras coisas:

Asma

O mofo é um veneno para o paciente com asma, que pode começar com sintomas pequenos ou mesmo se desenvolver rapidamente. Tosse e falta de ar são os sinais mais comuns da doença.

Rinite

Alergia respiratória bastante comum, a rinite costuma se desenvolver ainda na infância. As crises alérgicas desencadeiam coceira no nariz e nos olhos, congestão nasal, espirros, coriza e dor de cabeça.

Sinusite

Outro problema alérgico desencadeado pelo mofo é a sinusite. Entre os sintomas estão dor no rosto, nariz entupido, dor de cabeça, coriza, mal hálito e tosse.

Síndrome do Edifício Doente

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome do Edifício Doente (SED) é caracterizada por prédios com condições ruins para a saúde de seus ocupantes. O problema provoca alergias, tosse, irritação nos olhos e dores de cabeça.

Mofo em armários

antimofo caseiro armário

O tempo úmido e a falta de ventilação são a combinação perfeita para o surgimento de mofo em armários. Além de usar o antimofo caseiro, de tempos em tempos deixe as portas do armário abertas, para circulação do ar.

Se o armário estiver na cozinha, retire todos os produtos para fazer a limpeza. Fique atento a recipientes com mantimentos e verifique se nada foi contaminado.

No caso de armários de roupas, mexa as peças de um lado para o outro, para ajudar ainda mais a circulação. Dê atenção especial às peças de inverno e, regularmente, coloque-as no sol – já que elas saem do guarda-roupas poucas vezes por ano.

É muito importante ficar de olho nos armários e limpar o bolor assim que ele for identificado. Caso ele consiga se desenvolver e evoluir para mofo, o prejuízo pode ser bem maior.

Mofo em gavetas

O mofo em gavetas causa os mesmos problemas: roupas e demais objetos ficam com mau cheiro e correm o risco de serem danificado, caso o antimofo caseiro não seja utilizado a tempo.

Algumas dicas simples podem ajudar a prevenir o mofo em gavetas e deixar a sua casa mais saudável:

  • Estipule um período para deixar as gavetas abertas tomando ar;
  • Inclua as gavetas na rotina de arrumação;
  • Se mantém na gaveta peças pouco usadas, coloque-as para tomar sol de tempo em tempo;
  • Use um saquinho de tecido fininho ou TNT com sal grosso ou giz branco para absorver a umidade e evitar o desenvolvimento de fungos, bolores e mofo.

Mofo em móveis

antimofo caseiro movel

O bolor também atinge vários outros móveis da casa: estantes, sofás, camas e muito mais. Quando o dano é superficial, uma rotina de limpeza com antimofo caseiro pode ser suficiente. Entretanto, em casos mais graves, pode ser necessário contratar serviços profissionais.

Para evitar o aparecimento de mofo em móveis, siga as orientações abaixo:

  • Sempre deixe um espaço entre os móveis e a parede;
  • Verifique onde ficam os encanamentos da casa e esteja atento a possíveis vazamentos;
  • Em regiões mais úmidas, pode ser necessário aplicar impermeabilizantes nas paredes;
  • Mantenha uma rotina de limpeza e fique atento aos pontinhos pretos que aparecerem nos móveis – não se esqueça de utilizar o antimofo caseiro;
  • Resolva vazamentos assim que eles surgirem, mais do que danificar a estrutura dos móveis, o problema pode acarretar prejuízos em toda estrutura da casa.

Leia nosso artigo sobre como prevenir o mofo e conheça as melhores dicas para evitar esse problema na sua casa.

Antimofo caseiro: materiais necessários

Agora, te apresentamos uma receita simples de antimofo caseiro, bem fácil de fazer e, a melhor parte: funciona de verdade.

Você vai precisar de apenas dois ingredientes:

  • 240 ml de vinagre branco;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Como fazer antimofo caseiro

Para preparar o antimofo caseiro, basta misturar os dois ingredientes em um recipiente alto – já que a solução vai borbulhar.

Passe a mistura para um borrifador e pulverize sobre os locais infectados pelo bolor. Além de tirar as manchas, o antimofo caseiro previne o surgimento de novas colônias de fungos, deixando a sua casa livre de mofo.

Outras dicas para limpar o mofo

Além de usar o antimofo caseiro, você pode usar outros truques para eliminar o bolor de toda a casa.

No banheiro e paredes de outros cômodos, faça a limpeza usando uma solução de água sanitária em água pura, na proporção de 50 ml para um litro. Já os tapetes podem ser lavados com água e vinagre.

Se a situação estiver mais grave, contate a Dr. Lava Tudo e solicite um orçamento de limpeza e higienização para a sua casa.

Contamos com equipe técnica especializada e usamos os melhores produtos e equipamentos do mercado. Faça uma simulação e veja como vale a pena contratar!