Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

[REVELADO] Como acabar com pulgas em CASA de uma vez!

Publicado em: quarta-feira, setembro 19, 2018como acabar com pulgas 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Quem tem um animal de estimação sabe que existe a possibilidade de em algum momento, pulgas surgirem. Quando isso ocorre, o desconforto pode ser duplo, acometendo tanto o seu pet, quanto você. Por isso, para te ajudar a evitar esse problema, separamos dicas de como acabar com as pulgas do ambiente. Confira!


Como identificar pulgas em cães e gatos?


Para identificar pulgas no seus cães ou gatos é possível notar se houve alguma alteração de  comportamento. O primeiro deles é a coceira. É fácil perceber que ele para tudo o que está fazendo para se coçar, principalmente na região do pescoço e costas, locais onde as pulgas costumam se concentrar. Ele também ficará inquieto e menos dócil. 


No entanto, para se certificar da presença de pulgas, procure no corpo do animal. Se você não encontrar as pulgas, que costumam se esconder na pelagem, verifique se há fezes na pele e no pelo, além da presença de pequenas mordidas.

como acabar com pulgas pelos


O que são as pulgas?

O que são as pulgas?


Sabia que existem cerca de 59 espécies diferentes de pulgas no Brasil? Não é à toa que elas insistem em invadir os lares brasileiros. Esses seres são conhecidos no meio científico como Ctenocephalides spp e podem pular até 300 vezes a sua própria altura!


O seu ciclo de vida está dividido em 4 estágios: ovo, larva, pupa e o animal adulto. Os ovos costumam ser postos em sofás, tecidos, carpetes ou tapetes, por exemplo. Na fase da pupa, a pulga eclode dos ovos e se mantém na forma de casulo. Já na fase adulta, saem para se alimentar e é nesse momento que atacam nossos animais de estimação.


As pulgas em humanos oferecem riscos para a saúde?


Quando há um animal vivendo dentro de casa é comum que as pulgas não se concentrem apenas nele, causando assim, uma infestação no ambiente. Isso pode acontecer nos locais onde o animal costuma passar mais tempo, como sofás, tapetes e até mesmo a cama dos danos.


Entretanto, as pulgas conseguem alcançar lugares para sua proliferação, como frestas de madeiras no piso, gavetas, armários de roupa de cama e batentes de porta, por exemplo. 


Quando isso ocorre, as chances de você também ter picadas de pulga são grandes. Geralmente acontece quando você está dormindo.


O perigo das pulgas está no fato de que elas podem causar várias doenças, como dermatites severas, além de verminoses, viroses e até mesmo anemia, caso consigam consumir seu sangue.


Por isso, é  importante descobrir o problema no começo para evitar a proliferação. Uma pulga fêmea consegue botar até 30 ovos por dia!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens



Qual o melhor veneno para matar pulgas no ambiente?


Antes de tentar essa alternativa, recomendamos aprender como acabar com pulgas dentro de casa por meio de receitas naturais. Se ainda assim o problema persistir, busque ajuda de um veterinário, que terá o conhecimento necessário para recomendar o melhor remédio.


Como eliminar pulgas de ambiente naturalmente?


Embora seja assustador lidar com a ideia da presença de pulgas, saiba que é fácil eliminá-las do ambiente de forma natural.


Como eliminar pulgas do ambiente externo


No ambiente externo as pulgas podem ser eliminadas com o uso de produtos específicos como álcool isopropílico ou querosene. basta espalhar com um pano diariamente que em até cinco dias elas terão morrido.


Como eliminar pulgas do ambiente interno


Já no ambiente interno, nossas dicas são:

  • Lave todas roupas de cama;
  • Lave também todas as suas roupas;
  • Aspire toda a casa;
  • Limpe sofás, colchões, tapetes e cortinas;
  • Passe pano em toda a casa e móveis.


Periodicidade de limpeza


Apenas limpar o ambiente não é o suficiente para eliminação das pulgas. A periodicidade também é importante.


Por isso, em momentos críticos, a recomendação é limpar a casa semanalmente para remover novos ovos que são colocados. Assim que o problema diminuir, a limpeza pode ser espaçada, sendo realizada a cada 15 dias ou semanalmente.


