Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como desentupir ralo de banheiro: 6 dicas Práticas e RÁPIDAS

Publicado em: quarta-feira, julho 25, 2018Como desentupir ralo de banheiro 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Quando o ralo do banheiro entope, é comum que você busque produtos químicos potentes que existem no mercado, ou até mesmo chame uma desentupidora. Mas, há soluções simples e caseiras que podem te ajudar a resolver esse problema. A Dr. Lava Tudo separou seis dicas práticas para que você saiba como desentupir ralo de banheiro. Continue a leitura e descubra!


As principais causas do entupimento


Como desentupir ralo de banheiro


Por mais que você invente maneiras sobre como desentupir ralo de banheiro, ele sempre acaba entupindo de novo. Mas, você já se perguntou por que acontece isso? Na cozinha o motivo são restos de alimento, o que é mais fácil de controlar. Já no banheiro, os problemas são outros.


A principal causa de entupimento de ralo no banheiro são os cabelos, principalmente os longos. Os pelos já caem normalmente, mas durante o banho, em que são friccionados, a quantidade que desce pelo ralo é muito maior.


Dessa maneira, os tufos vão se acumulando dentro do ralo, formando um emaranhado de cabelo que impede a água de passar.


Geralmente, a pessoa não tem ideia que isso está acontecendo, por mais que apanhe pós banho os pelos que ficaram na superfície, muitos já se aglomeraram no interior. É por isso que de repente a drenagem da água diminui, o ralo está entupido e não há mais escoamento.


Gordura


Outra grande causa do entupimento do ralo, acredite ou não, é o sabão. Você o utiliza todos os dias para se livrar da sujeira cotidiana e mal sabe que ele pode fazer com que seu ralo fique entupido.


Isso acontece porque o sabão nada mais é que gordura e gera muita espuma. Portanto, quando está no ralo, essa espuma pode aumentar, devido ao alto teor de minerais na água e o resultado é impedir que a água passe.


Em ambos os casos, não há muito o que pode ser feito para evitar além de tentar minimizar a quantidade de cabelo que possa escoar. Por isso, em alguns momentos da sua vivência em sua casa, é possível que você vá passar por entupimentos. Melhor ter na manga algumas dicas sobre como desentupir ralo de banheiro, certo?!


1. Desentupir ralo de banheiro com bicarbonato


Uma das maneiras de como desentupir ralo de banheiro é utilizar o bicarbonato. Esse é um ingrediente encontrado em casa e que tem múltiplas funções. Ele pode ser usado como fermento para o bolo, com o intuito de fazê-lo crescer, ou ainda para branquear os dentes, se livrar de fungos nas unhas, tratar de picadas ou queimaduras, etc.


Cada dia se descobre uma nova utilidade para o bicarbonato e entre elas está a possibilidade de desentupir seu ralo. Para isso, basta fazer uma mistura bem prática.


Materiais necessários

  • Um copo cheio de bicarbonato de sódio;
  • Meio copo de vinagre;
  • Água quente;
  • Um pano que possa abafar o ralo.


Passo a passo

  1. Despeje todo o bicarbonato de sódio no ralo que está entupido.
  2. Em seguida, coloque o vinagre no mesmo local.
  3. Tampe o ralo com o pano, abafando a região.
  4. Deixe agir por cerca de meia hora.
  5. Após completar o período de espera, jogue a água quente pelo ralo. Ela vai contribuir no processo de dissolver o que quer que esteja na tubulação e tirar a mistura de bicarbonato e vinagre.


Caso não tenha desentupido por completo, você pode repetir a operação.


2. Como usar a soda cáustica para desentupir o ralo?


Outra opção para solucionar o problema sobre como desentupir ralo de banheiro é utilizar a soda cáustica, que pode ser adquirida em um supermercado ou em lojas de materiais de construção.


É importante ressaltar que a soda cáustica é um produto químico abrasivo, por isso, o ideal é que você utilize luvas de borracha para sua proteção durante todo o processo. Combinado?


