Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como dormir bem: seu colchão pode influenciar seu sono!

Publicado em: sexta-feira, julho 20, 2018como dormir bem

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você anda tendo problemas com seu sono e se perguntando como dormir bem? Pois saiba que noites mal dormidas podem afetar sua saúde e que seu colchão pode estar diretamente ligado ao fato de não conseguir ter noites tranquilas.

Continue a leitura e descubra como dormir bem, escolhendo o colchão ideal e mantendo-o em bom estado!

A importância do sono de qualidade para a saúde

O sono está associado ao descanso. Nada melhor do que depois de um longo dia poder deitar em sua cama e ter um sono tranquilo, não é mesmo? Mas, a importância do sono para a saúde vai além de restaurar sua energia. Por isso é fundamental descobrir como dormir bem.

O sono está diretamente relacionado ao metabolismo. Quem dorme mal, acaba com consequências na saúde que podem variar de curto a longo prazo. Alguns exemplos? Dormir pouco pode acarretar em cansaço e estar mais predisposto a ter obesidade, infecções, diabetes, hipertensão e envelhecimento precoce.

Paralelo a esse quadro, quem dorme bem tem melhor coordenação motora, raciocínio mais rápido e claro, menos estresse e bom humor.

Alguns hormônios importantes são produzidos enquanto se está dormindo. Como é o caso da insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, e a leptina, responsável pela saciedade.

Em casos mais graves, quem não sabe como dormir bem pode ter apneia obstrutiva do sono. Isso significa que pode ter paradas respiratórias ao longo da noite e ter consequência piores para saúde, parecidas com quem sofre de pressão alta.

O sono afeta crianças também

como dormir bem

Quando você era criança, provavelmente ouviu seus pais te mandarem ir dormir com a desculpa que se não dormisse, você não iria crescer, certo? Saiba que isso não era exatamente uma desculpa.

A verdade é que o crescimento acontece enquanto se está dormindo. Por isso é tão importante que crianças e adolescentes saibam como dormir bem e tenham boas noites de sono.


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

Durante a infância, o hormônio do crescimento é liberado quando o organismo está mais lento, ou seja, quando se está dormindo. Na fase adulta, esse hormônio continua a ser liberado, mas está ligado ao vigor físico, além da reconstrução muscular.

De maneira geral, é recomendado que um adulto durma de 7 a 8 horas por noite. No entanto, as crianças, por precisarem mais desse momento para seu desenvolvimento, podem dormir até 11 horas. Claro que, com o passar dos anos, a pessoa descobre como dormir bem e o tempo necessário para saciar seu organismo.

Como dormir bem: a escolha do colchão adequado

Em alguns casos, saber como dormir bem não passa da influência do seu colchão. Pode ser porque ele não se encontra em bom estado ou apenas porque você escolheu o colchão errado. O tamanho, densidade e material do colchão podem estar diretamente relacionados ao seu sono, ou falta dele.

Por isso, aqui vão algumas dicas para que você escolha o colchão ideal:

  1. Opte por um colchão que não seja tão mole. Se a espuma for muito mole, ela não irá sustentar sua coluna, o colchão irá se deformar e você pode ter dores e problemas na postura.
  2. Teste o colchão antes comprá-lo e verifique qual é o mais confortável para você, se um de mola, espuma ou viscoelástico.
  3. Veja se, após pressionado, o colchão volta ao seu estado original.
  4. Certifique-se que, ao deitar, o corpo está bem acomodado, principalmente o quadril e ombros.
  5. Colchão de casal deve ser mais firme que de solteiro. Isso porque o peso da outra pessoa pode interferir no seu conforto.
  6. Escolha o colchão antes de comprar a cama. O colchão ideal para você pode ser maior ou menor que o esperado e isso influenciará no tamanho da cama.
  7. Considere seu peso antes de escolher a densidade do colchão. Quem está dentro do peso ideal, considerando seu índice de massa corporal (IMC), deve adquirir um colchão menos denso, enquanto quem estiver fora, um mais denso.
  8. Se você tem históricos de alergias respiratórias, prefira um colchão que tenha tecido antimicrobiano e com enchimento biodegradável.

Quando trocar o colchão

Seu colchão não vai durar para sempre. Como todo produto, ele também tem prazo de validade. Cada tipo adquirido tem uma duração limite. Mas, de modo geral, os colchões de espuma tendem a durar até oito anos. Já os de mola, podem continuar bons até 15 anos.

No entanto, o modo de conservação pode influenciar nesse tempo de qualidade do seu colchão. Por isso, mantê-lo limpo e ter os cuidados certos, faz toda a diferença.

Como um colchão limpo influencia a qualidade do sono?

como dormir bem

Muitas pessoas se preocupam em manter as roupas de cama sempre limpas e cheirosas, o que provoca um bem estar na hora de dormir. Mas, os cuidados com o colchão são igualmente importantes quando o assunto é como dormir bem.

Em primeiro lugar, o estado de conservação do seu colchão vai afetar suas qualidades originais. Ou seja, todo o cuidado que você teve para escolher o colchão ideal vai por água abaixo se você não cuidar dele. A espuma fica afetada e sua postura também.

Além disso, seu colchão deve estar limpo para evitar poeira, ácaros, fungos e mofos. Esses são os principais causadores de crises alérgicas e para quem se preocupa em como dormir bem, eles podem realmente tirar seu sono. Isso porque você pode ir dormir bem e aparentemente saudável e acordar com uma crise, obstrução das vias respiratórias, tosses e espirros.

Caso você tenha animais de estimação, o acúmulo de pelos em sua cama também pode te prejudicar com alergias. Assim como as crianças, eles também podem fazer xixi na cama, o que, além do odor, também pode acarretar em mofo e múltiplas bactérias e micro-organismos no lugar onde você vai dormir.

Importância da higienização especializada

Por mais que você cuide bem do seu colchão, periodicamente ele vai precisar de um cuidado especializado e profissional. Isso porque as limpezas e cuidados que você faz, estão ligados apenas ao que se vê, focando na superfície do seu colchão.

Uma higienização especializada é mais profunda, limpando também a espuma e não apenas o tecido que se encontra por fora.

Ao contar com uma empresa profissional para limpar seu colchão, você tem a garantia de que os ácaros foram devidamente tirados. Para se ter uma ideia, depois de dois anos, o colchão que nunca passou por uma limpeza pesada pode ter mais de três milhões de ácaros e 10% do seu peso é de ácaros mortos e seus excrementos.

Além disso, a forma como os produtos são aplicados, a maneira como a limpeza é feita e a secagem facilitada, você evita a formação de fungos e mofos.

Assim fica muito mais fácil quando o assunto é como dormir bem!

A Dr. Lava Tudo garante boas noites de sono!

Se você ainda se pergunta como dormir bem e quer garantir que toda a sua família tenha boas noites de sono, saiba que pode contar com a Dr. Lava Tudo. Com os serviços de limpeza oferecidos, você consegue manter o seu colchão como novo.

O processo de limpeza oferecido pela Dr. Lava Tudo é referência no mercado, isso significa que você conta com os melhores produtos, equipamentos e técnicos profissionais. Isso vai garantir que, além de ele estar sem manchas, também estará livre de ácaros, fungos e mofos.

A consequência disso é a redução de insônias, doenças respiratórias e potencializar seu sono de qualidade.

Faça um orçamento, agende a limpeza do seu colchão e tenha a certeza de uma noite de sono tranquila!