Faça do aspirador um grande aliado


Como falamos, é comum que as pulgas depositem seus ovos nos cantinhos mais escondidos e por todo o ambiente ou móveis, como sofás, carpetes, tapetes e diversos outros. Com aspirador, é possível remover esses ovos e ainda alcançar os lugares mais difíceis, como cantos ou brechas. Além dos ovos, é possível, inclusive, aspirar alguns dos insetos adultos também.


Como acabar com pulgas no cachorro e gato?

como acabar com pulgas


Além de limpar o ambiente, é preciso também acabar com as pulgas dos gatos e cachorros e as melhores formas de se fazer isso são:


1. Limpe bem o ambiente


A limpeza do ambiente de maneira correta, árdua e adequada é o primeiro passo para acabar com as pulgas do seus pets.


2. Dê banhos periódicos em seu animal


Manter a pelagem do seu animal limpa também é muito eficaz, uma vez que evita que as pulgas se proliferem neles e continue causando transtornos em casa.


3. Aplique o remédio certo


Cada animal é único, assim como cada remédio é igualmente único. Sendo assim, buscar ajuda profissional para saber qual remédio aplicar é fundamental para manter a saúde de seu pet e a limpeza de sua casa.


4. Utilize coleiras com repelente de pulgas e carrapatos


Tão importante quanto eliminar as pulgas, é evitar seu retorno! E isso pode ser garantido através do uso de coleiras com repelente de pulgas e carrapatos.


5. Lave a caminha do pet


Estima-se que apenas 5% das pulgas estão nos animais e 95% no ambiente. Se o seu animalzinho está com pulgas, imagine a quantidade que se abriga na caminha dele? Portanto, se deseja aprender como eliminar pulgas do ambiente naturalmente, faça a higiene periódica desse item também.


6. Leve ao veterinário


Se você já fez de tudo, mas as pulgas permanecem tirando a paz do seu amigão, leve-o para uma consulta ao veterinário. Em alguns casos é preciso fazer uso de medicação ou produtos específicos e ninguém melhor que esse profissional para recomendá-los.


Quais são os riscos de usar remédio caseiro para matar pulgas?


Seja no ambiente ou no próprio animal, a ineficácia da proteção contra pulgas e carrapatos é um dos principais riscos do uso de remédios caseiros para matar pulgas, uma vez que podem deixar o pet exposto à coceira e a diversos tipos de doença. Mas existem ainda outros riscos.


Pelo fato de serem aplicados diretamente na pelagem, boa parte dos remédios caseiros podem acabar sendo ingeridos pelo animais por meio de lambidas. Por isso, fique longe de receitas com ingredientes proibidos e tóxicos para cães e gatos, como é o caso do alho, por exemplo.


Até mesmo ingredientes que parecem inofensivos, também podem causar problemas gastrointestinais e reações alérgicas na pele dos pets. Por isso, atenção!


Remédio caseiro para pulgas: 10 dicas de como acabar com as pulgas de forma natural


Como sabemos que você se preocupa com o bem-estar de seus animais, separamos 9 dicas de remédios caseiros que não afetam seus pets, para acabar com as pulgas de forma natural.


1. Como acabar com as pulgas com vinagre?


Se você já acompanhou outras dicas de limpeza da Dr. Lava Tudo sabe que o vinagre pode te ajudar em várias tarefas domésticas, evitando o uso de produtos tóxicos e trazendo ótimos resultado. Para acabar com as pulgas usando vinagre você vai precisar de:

  • 1/2 litro de suco de limão;
  • Dois litros de água;
  • Quatro litros de vinagre;
  • Pulverizador


Comece aspirando sua casa com a potência máxima do aspirador de pó. Isso vale para cada canto, com atenção a frestas de madeira e cantos de janela. Coloque todos os ingredientes no spray ou pulverizador e passe a mistura em toda a casa, deixando agir por duas horas e aspire a casa novamente.


Dependendo do nível de infestação de pulgas, faça o processo todos os dias da semana. Essa mistura mata os ovos e larvas de pulga.


2. Como eliminar pulgas e carrapatos com bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio é mais um aliado contra pulgas e carrapatos. Para usar essa dica, você vai precisar de:

  • 1/2 copo (200 ml) de vinagre de maçã;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 2 ou 3 colheres (sopa) de água morna.


Basta misturar todos os ingredientes em um borrifador e aplicar sobre a pelagem do animal de estimação, principalmente em áreas mais quentes, como orelhas, pernas e pescoço que as pulgas morrerão.


3. Como acabar com pulgas no quintal com sal?


Assim que você identificar o foco de infestação de pulgas, é possível fazer utilizar o sal para combatê-las. O produto causa desidratação desses seres matando-as. Basta polvilhar o sal no local onde as pulgas estão vivendo, deixando agir de 12 a 48 horas. Em seguida, use um aspirador para retirar o sal e as pulgas mortas.


4. Como acabar com pulgas usando Vela

como acabar com pulgas


É possível utilizar uma vela para acabar com as pulgas fazendo uma armadilha.  Para isso, você vai precisar de detergente líquido, um recipiente e uma vela.


O passo a passo é o seguinte:

  • Coloque a vela dentro do recipiente e passe detergente líquido em seu entorno;
  • Posicione a armadilha próximo ao ambiente onde há infestação de pulgas.
  • Repita o processo por quatro noites.


As pulgas serão atraídas pela luz e ficarão presas no detergente.


5. Como acabar com pulgas usando Alecrim


Além de ser usado como tempero na hora de cozinhar, o alecrim também é poderoso quando o assunto é como acabar com pulgas. É possível utilizá-lo em suas várias versões, óleo, líquido e pó. 


Óleo de alecrim


Nesse modo, o alecrim serve como repelente e você pode adquirir ele já como óleo em lojas de essências e produtos naturais. Basta pingar gotas do óleo de alecrim no pescoço do seu pet, repetindo o processo até não ter mais pulgas. Os gatos costumam ter alergia dessa erva, portanto use apenas em cachorro.


Alecrim em pó


O alecrim em pó pode ser utilizado como repelente natural. Para isso é preciso:

  • Moer o alecrim até ficar bem fino;
  • Polvilhar por onde possa haver infestação de pulgas;
  • Deixar agir por seis horas;
  • Aspirar todos os lugares.


Alecrim como solução para spray


Separe ramos de alecrim, um litro de água, suco de seis limões espremidos e quatro gotas de óleo de gerânio.

  • Coloque a água para ferver;
  • Misture todos os ingredientes quando a água já estiver fervendo;
  • Deixe a mistura ficar concentrada de um dia para o outro. Para isso, deixe-a em uma tigela tampada;
  • Pela manhã, coe toda a mistura;
  • Deposite a mistura coada em um borrifador e passe por toda a casa, principalmente nos lugares onde há frestas e maior possibilidade de ter ovos de pulga.


6. Como eliminar pulgas com Frutas cítricas


Frutas cítricas são poderosas para eliminar pulgas, pelo simples fato delas odiarem essas frutas.


As formas de usar as frutas cítricas para eliminar pulgas são:

  • Esfregue o pelo do seu animal com laranjas, limão ou lima;
  • Coloque algumas rodelas de limão em 1 litro de água e ferva, desligando o fogão e deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, passe pelo corpo do animal, evitando olhos e focinho. Se observar reações, remova imediatamente, usando água;
  • Use essa mesma mistura e borrife pela casa, nos locais mais infestados.


7. Como eliminar pulgas com Levedura de cerveja


A levedura de cerveja é outra dica interessante. A vitamina B1 presente nesse produto funciona naturalmente como um repelente de parasitas. Dessa forma, basta esfregar um pouco dela sobre o pelo do seu pet, deixar por alguns dias e repetir semanalmente.


8. Como eliminar pulgas com Absinto e cedro


Absinto e cedro também são repelentes de pulgas. Para isso, basta fazer pequenos sachês dessas plantas e espalhar pelos ambientes da casa.


9. Como acabar com pulgas  usando Óleo de citronela


A citronela é mais do que conhecida como repelente de insetos. Por isso, basta espalhar esse conhecido óleo por todos os ambientes da casa.


10. Como acabar com pulgas no piso de madeira


Além do pelo dos nossos animais de estimação, o piso é outro habitat natural das pulgas. Sendo assim, também é necessário higienizá-lo para acabar ou pelo menos minimizar o problema. A primeira etapa desse processo é aspirar todo o piso. Assim já é possível eliminar algumas pulgas e seus ovos.


Em seguida, prepare uma mistura de vinagre e água. Misture bem os 2 produtos até que a solução fique uniforme e aplique por todo o piso. Finalize passando um pano seco para remover todo o excesso da mistura.


Depois de eliminar as pulgas de casa, que tal limpar completamente sofás, colchões, cortinas e tapetes para se certificar que está livre desse problema? Para isso, basta solicitar os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo!