Como acabar com percevejo do colchão? Descubra!

Última modificação em: 3 de agosto de 2021 Como acabar com percevejo do colchão? Descubra!

Uma infestação de percevejos pode rapidamente tomar conta do seu colchão e da sua casa e, embora não sejam perigosos, certamente são um grande incômodo.

Acordar com marcas vermelhas de coceira na pele pode ser um sinal de percevejos, mas há muitas outras pistas a serem observadas.

Hoje vamos falar sobre os sinais de percevejos e as melhores formas para acabar com eles.

Por isso, se você quer saber como acabar com percevejo do colchão, confira agora mesmo o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Aprenda como acabar com percevejo do colchão de uma vez por todas!

Aprenda como acabar com percevejo do colchão de uma vez por todas!

Os percevejos são insetos pequenos, ovais, acastanhados, que vivem do sangue de animais ou humanos.

Percevejos adultos têm corpos planos do tamanho de uma semente de maçã. Após a alimentação, no entanto, seus corpos incham e ficam com uma cor avermelhada.

É importante saber que os percevejos não voam, mas podem se mover rapidamente sobre pisos, paredes e tetos.

Percevejos fêmeas podem botar centenas de ovos, cada um dos quais tem o tamanho de uma partícula de poeira, ao longo da vida.

Percevejos imaturos trocam de pele cinco vezes antes de atingir a maturidade e requerem uma refeição de sangue antes de cada processo de mudança.

Em condições favoráveis, os insetos podem se desenvolver totalmente em apenas um mês e produzir três ou mais gerações por ano.

Eles não transmitem doenças infecciosas, embora sejam um grande incômodo. Continue a leitura e saiba mais sobre como acabar com percevejo do colchão!

Onde os percevejos se escondem?

Os percevejos podem entrar em sua casa sem serem detectados por meio de malas, roupas, colchões e sofás usados e outros itens.

Seus corpos achatados, da largura de um cartão de crédito, permitem que caibam em espaços minúsculos. Eles não têm ninhos como formigas ou abelhas, mas tendem a viver em grupos em esconderijos.

Seus esconderijos preferidos normalmente são colchões, molas, estruturas de camas e cabeceiras, onde têm fácil acesso para picar as pessoas durante à noite.

Com o tempo, no entanto, eles podem se espalhar pelo quarto, movendo-se para qualquer fenda ou local protegido. Eles também podem se espalhar para outros cômodos ou apartamentos próximos.

Quando os percevejos picam?

Os percevejos são ativos principalmente à noite e geralmente picam as pessoas enquanto elas dormem.

Eles se alimentam perfurando a pele e retirando o sangue por meio de um bico alongado.

Os insetos se alimentam de três a dez minutos para se sentirem satisfeitos e então rastejar para longe despercebidos.

A maioria das picadas de percevejos é indolor no início, mas depois se transforma em vergões que coçam.

Ao contrário das picadas de pulgas que ocorrem principalmente ao redor dos tornozelos, as picadas de percevejos ocorrem em qualquer área da pele exposta durante o sono.

Além disso, as picadas não têm uma mancha vermelha no centro, como as picadas de outros insetos.

Pessoas que não percebem que têm uma infestação de percevejos podem atribuir a coceira e vergões a outras causas, como pernilongos.

Por isso, para confirmar se as picadas são de percevejos, você deve encontrar e identificar os próprios insetos.

Quais são os sinais de infestação de percevejos?

Se você acordou com coceiras na pele que não tinha quando foi dormir, pode ter sido atacado pelos percevejos, principalmente se você comprou uma cama ou outro móvel usado na época em que as picadas começaram.

Outros sinais de que você pode estar lidando com uma infestação de percevejos incluem:

  • Manchas de sangue em seus lençóis ou fronhas;
  • Manchas escuras ou enferrujadas de excrementos de percevejos em lençóis e colchões, roupas de cama e paredes;
  • Manchas fecais, cascas de ovos ou peles de percevejos em áreas onde os percevejos se escondem;
  • Um odor desagradável de mofo das glândulas odoríferas dos insetos.

Se você suspeitar de uma infestação, remova todas as roupas de cama e verifique cuidadosamente se há sinais de insetos ou de seus excrementos.

Remova a proteção contra poeira da parte inferior das molas e examine as costuras na moldura de madeira. Retire o tecido onde está grampeado a moldura de madeira.

Além disso, verifique a área ao redor da cama, incluindo livros, rádios ou outros aparelhos eletrônicos, a borda do tapete e até mesmo as tomadas elétricas.

Verifique também o seu armário, porque os percevejos podem se prender às roupas. Se você não tiver certeza sobre os sinais de percevejos, chame um profissional de limpeza, que saberá o que procurar.

