Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Caixa de areia para gatos: eles precisam de uma, saiba por quê!

Publicado em: quinta-feira, agosto 23, 2018caixa de areia para gatos 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Ao adquirir ou adotar um gatinho há várias coisas que você precisa saber, entre elas que eles são animais bem independentes, carinhosos e asseados. Isso significa que higiene pra eles é coisa séria e uma das primeiras coisas que ele vai precisar em seu novo lar é uma caixa de areia para gatos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que comprar uma caixa de areia para gatos?

caixa de areia para gatos

Gatos são felinos domésticos, mas têm algumas características que lembram seus parentes da selva. São caçadores e não querem que seus cheiros atraiam predadores nem afugentem presas. Por isso, eles têm o costume de enterrar tanto a urina quanto as fezes. Faz com que eles se sintam seguros.

Quando você compra uma caixa de areia para gatos, seu uso é instintivo, você nem precisa ensinar ele a usá-la, basta deixar à vista.

Caso seu gato não encontre um lugar em que ele possa enterrar suas necessidades, ele pode, por exemplo, fazer no chão e procurar papéis e tecidos pela casa para cobrir o local. Outra opção é fazer no lugar errado, como sua cama, seu sofá, poltrona ou o que mais ele achar pela frente.

Vale lembrar que se você tiver mais de um bichano, é importante que cada um deles tenha sua própria caixa de areia. Alguns podem, inclusive, preferir ter uma caixa separada para xixi e outra para as fezes. Vai depender de cada um.

De que tipo devo comprar?

Há uma grande variedade de caixas para gato disponíveis no mercado. A diversidade vai desde material, cor, textura a tamanho, profundidade ou formato. Questões estéticas podem ser consideradas a partir do seu gosto, mas outras questões vão depender do que seu gato prefere.

Tamanho

Mesmo que seu gatinho seja pequeno, não adianta adquirir uma caixa de areia que também seja pequena. Isso porque os gatos gostam de espaço para fazer suas necessidades, às vezes chegam a dar uma volta nela para encontrar a posição de sua preferência.

Por isso, o melhor é fazer um simples cálculo: a caixa de areia para gatos deve ter 1,5 vezes o tamanho do seu bichano, considerando desde o focinho até o rabo.

Assim, ele terá espaço suficiente tanto para se sentir à vontade na caixa quanto para cavar e esconder seus dejetos.

Se acontecer de você adotar um gato ainda filhote e não ter ideia do quanto ele ainda vai crescer, compre uma caixa grande ainda assim! Caso necessário, você pode trocar quando ele já for adulto, mas ela será bem aproveitada até lá.

Sobre a profundidade da caixa, depende de cada gato. Mas, importante você saber que a partir dos sete anos seu felino pode ter problemas articulares, por isso, o melhor é que ele não tenha que escalar para usar a caixa.

Aberta ou fechada?

Quando você for procurar por caixas de areia para gatos vai perceber que existem opções tanto abertas quanto fechadas. Aqui também você deverá descobrir o que seu gato prefere e isso você só vai saber testando.

A caixa fechada traz benefícios como dar mais privacidade para seu gato, diminuir o cheiro de urina no ambiente e até evitar que a areia seja espalhada pelo cômodo.

caixa de areia para gatos

Mas, pode ser que seu gato não aprecie o local e acabe não a utilizando e fazendo xixi em outros lugares pela casa.

O tipo de areia ideal

Não existe uma areia perfeita para todos os gatos, existe aquela que seu gato vai preferir. Para descobrir isso você precisa comprar cada tipo e testar para ver qual a melhor para o seu pet.

  • Areia não aglomerante: absorve o odor, mas não absorve a urina.
  • Areia aglomerante: absorve a urina e transforma-se em um torrão, o que facilita a limpeza.
  • Areia não aglomerante de sílica: absorve a urina e evita o odor.
  • Areia sintética: é a mais prática mas pode empoeirar e causar alergia.

Evite areias perfumadas

Você pode até querer comprar areias que tenham um perfume agradável, fazendo um contraste com o odor da urina. Mas, saiba que esse tipo de cheiro pode irritar seu gatinho ou até mesmo causar alergia.

Além de deixar seu gato com humor alterado, ele pode resolver parar de usar a caixa de areia e as consequências são a perda de referência do animal sobre o local apropriado. Ou seja? Não se surpreenda se você for sentar em seu sofá e ele estiver com cheiro de urina em meio ao tecido e pelos de animal.

Não economize na quantidade

Outro ponto importante é que a areia deve ser o suficiente dentro da caixa para que o animal consiga cavar e enterrar completamente suas fezes.

Por isso, não economize na quantidade de areia dentro da caixa. O ideal são sete centímetros de areia no recipiente, sempre repondo quando necessário.

Como manter a higiene?

Gatos são animais extremamente higiênicos. Eles são asseados e fazem questão que até mesmo sua caixa de areia esteja tão limpa quanto ele. Caso ele queira fazer suas necessidades e encontram a caixa suja provavelmente eles vão escolher outros lugares da casa para fazer coco ou xixi.

Isso significa que tapetes, sofás, camas ou qualquer lugar pode ser alvo do bichano e por isso é essencial que você mantenha a caixa bem higienizada.

De quanto em quanto tempo troca-se a areia?

Caixa de areia para gatos

O ideal é que a areia suja seja retirada a cada vez que o animal use a caixa. Mas, se não for possível, é essencial que você limpe uma ou duas vezes ao dia. Certifique-se de tirar qualquer sinal de fezes, pois os gatos não irão usar a caixa caso percebam que ela ainda está suja. Além disso, reponha corretamente a areia o suficiente para que ele possa sempre cavar.

Limpeza completa

O ideal é que a caixa de areia para gatos seja limpa e lavada semanalmente. Isso significa que todo o resto de areia ali presente deve ser jogada fora. Não aproveite o resto de areia, pois mesmo que não pareça, ela está contaminada por fezes e urina.

A caixa de areia em si deve ser higienizada com água e detergente neutro, ou um desinfetante específico para animais de estimação. Você pode passar a água, depois a água com o detergente ou desinfetante próprio. Em seguida basta fazer o enxague e secar apropriadamente.

Embora possa parecer uma boa ideia, nunca utilize álcool, água sanitária ou sabão em pó. Esses produtos podem deixar resquícios que podem dar alergia ao seu bichano.

Aprenda a fazer um detergente caseiro barato, ecológico e que não cause alergias no seu pet.

Onde colocar a caixa de areia para gatos?

O melhor lugar para deixar a caixa de areia para gatos vai depender do hábito do seu animal. Pode ser que ele prefira em um espaço mais reservado. Na verdade não existe cômodo perfeito.

No entanto, uma coisa é certa: não deixe a caixa de areia para gatos onde você costuma se alimentar ou manipular alimentos. Por mais que gatos sejam higiênicos, a região estará cheia de bactérias.

Além disso, os gatos não gostam de fazer suas necessidades no mesmo ambiente onde se alimentam. Portanto, lembre-se de deixar a caixa de areia longe das tigelas de água e ração, combinado?

Se mesmo com todos os cuidados para que seu bichano aceite bem a caixa de areia, ele acabar fazendo xixi em outros cantos da casa, inclusive em estofados e sofás, ensinamos aqui alguns truques para tirar cheiro de xixi de gato.

Você também pode contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpezas de estofados para eliminar pelos e urina de gatos e garantir que tudo fique sempre limpo.

E então, já comprou a sua caixa de areia? Conte-nos se seu gatinho está gostando!