Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Outubro Rosa: o que é e porque é tão importante

Publicado em: segunda-feira, outubro 9, 2017outubro rosa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Conheça o movimento popular mundialmente conhecido como Outubro Rosa e porque é tão importante! O mês de Outubro chegou e com ele uma das campanhas de conscientização mais importante e renomada!

Por diversas vezes já deve ter visto pessoas com um laço cor de rosa na blusa ou em outro lugar. Ele é um símbolo mundial de luta contra o câncer de mama, a campanha engloba a conscientização e participação da população, e entidades e empresas.

Sua História

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde alguns Estados tinham campanhas e movimentos isolados sobre a conscientização do câncer de mama, incentivando a prevenção, encorajando mulheres à fazerem mamografia.

Com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou oficialmente o mês americano de combate e prevenção do câncer de mama.

 

O Laço Outubro Rosa

laço outubro rosa

 

Em 1990, na primeira Corrida pela Cura que aconteceu em Nova Iorque, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, foi distribuído a todos os participantes um laço rosa. Desde então, esse laço ficou mundialmente conhecido como o símbolo do combate e prevenção ao câncer de mama.

Em 1997, a campanha se espalhou para outras cidades dos Estados Unidos, fomentando o combate e prevenção do câncer de mama, especialmente no mês de outubro, que posteriormente se tornou o “Outubro Rosa” no mundo inteiro.

O mundo Rosa

A causa representada por esse símbolo de cor rosa, atingiu o mundo todo de uma maneira muito forte, é possível perceber que a maioria das pessoas apoiam a causa quando quando observamos inúmeros monumentos iluminados com essa cor no mês de outubro.  Inicialmente as cidades eram enfeitadas com laços cor de rosa e posteriormente iniciaram uma decoração com iluminação.

Não se sabe ao certo qual foi o primeiro monumento que foi iluminado com esta cor para representar o apoio ao Outubro Rosa, mas foi uma excelente ideia para propagar e expandir a causa.

Em outubro 2008, a iluminação chegou ao Brasil, em que entidades relacionadas ao câncer de mama se uniram para projetar a luz rosa no no congresso nacional e também no Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

A iluminação passou a ser um símbolo, compreendida e reconhecida por todos aqueles que a veem.

O Autoexame do câncer de mama

O diagnóstico precoce ajuda no combate e na cura dessa doença, então pode-se dizer que o melhor tratamento para o câncer de mama é a prevenção.

O Instituto Brasileiro de controle do câncer (IBCC), diz em uma de suas estatísticas que 80% dos nódulos mamários são benignos.

O autoexame é simples e prático, inicialmente pode ser realizado na sua própria casa, mas é sempre bom marcar um médico especialista para não ter dúvidas.

 

  1. Fazer o autoexame no chuveiro ou deitada

Com a mão direita atrás da cabeça, deslize o dedo indicador sobre a mama direita em movimentos circulares. Repita o mesmo procedimento para examinar a mama esquerda.

 

  1. Diante do espelho

Em frente ao espelho, observe suas mamas com os braços abaixados, paralelos ao corpo. Levante os braços e os coloque na cabeça, observe se ao fazer o movimento houve alguma alteração ao redor da mama ou na região do bico.

Repita o procedimento, só que dessa vez com as mãos na cintura e apertando-a, sempre atenta se há alterações.

Por último aperte os mamilos, observando se sai alguma secreção. Lembre-se que nem toda secreção significa que há algo de errado, observe se há alteração cutânea nos mamilos.

O que se deve procurar?

  • Caroços (nódulos);
  • Secreções;
  • Abaulamentos ou retrações na pele.

É importante lembrar que qualquer sinal, por menor que seja, deve ser mostrado a um médico especialista e examinado por ele.

O autoexame não substitui uma consulta com o mastologista e nem a mamografia de rotina.

O Instituto Mário Pena diz que o câncer de mama registra mais de 58 mil casos por ano, e por isso promove diversas ações de prevenção com mamografias gratuitas durante o período.

 

Dr. Lava Tudo e o Outubro Rosa

Nós da Dr. Lava Tudo entendemos o quão importante é a conscientização e prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce. A doença precisa ser conhecida e desmistificada, pois quanto mais falada, as mulheres tomarão consciência e conhecimento de como é importante, levando apoio à campanha e também àquelas mulheres que lutam diariamente para conseguir a cura.

Pensando em tudo isso, a Dr. Lava Tudo, em parceria com a Risü, no mês de Outubro deste ano de 2017, doará parte do valor dos serviços para a ONG Aspec (Ação Solidária às pessoas com câncer).

A Aspec é uma instituição sem fins lucrativos, pertencente ao terceiro setor, que visa dar suporte e atendimento social e psicológico às pessoas portadoras de câncer, mas que não têm condições financeiras, suprindo suas necessidades básicas.

Veja a história de superação de Dona Francisca, saiba como venceu essa luta e se emocione conosco!



Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!



ebooks gratuitos de limpeza

descobriu no colchão