Se você encontrar sinais de infestação, inicie o processo para se livrar dos insetos e evitar seu retorno.

O que fazer se tiver uma infestação de percevejos?

Se você perceber que tem uma infestação de percevejos, não se desespere! Como dissemos, os percevejos podem ter entrado em sua casa vindos de colchões e móveis usados, bagagem, roupas e até mesmo animais de estimação.

Para iniciar o extermínio dos percevejos, remova itens como bichinhos de pelúcia, brinquedos, cobertores, eletrônicos e qualquer outro item que não seja um acessório permanente no quarto. Siga as dicas a seguir!

Lave as roupas e lençóis infestados de percevejos

O primeiro passo para se livrar dos percevejos do colchão é lavar sua roupa de cama, cobertores, fronhas, travesseiros, roupas e vestuários.

Observe as instruções de cuidados no rótulo e lave na temperatura mais alta que o item pode suportar.

Ao transferir os itens do quarto para o banheiro, use luvas de borracha e não use seu cesto de roupa normal, use um saco de lixo de plástico e jogue o saco no lixo fora quando você tiver transferido todos os itens.

Desmonte a armação da sua cama

Sem desmontar a estrutura da cama, os esforços para acabar com os percevejos do colchão ficarão incompletos.

Os percevejos podem se esconder nos menores lugares. Se a estrutura da cama puder ser desmontada, vale a pena dedicar um tempo para pesquisar cada centímetro para encontrar esconderijos.

Use uma lanterna e uma lupa para ajudá-lo a ver melhor. Uma base de colchão de molas não é imune aos insetos, então procure cada centímetro atrás do tecido.

Remova as gavetas da cômoda e armários

A mobília é um dos esconderijos preferidos para essas criaturas, por isso, remova todas as suas roupas das gavetas e armários da cômoda.

Retire todas as gavetas e afaste os móveis da parede, se puder. Lembre-se de sempre usar produtos para eliminar os percevejos em seus móveis também.

Limpe completamente o cômodo

Use uma escova dura nas áreas infestadas para desalojar os ovos e aspire os itens e todo o cômodo.

Certifique-se de conferir cada canto, cada rachadura na parede e cada fresta dos móveis.

Aspire mais de uma vez, descarte o saco do aspirador com cuidado e mantenha-o fora de casa, em uma garagem ou no jardim até que você tenha a chance de desinfetar o aspirador.

Faça uma limpeza profissional e impermeabilize o seu colchão

Embora limpar as áreas infestadas de percevejos seja útil para o controle dos insetos, eliminá-los geralmente requer tratamentos específicos.

Como tratar a cama e o colchão com inseticidas pode ser prejudicial à saúde, é importante usar produtos seguros nos quartos.

Neste caso, você pode tentar algumas soluções caseiras, como preparar o spray de vinagre!

O ácido acético, componente do vinagre, atinge o sistema nervoso central dos percevejos, tornando o produto nocivo aos insetos, mas seguro aos seres humanos e animais domésticos.

Borrife o vinagre branco diretamente sobre os percevejos e não deixe de aplicar também em áreas onde os insetos podem entrar com facilidade.

Algumas outras soluções caseiras também podem ser utilizadas, como o chá de nozes pretas e os óleos essenciais de alecrim, canela ou menta.

E se após exterminar os percevejos, o seu colchão ficou com resíduos dos insetos, conte com a ajuda de um especialista em limpeza profissional de colchões – uma higienização custa cerca de 10% de um colchão novo.

Além disso, após a dedetização, o ideal é contratar uma empresa de limpeza profissional para deixar o seu colchão higienizado e pronto para suas noites de sono.

Um profissional capacitado terá todas as ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa. Tudo o que precisa fazer é marcar o melhor horário para você e deixar que ele cuide do problema.

A Dr. Lava tudo é especialista em limpeza profissional de colchões, sofás e muitos outros tipos de estofados.

Todos os produtos utilizados são certificados pela ANVISA e garantem a eliminação de diversos microorganismos, como ácaros, fungos e bactérias.

Acesse agora mesmo o nosso site e agende o melhor horário para realizarmos o serviço!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Além disso, você também pode aproveitar para impermeabilizar o seu colchão. Ao realizar este procedimento você estará protegendo todo o tecido que reveste a peça por meio de uma resina e, consequentemente, facilitando a rotina de limpeza.

Livrar-se dos percevejos no colchão exigirá um pouco de tempo e paciência, a menos que você aproveite todas as dicas que compartilhamos com você!

Gostou de saber mais sobre como acabar com percevejo do colchão? Então não deixe de conferir agora como escolher a melhor empresa de limpeza de colchões e  sofás!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: