Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como acabar com as traças com 5 métodos INFALÍVEIS

Publicado em: quinta-feira, setembro 13, 2018como acabar com traças

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Você está procurando aquele look do dia especial, uma roupa para trabalhar, um vestido para festa e quando vê: suas peças estão furadas por traças! Para acabar com esse problema e proteger suas roupas, hoje vamos mostrar como acabar com traças.


Entenda o que são esses bichinhos indesejáveis, como prevenir que apareçam e como eliminá-los de vez do seu armário ou closet.


O que são?


Afinal, o que são as traças? Antes de aprender como acabar com traças em casa, é importante entender do que se tratam.


Primeiro, é importante separar os dois tipos de traças que temos no Brasil. As chamadas traças-dos-livros são insetos que pertencem à ordem Zygentoma.

como acabar com traças zygentoma


Já as traças-das-roupas, são da ordem Lepidoptera, a fase larval das mariposas. Ou seja, antes de desenvolverem asas e se tornarem polinizadoras (mariposas adultas), essas larvas são conhecidas como traças.

como acabar com traças lepidoptera


O que acontece no seu armário e em outras partes de casa é que as mariposas fêmeas depositam mais ou menos 40 a 50 ovos por lá e morrem, em seguida. Esses ovinhos contêm uma secreção que gruda nas fibras dos tecidos. Quando nascem, as larvas partem para o ataque!


Onde vivem, de que se alimentam? O que atrai as traças?


As traças-dos-livros se alimentam de todas as substâncias que contêm amido. Ou seja, grãos, papel, pigmentos de tinta, seda, papéis de parede, lençóis, cortinas.


Já as traças-das-roupas se alimentam de queratina, que é uma proteína animal. Por isso, elas atacam as roupas de lã, couro natural, casimira, seda, etc.


É legal lembrar que as traças não digerem roupas com tecidos sintéticos, justamente por não serem de origem animal e não conterem queratina. Porém, qualquer roupa que não tenha sido bem lavada e tenha resíduos corporais impregnados (como escamas da pele, suor, urina, pelos), se tornam alvos das traças.


Os dois tipos de traça gostam muito de locais escuros e úmidos. É por isso que é muito comum encontrá-las em livros, armários, frestas, gavetas e documentos.


O que faz aparecer traças?


É justamente as fontes de alimento, contendo amido e queratina, que atraem esses insetos para dentro de casa. A umidade e ambientes escuros também são grandes abrigos para as traças. Isso é a principal razão que faz as traças aparecerem.


Como acabar com traças: plano de combate!


Agora vamos ao que interessa: como acabar com traças? Existem vários métodos naturais e caseiros para eliminá-las e são esses que vamos te ensinar.


Um detalhe importante é frisar que você não utilize naftalina. Essas bolinhas com odores são tóxicas ao ser humano e a exposição prolongada a essa substância química pode provocar doenças sérias.


Como se livrar de traças com vinagre


Sua casa parece estar infestada de traças, com buraquinhos nas roupas, cortinas e tapetes? Que tal fazer aquela limpeza geral nos armários?


Faça uma mistura de:

  • 250 ml de vinagre branco
  • 250 ml de água


Retire todas as roupas e passe a solução por todo o armário e piso com a ajuda de um pano limpo.


Aproveite para colocar a solução em um borrifador (spray). Ao colocar suas roupas de volta ao armário, borrife o vinagre com água pelas roupas para acabar com as traças.


A acidez do vinagre é capaz tanto de eliminar os insetos quanto evitar que eles apareçam novamente. Essa dica também é útil se quiser descobrir como eliminar traças no armário da cozinha.


Eliminador de traças com capim-limão


Outro método maravilhoso de como acabar com traças é colocar sachês aromáticos dentro das gavetas e dos armários.

como acabar com traças sache


O capim-limão, além de deixar aquele cheiro delicioso, afasta as traças. É só comprar folhas de capim-limão frescas, picá-las e colocar tudo dentro de sachês que permitam o aroma sair.


Como eliminar traças com cravo-da-Índia

Como eliminar traças com cravo-da-índia


O mesmo pode ser feito com cravo-da-Índia, que é ainda mais fácil de encontrar. Espalhe os sachês pelas gavetas, prateleiras e estantes e livre-se das traças.


Troque-os pelo menos uma vez por mês.


Como combater traças usando limão

Como combater traças usando limão


Uma ótima forma, também natural, é distribuir pelo armário cascas de limão secas. O cheiro afasta as traças tanto das roupas quanto dos papéis.


Lembre-se de trocá-las a cada duas semanas, já que perdem o cheiro e ainda podem apodrecer.


Espantar traças com cedro


O cedro também é uma ótima forma de espantar as traças. A madeira possui um odor que espanta as traças.


A madeira pode ser colocar em lascas dentro de sachês ou, ainda, você pode comprar cabides de cedro.


Como acabar com as traças definitivamente?


