Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Ar condicionado: veja as melhores formas de economizar!

Publicado em: sexta-feira, julho 13, 2018economizar com ar condicionado

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você sabe como economizar com ar condicionado? Os aparelhos precisam de manutenção frequente para que funcionem bem e não causem qualquer dano à saúde – além de diminuírem o gasto de energia.

Embora represente um alto custo na conta de luz – cerca de R$ 100 a mais todos os meses – o eletrodoméstico está ficando cada vez mais popular no Brasil, sendo considerado um produto de uso essencial em regiões de muito calor.

Já que não há outra alternativa para controlar a temperatura no ambiente, o ideal é buscar soluções para gastar menos com o uso ar condicionado, seja em casa ou no trabalho.

Como economizar na compra do ar condicionado?

O primeiro passo para gastar menos com o ar condicionado é fazer uma compra de qualidade. Para isso, alguns detalhes devem ser averiguados antes da aquisição.

Verifique se o produto possui Selo Procel de Economia de Energia e escolha a potência adequada para o tamanho do ambiente. Também é importante escolher o modelo correto do aparelho.

Como escolher a potência?

A potência de um ar condicionado é medida em BTU, sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica.

Basicamente, são necessários de 600 a 800 BTUs por metro quadrado para refrigerar um cômodo com eficiência. Se o ambiente recebe raios de sol de forma direta, considere a conta com 800 BTUs. Para locais sem incidência de sol, meça com 600.

Por exemplo: um cômodo de 20 m² sem incidência solar precisa de um ar condicionado com potência de 12 mil BTUs.

Veja a nossa tabela de indicação de potência para ambientes residenciais e comerciais.

tabela ar condicionado

Qual o melhor modelo de ar condicionado?

Para te ajudar a escolher, vamos falar sobre os três principais modelos comercializados no Brasil. A escolha depende do que você espera ao adquirir esse tipo de aparelho.

  • Ar condicionado de janela: Sua fabricação está diminuindo. Embora seja o modelo mais barato e fácil de instalar, é barulhento e consome mais energia que os demais.
  • Portátil: Pode ser carregado pelos vários ambientes da casa e é uma boa opção para quem quer evitar uma instalação demorada. O problema é que ele é mais caro e não tem potência muito alta para cômodos maiores.
  • Split: Esse modelo está instalado em 72% das casas e empresas do país. Gela rapidamente o ambiente e é o que consome menos energia. Mas como o motor é externo, nem todo prédio permite sua instalação.

Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Como economizar energia usando o ar condicionado?

ar condicionado

O ar condicionado gera um aumento considerável na conta de luz. Mas para quem não abre mão de usar o aparelho em dias quentes, algumas dicas vão te ajudar a economizar.

1. Mantenha o ambiente fechado

Antes de ligar o aparelho, feche as portas e as janelas. Isso evita a troca de ar com ambientes externos – o que demanda mais esforço do aparelho para atingir a climatização desejada e, consequentemente, mais gasto de energia.

2. Selecione a temperatura ideal

Principalmente em escritórios, há uma briga pela seleção da temperatura. A turma do frio, prefere o clima congelante. Por outro lado, há quem nem goste do ar condicionado.

Para evitar discussões, deixe-o em 23°C. Além de ser uma temperatura agradável, ela evita sustos na conta de luz. Cada grau a menos representa um aumento de 7% na energia. Pense nisso antes de gelar demais o espaço.

3. Proteja o ambiente do sol

Se o cômodo tiver incidência solar, feche as cortinas. Os raios de sol permanecem esquentando o ambiente e se tornam concorrentes do ar condicionado – e do seu bolso!

4. Use a função sleep

Alguns aparelhos possuem a função sleep, que diminui a potência do ar condicionado depois de um tempo de uso, ajudando a economizar.

5. Evite desligar e ligar o ar condicionado muitas vezes

Claro, o aparelho só deve ficar ligado se alguém estiver utilizando o cômodo, entretanto, em caso de saídas curtas, desligar o ar condicionado não é uma boa opção.

O momento em que o ar condicionado é ligado e vai começar a refrigerar o ambiente é o que mais gasta luz. Por isso, se der uma saidinha de apenas 10 minutos, deixe o aparelho ligado. É mais econômico do que desligar.

Manutenção correta do ar condicionado também reduz os gastos com energia

manutenção ar condicionado

O ar condicionado sujo gasta mais energia. Filtros velhos ou que não recebem limpeza adequada não deixam que o ar circule livremente, forçando o eletrodoméstico a trabalhar mais. Aí você pode se preparar: o custo da conta vai às alturas!

Como limpar o ar condicionado em casa?

Uma vez por mês, faça a limpeza do aparelho em casa. Se o ambiente for comercial, o período deve se semanal ou, no máximo, de 15 em 15 dias.

  • Retire a tampa e os filtros e aspire o pó.
  • Use produtos de limpeza específicos para ar condicionado e pulverize sobre as bobinas.
  • Lave os filtros com água corrente e deixe secar.
  • Coloque tudo de volta no lugar e aguarde cerca de 15 minutos antes de usar o aparelho de novo.

Leia nosso guia com todos os cuidados de manutenção que o aparelho demanda para estar sempre funcionado e saiba tudo sobre esse aparelho.

Limpeza profissional de ar condicionado

A melhor forma de deixar seu refrigerador de ambientes sempre limpo e em bom estado de conservação é contratar um serviço profissional de limpeza.

Para aparelhos de uso doméstico, a recomendação é fazer esse tipo de limpeza uma vez por ano. Já para ambientes comerciais, a manutenção deve ser semestral.

Na limpeza profissional, técnicos capacitados vão desmontar o aparelho e higienizar cada parte, sem causar qualquer dano ao aparelho.

Na Dr. Lava Tudo, a equipe recebe treinamento especializado para lidar com as diferentes marcas de ar condicionado existentes no mercado, além de utilizarem produtos de alta qualidade e com materiais antialérgicos, antifúngicos e antibacterianos.

Conheça o serviço de limpeza de ar condicionado da Dr. Lava Tudo e faça um orçamento. Leva menos de 1 minuto.