Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Black Friday 2020: como evitar a “Black Fraude”?

Publicado em: sexta-feira, outubro 23, 2020

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Comprar ou não comprar? Eis a questão…a Black Friday 2020 acontece no dia 27 de Novembro e aposto que você já está se preparando para a data.

Para evitar enganações e te ajudar a comprar de forma segura, hoje falaremos aqui no blog sobre famosas fraudes que sempre acontecem no Brasil durante esse período, que ficou conhecido como Black Fraude.

Todo ano, quando essa data se aproxima, vemos muitas pessoas eufóricas, loucas atrás de descontos. Porém ao comprar afobado, e sem pesquisar, você pode cair em sites piratas e falsas promoções.

Continue lendo para escapar dessas armadilhas e aprender também dicas de como aproveitar essa temporada de altos descontos, com segurança e gastando pouco.

O que é a Black Friday?

Black Friday é um termo em inglês que, traduzindo para nosso idioma, significa “sexta-feira preta”.

O termo teve origem nos Estados Unidos e batizou o evento, conhecido pelos vários descontos, que deixam as pessoas loucas. Esse dia especial acontece logo após o feriado de Ação de Graças (o famoso “Thanksgiving”, em inglês).

Muitas famílias aderiram a Black Friday para adiantar todas as compras de Natal, já que os descontos ocorrem na última sexta-feira de novembro.

No nosso país, esse ainda é um evento muito novo, mas já é bastante explorado pelas empresas. A Black Friday Brasil chegou por volta de 2011 e, aos poucos, vem se tornando uma grande data de descontos, tanto em lojas físicas como também em lojas online.

Black Week: o que é?

A Black Week é uma semana inteira, antes da Black Friday, em que as lojas e empresas disponibilizam descontos incríveis!


Dessa forma, o consumidor tem mais tempo para se decidir e aproveitar as promoções.

O que significa Black Fraude?

A Black Friday no Brasil ficou conhecida como Black Fraude, por haver milhares de reclamações dos consumidores acerca de preços enganosos, produtos que não foram entregues e até golpes, como o famoso “tudo pela metade do dobro”.

Já comprou algo por impulso e depois bateu aquele arrependimento? Esse sentimento é ainda pior quando você se sente enganado por uma falsa promoção, não é?

Em 2019, o site do Reclame Aqui registrou mais de 8.830 queixas envolvendo propagandas enganosas da Black Friday.

Para evitar essa frustração, aí vão alguns passos que você deve seguir, antes de qualquer compra!

Como se proteger da Black Fraude?

Listamos essas dicas aqui, para você ficar por dentro e curtir A Black Friday 2020 com segurança.

1.Regrinha QUE-ME-PRE-PO-DE?

black-fraude

Você conhece o QUE-ME-PRE-PO-DE? Não? Essa regrinha reúne as iniciais de:

  • Eu quero?
  • Eu mereço?
  • Eu preciso?
  • Eu posso?
  • Eu devo?

Faça essas cinco perguntinhas antes de qualquer compra na vida! Se a resposta para todas for sim, então você está livre para comprar. Caso alguma resposta seja não, pense mil vezes antes de tomar uma decisão.

Pode acreditar, esse pequeno tempo de reflexão pode te ajudar a economizar bastante dinheiro!

Antes de qualquer compra, seja durante ou após a Black Friday, pergunte a si mesmo se é necessário. Por inúmeras vezes, compramos produtos só porque estão com descontos, mas eles acabam sendo dispensáveis.

Então, analise suas condições e suas reais necessidades para aproveitar as promoções da Black Friday 2020 com consciência e responsabilidade.

2.Faça comparativos em outros sites.

Tanto em sites como em lojas físicas, é sempre recomendado fazer aquela pesquisa para comprar com o menor e melhor preço.

Ainda assim, tenha muito cuidado! Já ouviu o ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Pois bem, nem sempre o mais barato é a melhor opção!

Leve a qualidade e o custo-benefício em consideração sempre! Invista em quem você confia. Afinal, pagar muito barato em um produto ou serviço de baixa qualidade pode gerar ainda mais dor de cabeça.

3.Este site é confiável?

Black-fraude-site-confiavel

Você é daquelas pessoas que ainda têm medo de comprar pela internet? Ter atenção aos sites e empresas falsas é super importante, mas não deixe isso te atrapalhar a aproveitar a Black Friday 2020.

