Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Bichinhos de pelúcia no quarto bebê: dicas e cuidados

Publicado em: terça-feira, outubro 10, 2017Bichinhos de pelúcia no quarto bebê

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você tem filhos alérgicos? O quarto é decorado com ursinhos e bichinhos de pelúcia? Então é bom para o seu conhecimento que este tipo de brinquedo, que contém muitos pelos, pode ser um verdadeiro abrigo para a proliferação de fungos, ácaros e muita poeira, agravando ainda mais a alergia que seu filho tem.

Há décadas os bichinhos de pelúcia tem sido o brinquedo e objeto de decoração preferido entre crianças e também adultos, presentes em quase todas as casas e nos quartos de infantis.

Porém esse objeto fofo, e querido por muitos, pode causar complicações em crianças que tenha alergias ou doenças crônicas, como asma e bronquite. De acordo com médicos especialistas, o tecido e produto com que é feito o brinquedo é um ambiente perfeito para ácaros, com facilidade de acumular pó, prejudicando ainda mais a saúde de quem sofre com essas doenças respiratórias.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) dois em cada três pessoas brasileiras possuem algum tipo de alergia, essa doença em mais propensa em crianças em que os pais já possuem alguma alergia respiratória,. sendo então um dos fatores a genética.

Muitos médicos especialistas indicam que em caso de bebês e crianças muito alérgicas, o ideal é manter esse tipo de brinquedo (tecido e pelo) longe de lugares habitados pelos pequenos, pois os agentes alérgenos mais causadores da alergia são poeiras depositadas em móveis e objetos domésticos, também de micro partículas vinda de fora da poluição, pelos soltos pelos animais, fibras de carpetes, tapetes e até cobertores que contem pelos.

Dicas para os bichinhos de pelúcia:

 

Se entre as suas opções não está a abandonar as pelúcias fofinhas, indica-se que haja uma limpeza e higienização frequente, e que após lavá-los, guarda-os em sacos de plásticos ou tecido, para que dessa forma evite o contato do bichinho de pelúcia com a poeira e poluição diária.

É muito importante lembrar também que, se seu bebê é alérgico, evite limpar esses (e quaisquer outro brinquedo do quarto) com pano seco, pois dessa forma todo o pó contido nele irá se espalhar pelo ar novamente, é indicado fazer a limpeza com um pano úmido.

Como fazer uma limpeza diária da pelúcia?

limpeza de ursinho de pelúcia

O ideal é fazer uma limpeza de seis em seis meses do objeto, se possível com profissionais, e ficar atenta às etiquetas anexadas em cada bichinho de pelúcia, pois elas dão importantes orientações de como lavar, de produtos que podem ser utilizados e até de como coloca-los para secar.

No dia-a-dia, como dito anteriormente, limpe sempre com pano úmido. Para lavar um bichinho de pelúcia em casa, observe se as eles contem baterias, roupinhas delicadas e atente em retirá-las antes do processo.

Em caso de crianças e bebês muito alérgicos, é importante se preocupar até com a fragrância do amaciante, sabão em pó, e aromatizantes a serem utilizados na pelúcia, pessoas que sofrem com alergias se sentem incomodadas com perfumes e cheiros que sejam muito fortes.

Formas alternativas de decoração para quartos de alérgicos

  • Troque por outros brinquedos e objetos decorativos

Os bichinhos de pelúcia oferecem grande risco para crianças alérgicas, pois seus pelos servem de abrigos para ácaros e fungos. Ao comparar brinquedos de material mais duro, como emborrachados e plástico, são bem mais fáceis de limpar e higienizar, sendo assim mais seguros para os seus filhos.

Por isso a dica se resume em optar por brinquedos e objetos de decoração que não sejam de tecidos, e principalmente

  • Bichinhos de pelúcia antialérgicos

Atualmente, o mercado oferece a opção de bichinhos de pelúcia que sejam antialérgicos, essas pelúcias tem a função de oferecer um conforto maior para os alérgicos, evitando também crises alérgicas a longo ou curto prazo.

Os bichinhos de pelúcia antialérgicos, são produzidos por pequenas fibras siliconadas, evitando o grande acúmulo de poeira e facilitando a limpeza diária já que, essas fibras são sintéticas, em poliéster, facilitando a secagem do brinquedo.

As fibras de silicone não são propensas ao mofo, evitando a aglomeração de fungos e outros microrganismos vivos que atacam provocando crises alérgicas.

Os bichinhos de pelúcia antialérgicos prometem também, não soltar pelo no ambiente, mais um ponto positivo dessa opção.

Porém, mesmo que os bichinhos de pelúcia sejam classificados como antialérgicos, vale ficar atento a possíveis reações, e também a uma limpeza e higienização, pois quando essas não são feitas, podem provocar alergias a longo prazo.


Você e sua família vivem no lixo e nem sabem!

Sua casa pode estar repleta de ácaros que vivem na poeira. Sabe aquele momento em que você começa a espirrar sem motivos? São eles! Ácaros também podem trazer doenças respiratórias para toda a família!

Pense agora o quanto seria agradável relaxar no sofá profundamente, recuperar sua energia, sem tosses ou espirros. É muito mais disposição para dar conta das suas tarefas. E essa vida é para você!

Para alcançar essa tranquilidade, identifique quantos ácaros vivem em sua casa. Nós criamos uma calculadora exclusiva para isso. Gratuitamente dá para estimar essa quantidade para potencializar o bem-estar em sua casa. Calcule agora!


Dicas para quarto de bebês alérgicos:

  • Nunca tire o pó com pano seco, use sempre um pano úmido;
  • Evite varrer o chão, dê preferência para passar um pano úmido ou molhado;
  • Evite carpete e tapetes;
  • Troque o travesseiro pelo menos uma vez por ano.

Embora os bichinhos de pelúcia sejam fofos e alegram o ambiente do quarto infantil, eles podem não ser uma boa opção para o quarto de um bebê alérgico, principalmente em casos de bronquite e asma.  E mesmo que sejam antialérgicos, demandam de uma preocupação em relação com a limpeza.

Uma boa opção é optar por empresa que são especializadas em limpeza de ursinhos de pelúcia.

A Dr. Lava Tudo, realiza a limpeza de forma que não agride a aparência do bichinho de pelúcia, oferecendo um serviço de qualidade. Tendo também a opção de lavagem a seco, que leva produtos específicos, diminuindo o tempo de secagem.

O mais importante é saber que com uma rotina de limpeza e higienização de bichinhos de pelúcia, seu bebê alérgico terá menos risco de crises e reações alérgicas e uma vida muito mais saudável.