Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

[GUIA COMPLETO] Como acabar com moscas em 13 dicas!

Publicado em: sexta-feira, setembro 28, 2018como acabar com as moscas

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



O que mais atrai as moscas?


Moscas são insetos perigosos que podem aparecer na sua casa, atraídas por lixos e restos de comida. O grande problema é que elas são transmissoras de doenças que podem afetar a você e toda a sua família, como disenteria, berne, conjuntivite, diarreia e até casos mais graves como cólera e febre tifoide. Diante desse problema, como acabar com as moscas sem precisar recorrer a inseticidas?


A Dr. Lava Tudo te dá algumas dicas, que você também pode assistir abaixo. Confira!


6 dicas para prevenir moscas em sua casa

como acabar com as moscas


Há alguns costumes que você pode aplicar em casa para prevenir que as moscas sejam visitas constantes. Veja alguns deles e se livre desses insetos!


Evite acúmulo de lixo!


Moscas amam lixo e materiais em decomposição. Isso significa que se você demora a juntar o lixo ou espera acumular demais para levar para o lixeiro buscar, essa pode ser a causa principal de haver moscas em sua casa.


Para evitar que isso aconteça, evite o acúmulo de lixos. Separe os lixos orgânicos e inorgânicos, deixando o lixo seco em um recipiente e outro com restos de alimento. O ideal é que você retire o lixo orgânico todos os dias, dessa forma, não vira atrativo para moscas.


Utilizando essa técnica, você pode também aproveitar para fazer uma coleta seletiva em sua casa. Fica mais fácil, já que o lixo orgânico já foi descartado. Assim você consegue separar vidros, plásticos e alumínios e garante sua contribuição para o meio ambiente.


Troque esponjas e panos de prato com frequência


Panos de prato e esponjas de lavar vasilha acumulam muita umidade devido ao uso no dia a dia. Por estarem úmidos, são lugares propícios para vários tipos de bactérias, fungos e também para que as moscas depositem seus ovos.


Para evitar que isso aconteça, troque periodicamente esses utensílios, assim que verificar que já estão desgastados. Além disso, durante a arrumação da cozinha, procure deixar o pano de prato secando e tire o máximo de água possível da esponja.


Não deixe de lavar a louça


Por mais que os dias estejam corridos, se você quer saber como acabar com as moscas, você deve deixar de acumular louça suja na pia. Às vezes é pouca coisa e você acaba deixando para amanhã, mas o amanhã chega e acabou aparecendo contratempos e ela fica para depois… De novo!


Isso é mais comum do que parece, principalmente quando se vive sozinho ou não há outras pessoas para ajudar nos afazeres domésticos. Se isso acontece com você, é necessário se organizar. Com as louças sujas ficam restos de comida e até cheiros do que você cozinhou e comeu.


Esses são fatores que atraem as moscas e podem fazer da sua cozinha um local cheio de doenças. Por isso, habitue-se a sempre que usar, lavar e aproveite o tempo que está cozinhando para dar fim nas panelas sujas que você já usou. Assim fica muito mais fácil!


Conserte vazamentos


Bastam algumas gotas de água para saciar a sede das moscas. Além disso, a umidade pode facilitar o surgimento de fungos, bactérias, baratas ou outros seres indesejados. Verifique com frequência se pias e encanamentos estão com vazamentos e conserte o mais rápido possível.


Não deixe alimentos expostos


Evite sempre deixar alimentos expostos na coizinha, sejam doces, salgados, açucarados ou frutas. Essas fontes de alimento atrairão os insetos, que enxergarão ali um prato cheio. Fora que, ao pousar na superfície de alimentos, as moscas podem contaminá-los bastante.


Recolha as fezes de animais


Donos de pets costumam tratá-los como membros da família. Por isso, é comum que eles vivam dentro de casa, junto com os outros moradores. O problema é que podem acabar fazendo suas necessidades dentro de casa também. Por isso, sempre que seu bichinho fizer isso, recolha as fezes imediatamente para evitar a presença de moscas.


Aprenda também a acabar com traças!


O que fazer para espantar moscas?


É possível usar de receitas caseiras para acabar com muitas pragas, desde formigas, mosquitos, baratas e até ratos. Aqui vão algumas dicas de como acabar com as moscas com ingredientes que você tem em casa, de maneira rápida e simples.


1. Como acabar com as moscas com vinagre?

como acabar com as moscas vinagre


Se você acompanha as dicas de limpeza da Dr. Lava Tudo já sabe que o vinagre é um grande aliado nas tarefas domésticas. Aqui vai um passo a passo para você aproveitar esse ingrediente caseiro e descobrir como acabar com as moscas:

  1. Misture meio litro de água com meia garrafa de vinagre branco.
  2. Com um pano limpo, passe a mistura em suas janelas e portas.
  3. Além de limpar suas janelas, o vinagre irá afugentar as moscas que não suportam o cheiro do vinagre.


Aproveite e aprenda a fazer um repelente para toda a sua família!


