Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como desentupir pia: saiba as melhores técnicas

Publicado em: terça-feira, janeiro 16, 2018como desentupir pia

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quer saber como desentupir pia? Quer entender o porquê sua pia vive entupida? Veja aqui os principais motivos da sua pia entupir e as melhores receitas para você mesmo desentupi-la em casa!

Qualquer pessoa sabe o quão desagradável é lidar no dia-a-dia com uma pia entupida, seja ela pia da cozinha ou do banheiro. Além de não ser nada higiênico, uma pia entupida causa desconforto e muito estresse para os moradores da casa.

5 motivos que entopem as pias e como desentupir pia | Dr. Lava Tudo

 

Constantemente as pessoas enfrentam uma pia entupida em casa, quem não passou por isso, certamente um dia passará.

O entupimento de uma pia ocorre pelo fato de cair certos detrimentos no ralo. Para que você não sofra com esse acontecimento, a Dr. Lava Tudo listou alguns dos hábitos que você pode estar praticando, e que consequentemente entope a pia.

1. Atente-se com o que é jogado no ralo

 

É claro que o motivo de pia entupida pode ser técnico, como o encanamento, mas a causa mais comum costuma ser o descuido,  jogar coisas ralo abaixo.

Sempre que for lavar um prato o ideal é retirar a sujeira primeiro com um papel toalha, dessa forma nenhum resto de comida cairá no ralo da pia, podendo, futuramente, gerar um entupimento.

Para evitar esse tipo de situação, use o protetor de pia. Desse modo, se restar alguma sujeira dos pratos e panelas, elas não irão cair diretamente no ralo da pia, podendo ser facilmente retirada e jogada fora.

 

2. Muito cuidado com borra de café

 

Para  muitas pessoas, virou costume, ou apenas um gosto, coar café em coador de pano.  Tem o lado ecológico, de ser reaproveitado várias vezes, porém esqueça o hábito de jogar a borra de café (restos do pó) no ralo.

Apesar de parecer uma coisa inofensível e muito pequena, a borra de café é um dos principais fatores para entupir a pia.

 

3. Muito cuidado com o cabelo

 

como desentupir pia de banheiro

Esse é um aviso mais para a pia do banheiro. Se você tem o costume de pentear os cabelos na pia do banheiro, ou até de se barbear, tome muito cuidado com os fios e os pelos.

Eles agarram naquela grade que tem no ralo da pia, interrompendo a passagem de água. Para prevenir, pegue o máximo de cabelos e pelos que caírem na pia e o descarte de forma correta em um lixo.

O mesmo serve para quando for lavar o cabelo durante o banho, nunca deixe cabelo no ralo do box.

 

 

4. Pia não é lixeira

 

Aprenda uma coisa, pia não é lixeira. Muitas pessoas adoram descartar tudo quanto é lixo na pia de sua cozinha e banheiro.

Itens como algodão, papel, casca de ovo e restos de comida são os piores inimigos de um ralo de pia.

Além de entupir a sua pia, esses restos de resíduos alimentares e outros, facilitam a procriação de bactérias no ralo, não sendo saudável e higiênico para a sua família.

 

5. Descarte a gordura de forma correta

 

lavando louça na pia

Nunca, jamais em toda a sua vida, descarte óleo, gordura e outras substâncias oleosas na sua pia.

Sabe-se que é muito comum no dia-a-dia, no ato de lavar a louça, despejar uma grande quantidade de óleo e gordura ralo abaixo. Quando você faz isso, a gordura vai se acumulando nas paredes da tubulação da sua pia, causando o famoso entupimento.

Por isso, descarte o óleo de maneira correta, saiba que existem pessoas que reutilizam esse óleo para fazer diversas outras coisas.

 

Como desentupir pia | Melhores dicas da Dr. Lava Tudo

 

desentupir pia

 

Pia entupida é um estresse para toda a família. O pior é que ela não entope de uma só vez, quando você percebe a água começa a acumular e não está escorrendo como deveria, lhe causando uma baita dor de cabeça. Como o ditado já diz: “é melhor prevenir do que remediar””!

Se a sua pia já está entupida, não se apavore, a Dr. Lava Tudo trouxe as melhores receitinhas caseiras de como desentupir pia você mesmo!

 

Receita 1 – Água e detergente

 

Já é de conhecimento popular que o detergente é um ótimo desengordurante. Então por qual motivo não usá-lo sozinho? O que acontece é que o detergente é ótimo para tirar gorduras que estão mais líquidas, ou seja, as gorduras das paredes do seu ralo estão mais endurecidas por conta do tempo.

A dica infalível é usar detergente juntamente com água morna.

 

Receita 2 – Vinagre e bicarbonato

 

Essa é uma receita bem simples de como desentupir pia em casa. Você vai precisar de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre;
  • água quente.

Coloque a xícara de bicarbonato de sódio na pia entupida, depois adicione o meio copo de vinagre e deixe acontecer a reação. Logo em seguida adicione a água quente, espere uns 15 minutos e a sua pia estará desentupida.

 

Receita 3 – Sal

 

Esse na verdade é um truque que muitos ainda não conhecem! É muito simples, basta colocar bastante sal no ralo da pia que está entupida.

Depois, ferva a água e acrescente essa água fervente ralo abaixo.  Enquanto a água está descendo cano abaixo, feche o ralo com um pano ou com aquelas tampinhas de ralo, dessa forma irá ocorrer uma pressão facilitando o processo.