Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como arrumar mesa de jantar? Veja as melhores dicas para usar na sua casa

Publicado em: quarta-feira, março 14, 2018como arrumar mesa de jantar

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Recebe muitas pessoas em casa ou quer sentir o prazer de comer à mesa posta? Se você quer sair da rotina mas não sabe como arrumar mesa de jantar, a Dr. Lava Tudo trouxe hoje as melhores dicas para inovar na arrumação da mesa e surpreender seus convidados!

 

Como arrumar mesa de jantar simples?

 

como arrumar mesa de jantar

 

Embora muitas famílias estejam abandonando o hábito de partilharem a refeição – em função da correria do dia a dia – dividir esse momento é uma prática saudável, que ajuda a estabelecer vínculos.

E para que seu almoço ou jantar fique ainda mais especial, detalhes como um segredinho no tempero ou saber como arrumar mesa de jantar são essenciais para destacar a importância desse ritual.

Veja como arrumar mesa de jantar simples e incrementar as refeições em família:

  • Cubra a mesa com uma toalha clara e limpa, com cumprimento terminando na altura dos joelhos. Se preferir, use jogos americanos para dar um ar de modernidade.
  • As opções do menu devem ser servidas em baixelas e travessas bonitas, de acordo com o cardápio escolhido.
  • Organize o espaço de cada convidado: prato centralizado, faca à direita (com as serras para dentro) e garfo à esquerda. O copo fica à direita, logo acima da faca, e o guardanapo de tecido dentro do prato. Logo acima do prato, posicione os utensílios da sobremesa.
  • Para servir a sobremesa, retire todos os utensílios e travessas utilizados durante o prato principal.

Como arrumar mesa de jantar para o Natal?

 

como arrumar mesa de jantar natal

 

O Natal é uma das datas mais importantes nos calendários de celebrações. Nesse dia, nos reunimos com os familiares e nada melhor que uma ceia variada, servida de maneira organizada, bonita e convidativa. Aprenda, agora, como arrumar mesa de jantar para o Natal:

  • Escolha qual será a cor principal da decoração e escolha todos os objetos combinando e alinhados ao clima natalino. Nessa data, é possível combinar vários elementos, como velas, arranjos e enfeites, deixando o clima mais afetivo e festivo.
  • Organize o espaço dos convidados, com as orientações do tópico anterior. Lembre-se de deixar talheres adequados à quantidade de pratos que serão servidos. Além disso, reserve uma taça para água e outra para vinho.
  • Como os enfeites e os pratos natalinos ocupam muito espaço, o ideal é que a mesa de jantar fique somente com os utensílios para a refeição. Use mesinhas de apoio para posicionar a refeição e as sobremesas.
  • Se o número de convidados for muito grande, prefira o serviço à americana: todos os pratos ficam em uma mesa de apoio e cada pessoa se serve individualmente. Nesse caso, as receitas devem ser mais simples e dispensar o uso de faca na hora de comer.

Confira dicas de decoração simples e baratas para o Natal.

 

Enfeites para a mesa de jantar

 

como arrumar mesa de jantar enfeite

 

Uma boa opção de como arrumar a mesa de jantar é apostar em enfeites e objetos de decoração. Eles devem ser posicionados ao centro da mesa, para não atrapalhar a refeição, e combinar com o restante da sala de jantar. Entre as opções disponíveis e fáceis de serem encontradas, estão:

  • Vasos de flores
  • Castiçais
  • Vasos de madeira
  • Objetos de vidro ou metal
  • Pequenas esculturas
  • Garrafas
  • Composição de vários objetos

Dicas de decoração para mesa de jantar

 

Para decorar sua mesa de jantar e arrumá-la de forma adequada em qualquer ocasião, as 3 dicas a seguir são essenciais para deixar esse momento mais agradável, seja um almoço em família ou um jantar mais formal.

 

1 – Antes de arrumar, defina o estilo de decoração

 

O primeiro passo é escolher as cores e os elementos que vão compor a arrumação da sua mesa. Lembre-se que cada cor traz um tipo de sensação diferente. O vermelho, por exemplo, pode ser associado ao Natal (quando combinado ao verde) ou a um momento romântico. Para evitar erros, aposte em tons claros, como branco ou bege e apenas alguns pontos de cor.

 

2 –Escolha a louça apropriada

 

Os utensílios em que os pratos serão dispostos e servidos devem ser escolhidos de acordo com o cardápio. Uma sopa pede louças mais fundas e arredondadas. Já o menu principal, como as carnes, pode ser servido em pratos rasos.

O modelo também deve ser pensado para combinar com a refeição. As louças de porcelana branca são mais sofisticadas e elegantes, enquanto os pratos de vidro combinam melhor no dia a dia.

 

3 – Decore com bom gosto e bom senso

 

Escolha um dos itens de decoração já citados nesse artigo, como as velas ou os vasos de flores, lembrando sempre de optar por aqueles que caibam na sua mesa sem atrapalhar os convidados.

Dito isso, seja moderado e não exagere na quantidade de elementos.

 

Como arrumar mesa de jantar romântico?

 

como arrumar mesa de jantar romantico

 

E se você é uma eterna apaixonada, por fim, trouxemos orientações sobre como arrumar mesa de jantar romântico. Seja para o dia dos namorados, uma data especial, aniversário de relacionamento ou até um pedido de casamento.

  • Planeje com antecedência, o cardápio. Ele vai definir toda a arrumação. Opte por pratos mais leves.
  • Escolha elementos decorativos românticos, como velas e flores e dê preferência às cores quentes.
  • Organize a mesa com a quantidade de pratos e talheres necessários para deliciar todo o cardápio, lembrando de separar uma taça para cada bebida.
  • Uma alternativa mais prática é servir fondue de queijos ou chocolates, especialmente em estações mais amenas, deixando todos os ingredientes à mesa.

 

Gostou das nossas dicas, mas está atarefada com a organização doméstica e sem tempo para aplicar essas novidades no seu dia a dia? Conheça os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo.

Temos um portfólio completo de soluções de higiene para facilitar sua rotina e te deixar com mais tempo para aproveitar os bons momentos da vida!