» Descubra como acabar com formigas e se livrar dessa praga rapidamente!

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Descubra como acabar com formigas e se livrar dessa praga rapidamente!

Publicado em: sexta-feira, agosto 24, 2018como acabar com formigas 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Por toda a cozinha, dentro do açucareiro, em torno do pote de mel, dentro das embalagens, em cada cantinho lá estão elas. Infestações de formigas são muito comuns nas residências e a sensação é que elas só estão se multiplicando mais e mais. Se esse é o caso da sua casa, não se preocupe. Trouxemos hoje dicas infalíveis de como acabar com formigas.

Vamos te mostrar como prevenir e eliminar as infestações de jeitos sustentáveis, ou seja, afastá-las sem matar e sem utilizar substâncias tóxicas para o meio ambiente e para sua saúde.

Se preferir, você também pode conferir essas dicas no vídeo abaixo:

Por que as formigas estão tomando conta da casa?

como acabar com formigas

É só esquecer um bolo fora da geladeira e, pronto, rapidinho ele estará tomado por formigas. Mas por que isso acontece?

As formigas que habitam os centros urbanos são onívoras. Isso significa que se alimentam de açúcares, proteínas, restos alimentares, vegetais e mais.

Dessa forma, é só esquecer um alimento para fora que, se uma delas o detectar, libera um odor (feromônio) que se comunicará com as outras formigas operárias, atraindo-as.

Ao encontrar a fonte de alimento, algumas ainda retornam ao formigueiro para “avisar” as demais e, daí, formam-se as trilhas de formigas.

A invasão ainda é facilitada pela estrutura de suas patas, que permitem aderência em todo tipo de superfícies. Assim, elas conseguem escalar e entrar pelas frestas de casa.

Por que elas são um problema?

A maior questão quando falamos em invasão de formigas nem é que elas estão comendo seus doces, mas é questão de saúde.

Você sabia que as formigas são mais perigosas à saúde da sua família do que as baratas?

Por estarem sempre circulando em busca de alimentos, as formigas passam por lixo, fezes, animais mortos e ruas contaminadas por diversas bactérias e vírus.

Nesse caminho, elas carregam doenças infecciosas que podem ser transmitidas para sua família – principalmente se elas atacarem as comidas da sua casa. Aprender como acabar com formigas pode evitar diarreias e até enfermidades mais sérias, bem como tuberculose e lepra.

Como acabar com formigas: foco no problema

Mas não precisa ficar assustado. Existem diversas formas de afastar as formigas, sem precisar exterminá-las. O primeiro passo é prevenir que elas apareçam. Para isso:

  • Identifique locais por onde elas podem entrar em casa: frestas, rachaduras, buracos. Tampe-os e vede-os. Se possível, lave o local com água e sabão para eliminar o odor que pode estar atraindo outras operárias. Essa é uma ótima forma de acabar com formigas, confundindo-as.
  • Mantenha a cozinha sempre limpa e a despensa organizada. Não deixe alimentos descobertos para não as atrair pelo cheiro.
  • Guarde os alimentos na geladeira, sobretudo os doces e açúcares. Pode ficar tranquilo que o açúcar não ficará duro ou empedrado, como muitas pessoas pensam.
  • Se perceber um caminho de formigas pela casa, siga-o até chegar ao ninho. Aplique água e detergente no local com uma seringa.
  • Coloque sal nas janelas de casa e da cozinha ou faça um caminho de giz de cera. As formigas não gostam de nenhuma das duas substâncias (sódio e carbonato de cálcio), o que faz com que elas desviem o caminho e procurem outro local para buscar alimento.
  • Faça uma limpeza semanal nos sofás e estofados. É muito comum que eles acumulem restos de alimentos por entre as almofadas e assentos, atraindo as formigas. Faça ainda uma limpeza profissional de estofado ao menos uma vez por ano, para garantir que tudo esteja perfeitamente higienizado.

Aprenda a manter a casa sempre limpa com dicas de higiene e organização. Se tudo estiver limpinho, sem resíduos de alimentos, é bem provável que as formigas não voltarão.

Elas estão por toda a parte. O que fazer?

Mas se você já tentou todas as formas de como acabar com formigas e parece que elas são intermináveis, existem algumas receitas caseiras que vão fazer com que elas fiquem bem longe por muito tempo.

Powered by Rock Convert

Aplique todas as receitas que vamos passar aqui na passagem das formigas, sejam as frestas, rachaduras ou janelas.

Vinagre

como acabar com formigas

Se você acompanha o blog da Dr. Lava Tudo, já sabe que o vinagre é um dos principais aliados na limpeza caseira.

E ele está aí novamente para nos ajudar a afastar as formigas. Após a limpeza normal da cozinha, borrife uma solução de água com vinagre branco no piso, nas bancadas e próximo às portas e janelas.

Cravo-da-índia

como acabar com formigas

Faça uma solução de água com cravo-da-índia e borrife nos locais de infestação. Outra dica é embeber os cravos no álcool e colocar nos cantinhos da cozinha.

Cascas de frutas cítricas

como acabar com formigas

As frutas cítricas também são boas formas de como acabar com formigas em casa.

Coloque cascas de limão ou laranja nos cantos da cozinha ou próximos ao açucareiro e o aroma irá afastá-las.

Também é possível passar suco de limão nas frestas, quinas e ao redor das janelas. Repasse a cada dois dias para reforçar o cheiro, já que a umidade e calor podem amenizá-lo.

Pimenta caiena

como acabar com formigas

Outro ingrediente prático que temos em casa é a pimenta caiena. Depois de limpar as passagens das formigas com água e detergente, coloque a pimenta em locais estratégicos. O cheiro forte fará com que elas desviem o caminho e não entrem em casa.

Não é indicado que você use a pimenta caso tenha filhos pequenos ou animais de estimação. Eles podem acabar ingerindo, encostando e passando as mãos (ou patas) nos olhos ou na boca.

Evite o uso de substâncias químicas e pesticidas

É muito importante reforçar que o uso de pesticidas e inseticidas não é recomendado. Esses produtos contêm substâncias tóxicas que fazem mal à saúde da sua família, seja pelo ar ou contaminando os alimentos na cozinha.

Além disso, essas toxinas ainda contaminam o solo e o lençol freático, dependendo do local onde forem aplicados e ao passar pelo ralo.

Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas do açucareiro;

E então, aprendeu como acabar com formigas em casa? Conte-nos se você também tem uma receitinha secreta!

Descubra como acabar com formigas e se livrar dessa praga rapidamente!
3.8 (76%) 10 votos
https://drlavatudo.com/blog/como-acabar-com-formigas/
Dr. Lava Tudo
como acabar com formigas 1

 

Confira nossos posts mais recentes:


  • Como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados!

  • Como tirar mancha de fruta: 7 dicas que fazem a diferença. Veja aqui!

  • Como tirar mancha de autobronzeador: guia prático, simples e completo!


  • desconto impermeabilização
    ebooks gratuitos de limpeza


    Você também pode gostar de: