Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Aprenda a limpar cabeceira de cama com a Dr. Lava Tudo

Publicado em: terça-feira, julho 17, 2018cabeceira de cama

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Uma das peças mais especiais de um quarto é a cabeceira de cama. Ela é capaz de transformar a decoração do ambiente, com modelos diferentes, cores e texturas. Visivelmente, é muito mais agradável ver a cama “completa” com a cabeceira, do que apenas o colchão em cima do estrado.

Além disso, essa peça é essencial quando pensamos no nosso conforto do dia a dia. Uma boa cabeceira é perfeita para recostar e descansar, conversar com o parceiro (a) à noite, ler um livro, ver um filme. Ela torna o ambiente muito mais confortável e aconchegante.

Porém, com o tempo, é normal que a cabeceira de cama fique suja, manchada e um verdadeiro oásis para ácaros, bactérias e fungos.

Então, como fazer para limpar cabeceira de cama? A Dr. Lava Tudo te explica com dicas fáceis!

Como escolher sua cabeceira?

O primeiro passo é aprender a escolher a cabeceira ideal para você.

  1. Verifique o tamanho da cama, antes de fazer a escolha. Ela pode ser de solteiro, casal, queen ou king size.
  2. Meça o tamanho da parede e o espaço que você tem no quarto. Lembre-se que a cabeceira de cama ocupará um espaço maior do que apenas a cama avulsa. As estofadas ainda ocupam um espaço maior.
  3. Verifique antes se a parede tem umidade. Instalar a cabeceira em cima pode acabar mofando o seu quarto, por isso será importante consertar o problema antes. Veja aqui como tirar umidade da parede.
  4. Escolha a cor e o material de acordo com a decoração do seu quarto e o seu estilo. A cabeceira deve combinar com você e ainda conferir uma harmonia ao quarto.
  5. Considere também o clima da sua cidade. Materiais mais felpudos como o veludo por exemplo não são indicados para cidades muito quentes e/ou úmidas.

A importância de limpar a cabeceira da cama

Agora que você já escolheu a sua, deve entender porque é tão importante mantê-la higienizada.

O quarto é o ambiente em que dormimos e no qual passamos várias horas do dia. Com a presença de muitos tecidos, cortinas, tapetes, colchão, travesseiros, lençóis e cobertores, é comum que o espaço fique repleto de ácaros, fungos e bactérias.

Esses microrganismos se alimentam de resíduos da pele humana – aquela famosa “pele morta” – e seu quarto está cheinho deles. Na cabeceira de cama não é diferente e por isso é tão importante higienizá-la.

A limpeza de cabeceira impede que esses agentes causadores de doenças provoquem alergias, doenças respiratórias e de pele em você e na sua família.

O ideal é fazer a limpeza a cada 15 dias.

Limpeza de cabeceiras de cama box

cabeceira de cama

Mas então vamos lá, como fazer a limpeza de cabeceira de cama?

A cama box é aquela que não é apoiada pelo estrado. É um colchão alto, muitas vezes apoiado sobre pés ou rodinhas e, em geral, são mais resistentes que os colchões normais.

Como ela vem só com o colchão, a decoração fica incompleta, faltando a cabeceira. Por isso, é comum que as pessoas instalem cabeceiras avulsas na parede, apenas encostando a cama box nela.

Para limpar, vamos te ensinar uma receita coringa para higienizar vários itens da sua casa. Misture:

  • Meio copo de vinagre branco
  • Um litro de água
  • Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio

Pegue uma parte dessa solução e aplique-a na cabeceira com a ajuda de um pano seco e limpo. O restante da mistura pode ser guardado por 3 meses, para que você utilize em outras funções.

Limpeza de cabeceiras de madeira

cabeceira de cama

A madeira é um material sensível à água, por isso é importante utilizar o mínimo possível durante sua limpeza.

A água pode fazer com que a madeira inche e fique manchada. Nesse caso, a indicação é usar um pano levemente umedecido com a solução acima para fazer a limpeza. Seque logo em seguida com um pano seco.

No caso da madeira natural, opte apenas pelo pano seco para tirar o pó. Melhor não arriscar!

Limpeza e higienização de cabeceiras estofadas

cabeceira de cama

Quem quer conforto e um clima bem aconchegante no quarto, acaba sempre optando pelas cabeceiras estofadas. São práticas para quem adora ler um bom livro antes de dormir, assistir televisão ou mesmo para descansar.

Mas apesar da maciez, nem tudo são flores quando pensamos nesses modelos. A limpeza de cabeceira de cama estofada é mais difícil de ser executada do que os modelos anteriores.

As cabeceiras estofadas são produzidas em vários materiais diferentes, alguns mais fáceis e outros mais difíceis, de acordo com a resistência e impermeabilidade do material. Em geral, são feitas de:

Para limpá-los, pulverize aquela solução que ensinamos logo no começo. Com uma escova de cerdas macias, esfregue levemente o estofado para que o produto penetre bem. Depois, passe um pano úmido para retirar o excesso e, por fim, um pano seco para ajudar a secar.

Se a cabeceira for de tecido, use semanalmente um aspirador de pó com cerdas de escova antes desse processo.

Limpeza profissional de estofados e cabeceiras

É importante lembrar que alguns tecidos como o veludo e o nobuk são muito sensíveis. Sobretudo nesses casos, o mais indicado é contar com uma ajuda profissional na hora da limpeza.

Os técnicos saberão qual o melhor procedimento para higienizar sua cabeceira de cama, sem danificá-la.

A limpeza é feita pelo método semi seco, que limpa profundamente e deixa sua cabeceira com aspecto de nova.

A Dr. Lava Tudo é especialista em lavagem de estofados e limpeza geral e está no mercado há mais de cinco anos, aprimorando suas técnicas.

A limpeza é feita no seu quarto, com poucas horas de duração, não deixa cheiros e não é tóxica. Os produtos utilizados são os melhores do mercado, com patentes japonesas, e garantem a eliminação de microrganismos nocivos à saúde, além da sujeira comum e manchas.

Conheça a limpeza de estofados da Dr. Lava Tudo e agende o serviço.