Materiais necessários

  • De 50 a 150 gramas de soda cáustica
  • De um a dois litros de água fervente


Passo a passo

  1. Deposite a quantidade de soda cáustica separada diretamente no cano. Caso o entupimento seja simples, utilize a menor quantidade indicada. Caso seja mais grave, utilize o máximo (150 gramas).
  2. Deixe que a soda cáustica aja por alguns minutos, entre 10 e 20 minutos, dependendo do grau do entupimento.
  3. Após deixar o produto agir, deposite a água quente diretamente no ralo.
  4. Verifique se o ralo foi desobstruído jogando mais água quente. Se tiver funcionado, a água vai descer normalmente.
  5. Caso continue com um pouco do entupimento, espere um pouco e repita todo o processo.


3. Desentupir ralo de banheiro com vinagre

Como desentupir ralo de banheiro


Além de ser um ingrediente importante na cozinha – desde tirar microrganismos das frutas e legumes que você compra no supermercado até no preparo dos alimentos – o vinagre também é um grande aliado na limpeza da sua casa.


Com ele é possível limpar alumínio, tirar a gordura das superfícies, tirar mau cheiro, limpar piso encardido e até tirar mofos e fungos das suas paredes. Sim! O vinagre é versátil e ele pode te ajudar também quando o assunto é como desentupir ralo de banheiro!


Só seguir o passo a passo:


Materiais necessários

  • Uma xícara de sal;
  • Uma xícara de vinagre;
  • Meia xícara de suco de limão;
  • Água quente;
  • Um pano para abafar o ralo;
  • Uma tigela para fazer a mistura.


Passo a passo

  1. Seque a água que saiu do ralo do seu banheiro antes de iniciar o processo.
  2. Na tigela escolhida, junte o sal e o vinagre, mexendo aos poucos. É importante mexer até que o sal tenha absorvido todo o vinagre, fazendo com que a mistura fique homogênea.
  3. Quando a solução estiver uniforme, acrescente o suco de limão. A acidez do limão contribuirá para desentupir mais rápido.
  4. Remova a tampa do ralo.
  5. Despeje a mistura dentro dele.
  6. Cubra o ralo com o pano e a tampa para que a mistura tenha melhor resultado.
  7. Aguarde 20 minutos para a absorção completa da mistura. Se o ralo estiver muito entupido, aguarde 30 minutos.
  8. Despeje a água quente, de preferência fervente, diretamente no ralo. Faça isso com cautela para não respingar diretamente em você.
  9. Caso necessário, repita a operação.


Pronto, agora você já sabe como desentupir ralo de banheiro usando vinagre!


4. Desentupir ralo de banheiro com coca cola


Você pode até não acreditar, mas a Coca Cola pode ser outra opção caseira para desentupir o ralo da sua casa!


Despeje 2 litros da bebida pelo ralo e tampe-o imediatamente. O gás presente na Coca Cola vai ajudar a “empurrar” a causa do entupimento. Finalize jogando um pouco de água quente, para terminar de remover o que estiver no encanamento.


5. Como desentupir ralo de banheiro com garrafa PET


Para essa dica funcionar, primeiro tampe o ralo da pia para que o ar não escape por lá e você perca pressão. Agora, encha uma garrafa PET com água e despeje no ralo, fazendo força com as mãos. Repita esse processo se necessário.


6. Desentupindo ralo de banheiro com arame


O arame também pode ser uma ferramenta muito útil para desobstruir o ralo. Na sua falta, use um cabide de arame para ter o mesmo resultado.


Destampe o ralo e introduza uma das pontas lá dentro. Retire cabelos que estiverem no encanamento e faça movimentos para desobstruí-lo. Ao final, despeje um pouco de água e veja se está escoando.


A Dr. Lava Tudo quer ajudar para que sua casa esteja sempre limpa e impecável. Conheça os serviços de limpeza e facilite o seu dia a dia!