Os cravos-da-índia, aliados a outros produtos, podem ser ainda outra poderosa misturinha caseira contra traças. Veja como fazer essa dica:

  • Pegue cerca de 20 cravos, misture com água e deixe ferver por 5 minutos.
  • Acrescente um pouco de álcool e coloque em um borrifador.
  • Aplique nos locais que estiverem infestados.
  • Fique livre delas!


Como matar larvas de traça?


Uma pergunta bastante comum é: como matar larvas de traça? A resposta é muito simples.


Você vai precisar de frutas cítricas. Faça um suco da fruta e dilua em água. Passe a mistura para um borrifador e aplique no local desejado. Uma opção é deixar panos umedecidos na mistura nesses locais também.


O que é bom para acabar com traças na parede?


Traças são bichos de parede. Então aspire-as com certa frequência para remover as traças e seus ovos. Outra dica que facilita bastante a acabar com o problema é identificar áreas com umidade ou vazamentos na parede e repará-los.


Como acabar com traças no teto?


Como foi visto, traças adoram cantos escuros que tenham umidade. O teto de casas e apartamentos parecem locais perfeitos para elas habitarem, já que recebem pouca luz e costumam ser mais úmidos. E se você quiser despejá-las de lá, a solução é bem simples!


A primeira coisa a ser feita é limpar o local, remover poeira, detritos e umidade. Se for possível, você ainda pode contar com a ajuda de um aspirador de pó. Tome cuidado, especialmente se o teto for revestido por sanca ou gesso para não danificá-lo!


Durante a limpeza desses materiais, use espanador, vassoura ou um pincel, desde que estejam limpos e secos. Evite impactos ou movimentos muito bruscos, que podem causar estragos.


Como acabar com traças no colchão?


Nada pior do que acordar no meio da noite e dar de cara com uma traça bem em nosso colchão, não é mesmo? De hábitos noturnos, esses insetos podem ir parar na sua cama, justamente, para se alimentar de algodão e linho, presentes nos lençóis e colchão. Para evitar que isso aconteça, mantenha sempre a higiene em dia! Aspire sua cama e colchão com frequência e não se esqueça de trocar fronhas, lençóis, edredons e cobertas.


Como acabar com traças no piso de madeira?


Passe aspirador em tapetes, embaixo deles e em cantos no chão, principalmente, se sua casa tiver piso de madeira. Isso serve também para as traças de livros e de grãos.


Como prevenir esse indesejado inimigo?


Mas de nada adianta saber como acabar com traças se você não souber como prevenir o seu aparecimento. Afinal, você não quer ficar sempre tendo que lidar com esse problema, certo? Confira então nossas dicas e tenha sua casa sempre livre de traças.


1. Mantenha tapetes, colchões e sofás higienizados!

como acabar com traças sofa


Não é só dentro dos armários que as traças vivem. Elas são apaixonadas por qualquer tipo de tecido, seja as fibras dos tapetes, os colchões e sofás.


Por causa disso, é muito importante manter esses itens da sua casa higienizados. Mas nós sabemos que eles são mais difíceis de lavar durante a limpeza caseira.


Uma ótima alternativa é contar com a ajuda de uma empresa especializada, que fará a lavagem a seco (também chamada de semi seca) dos móveis e tapetes.


Além de deixar tudo com cara de novo, sem manchas e odores, o serviço de limpezas profissional é capaz de eliminar os focos de traças e ainda evitar que eles reapareçam. Isso porque utilizam produtos específicos, capazes de exterminar os insetos e microrganismos vivos.


Conheça os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo, que é a empresa pioneira no Brasil nesse segmento e veja como funciona.


2. Lave as roupas antes de guardar


Lavar as roupas periodicamente é uma ótima forma de como acabar com traças. Isso porque você pode até não estar vendo, mas é provável que traças tenham posto ovos nas fibras dos tecidos.


Ao lavar, você elimina os ovos e evita que as traças se desenvolvam no seu armário. Caso você tenha uma máquina secadora, indicamos utilizá-la também. O calor matará, de vez, os ovinhos.


Uma boa dica é guardar as roupas que você utiliza pouco – como casacos grossos, acessórios de inverno, bolsas e malas – em sacos plásticos ou caixas. Assim, você evita o contato das roupas com os insetos.


3. Mantenha armários bem arejados e iluminados

como acabar com traças armario


Como dissemos, as traças adoram um lugar quentinho, escuro e úmido para se proliferarem. Por isso, é importante manter seus armários e closets arejados e iluminados.


Abra as janelas do quarto e mantenha as portas do armário abertas de vez em quando, para fazer o ar circular lá dentro.


Confira também como tirar umidade da parede e evitar o mofo e traças nos armários.


4. Estenda suas roupas no Sol


Você já deve saber o quanto é importante estender as roupas no Sol de tempos em tempos. O calor ajuda a afastar os microrganismos nocivos à saúde e que danificam as peças.


Ao fazer isso, você se livra não só das traças, mas também de bactérias, ácaros e bolores que causam o mofo. É por causa deles que as alergias atacam no inverno.


Gostou das nossas dicas? Conte-nos nos comentários se você conseguiu se livrar das malditas traças!