2. Manjericão e hortelã


Um cheirinho de manjericão ou hortelã tem seu lugar, não é mesmo? Não para as moscas! Embora sejam odores agradáveis aos seres humanos, eles têm cheiro forte, fazendo com que afaste as moscas.


Por isso, você pode utilizar essas plantas para evitar esses insetos em sua casa. Bastar cultivar algumas em seu jardim, ou colocar em algumas jardineiras em sua janela. Simples, não é mesmo?


Isso também funciona com outras plantas com cheiro forte, como é o caso do alecrim, da lavanda e do eucalipto. Por isso, ter vasinho e essências delas espalhadas pela casa pode te ajuda na empreitada de como acabar com as moscas!


3. Incenso

como acabar com as moscas incenso


Muita gente reclama do cheiro de incenso e prefere evitar seu uso. Outros usam como desodorizador de ambientes. Não importa sua preferência, o que vale é que as moscas odeiam incenso.


Por ter um sistema respiratório muito delicado e apurado, as moscas recorrem a ambientes com ar limpo. Isso mesmo, embora amem lixo, elas odeiam ar poluído. Por isso, com a fumaça ocasionada pela queima do incenso, elas fogem do local, buscando ar fresco.


4. Telas de proteção


Embora não seja uma forma correta de evitar moscas, já que você ainda pode ter restos em decomposição em casa para atraí-las, você pode pelo menos evitar que elas entrem em sua casa.


Para isso, você pode colocar em suas portas e janelas telas especiais para evitar mosquitos e moscas fora. As telas costumam ser bem finas e as moscas não conseguem passar por ali.


5. Cebola


Talvez você se lembre do almoço de domingo na casa da avó com várias cebolas partidas ao meio na janela. Se você nunca entendeu isso, aqui vai a explicação!


O cheiro da cebola é forte e é capaz de afugentar qualquer mosca que estiver por perto. Para isso, você pode cortar rodelas da cebola e espalhar no beiral, ou amassar a cebola até ter algumas gotas que você deve distribuir nas janelas e portas.


Se você não tiver problema com o cheiro da cebola, essa pode ser uma boa alternativa quando o assunto é como acabar com as moscas!


Veja também como acabar com baratas!


6. Como fazer uma armadilha para moscas?


Uma outra opção que também pode funcionar para dar um fim nas moscas dentro de casa é criar uma armadilha caseira para atraí-las. Então, veja como fazer isso:

  • Corte uma garrafa PET ao meio;
  • Misture 50 g de açúcar mascavo com água quente. Espere esfriar e despeje essa mistura na garrafa;
  • Adicione 1 g de fermento biológico à sua receitinha;
  • Faça alguns furos para que elas possam entrar;
  • Encaixe a outra metade que você cortou na garrafa e prenda com uma fita adesiva;
  • Prontinho!


7. Arruda


Arruda serve para espantar coisas ruins, certo? Isso também se aplica quando o assunto são as moscas.


Então, veja como usar essa planta para acabar com o seu problema das moscas intrusas!


Separe em um liquidificador algumas folhas de arruda, 1 litro de água e 250 ml de álcool. Bata tudo, coe e coloque em um borrifador.


Agora é só espalhar pela casa, principalmente nos locais em que há mais foco de moscas.


8. Limão e cravo-da-índia


Outra dica bem fácil de fazer. Separe um limão, corte-o ao meio e espete alguns cravos-da-índia. A mistura dos 2 ingredientes funciona como repelente para esses insetos.

Como afugentar moscas usando limão e cravo da índia


9. Óleo de eucalipto


Misture água com vinagre e algumas gotas de óleo de eucalipto. Transfira o produto para um borrifador e espalhe pela casa


10. Ventiladores


Em alguns casos, medidas mais simples podem afastar moscas da sua casa. O ventilador é um ótimo exemplo!

Acabar com moscas usando ventiladores


Esses insetos não gostam de movimentos no ar, que podem, inclusive, desestabilizá-los. Encontre o local da infestação e ligue um ventilador de teto ou os de mesa.


11. Raquete elétrica

Como acabar com moscas: raquete elétrica


As raquetes elétricas podem ser outra opção para eliminar moscas de um ambiente, com ótimo custo x benefício. Elas servem inclusive para acabar com mosquitos ou pernilongos também. Com algumas pilhas e certa prática, é possível acabar com todas as moscas insistentes.


12. O que é bom para tirar moscas da cozinha?


Uma dica simples que pode ajudar como acabar com infestação de moscas na cozinha é usar morango e cravos-da-índia. Basta espetar os cravos no morango e espalhar pelo ambiente. o aroma do cravo irá espantar os insetos.


13. Como acabar com moscas varejeiras

Como acabar com moscas varejeiras


Por fim, mas não menos importante, aprenda como acabar com moscas varejeiras (uma das mais inconvenientes).


Você vai precisar de 1 litro de água, 100 gramas de arruda e 250 ml de álcool. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto, coe e transfira para um borrifador. Agora é só aplicar nos locais de infestação dessas moscas.


Gostou dessas dicas? Compartilhe com um amigo e conte com a Dr. Lava Tudo para qualquer serviço de limpeza que você precisar!