Hoje existem milhares de sites que sabemos que são confiáveis. Porém, se um menos conhecido te apresenta uma promoção melhor, então o que fazer?

O primeiro passo é bancar o detetive e investigar! Entre no site, contate o fornecedor, tente encontrar o CNPJ, o endereço da empresa ou loja, razão social e até o telefone. Dessa forma, você tem outros meios de entrar em contato e mais segurança.

Além disso, dê uma olhada no site do Procon. Já fez isso antes de realizar uma compra online? Lá eles disponibilizam uma lista com todas as lojas virtuais que você não deve confiar.

4.Fique atento ao preço

A Black Friday do Brasil não é muito bem vista. A Revista Forbes americana ironizou o evento brasileiro dizendo que é a temporada de fraudes e golpes.

São diversos problemas relatados todos os anos como falta no estoque, preços abusivos, demora na entrega e o pior: os descontos falsos!

Muitas lojas brasileiras se aproveitam da Black Friday e, com um planejamento já prévio, sobem ou até dobram o valor do produto. Assim, no dia da promoção, eles fingem que colocam “tudo pela metade do preço”.

Mas como não cair nessa? Pesquisando e ficando de olho em todos os descontos anunciados!

Mais uma vez, o Procon pode ajudar! Geralmente, uma semana antes, é divulgada uma lista com a relação de preços dos produtos mais desejados e comprados pela galera.

Com essa listinha, você pode comparar e descobrir se aquele baita desconto que você está de olho é real ou mais uma estratégia da falsa promoção Black Fraude.

5.Planeje

A Black Friday pode ser um período muito bom para você comprar tudo aquilo que precisa, mas também você pode adquirir dívidas com produtos que nem são tão necessários.

Por isso, aproveite as semanas que antecedem os grandes descontos para fazer uma lista de tudo aquilo que deseja comprar. Já compare os preços e invista no que você e sua família realmente precisam.

6.Busque indicações

indicacao-black-fraude

É sempre um alívio saber que algum amigo ficou satisfeito com a mesma compra que você, não é?

Indicações são muito importantes, então, sempre confira com parentes e pessoas próximas a você se eles confiam naquele serviço ou produto. Assim, você evita cair em enganações e tem a certeza de estar lidando com uma empresa confiável.

7.Proteja bem os seus dados!

Roubo-de-dados-black-fraude

Se você já seguiu todos os passos anteriores e tem certeza da compra, então, é hora de se preocupar com a segurança na hora do pagamento.

Prefira pagar com cartão de crédito, essa opção é mais segura que o boleto e é possível fazer cancelamentos.

Outra dica é utilizar o cartão virtual, oferecido por muitos bancos. Os números e informações deste são diferentes do cartão físico que você guarda na sua carteira.

Assim, se você cair em um site com pouca proteção e seus dados vazarem, você pode simplesmente cancelar o cartão virtual apenas, sem comprometer sua conta e sem precisar trocar o cartão físico.

Caso a única alternativa seja pagar no boleto, verifique mais uma vez se a loja e o site são confiáveis e cheque os dados impressos no documento.

Black Week Dr. Lava Tudo

Já pensou que essa pode ser a oportunidade perfeita para renovar a sua casa? Muitas pessoas aproveitam a Black Friday para comprar móveis novos, sendo que há uma opção muito mais barata: a Limpeza e higienização profissional.

A Dr. Lava Tudo não poderia ficar de fora e também irá participar da Black Friday 2020, oferecendo os melhores serviços de limpeza e impermeabilização de estofados, higienização de tapetes e hidratação de couro.

Se você deixou a sujeira dos móveis acumularem por todo o ano, essa é a hora de resolver o problema e deixar sua casa preparada para as comemorações de fim de ano!

Além disso, realizamos também a desinfecção de ambientes, que elimina todos os vírus, bactérias e qualquer outro microorganismo que causam doenças.

E o melhor é que não será apenas uma sexta-feira, mas uma semana inteira para aproveitar todos os descontos!

A Dr. Lava Tudo terá uma Dupla Black Week , que acontecerá entre o dia 16 até 29 de novembro de 2020. Durante essas semanas, serão disponibilizados combos de limpeza para toda a casa, com preços especiais!

Fique ligado nas nossas redes sociais para mais informações. Você também pode fazer seu orçamento sem compromisso em poucos minutos, é só ligar para 0800 944 999 ou acessar nossa Loja Online!