Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Publicado em: quinta-feira, setembro 6, 2018como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você deve concordar que ter cachorrinhos na família é uma das melhores coisas da vida. Tanto que 44,3% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro. Porém, principalmente quando são filhotes, é muito comum fazerem urina e fezes pela casa. E aí o animal de estimação se torna um transtorno no dia a dia. Mas como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Existem algumas técnicas ensinadas por adestradores e veterinários para garantir que isso aconteça. Confira a seleção da Dr. Lava Tudo e não tenha mais esse problema com seu pet!

Por que ele faz isso?

Nas primeiras semanas de vida, quando ainda é um filhote, os veterinários explicam que os cachorros ainda não possuem controle para segurar o xixi. E aí acabam fazendo no local em que estiverem.

Quando mais velhos, existem vários motivos pelos quais os cães fazem as necessidades no lugar errado. Muitos fazem quando se veem em situações de medo e insegurança, para chamar a atenção do tutor, quando sentem falta do tutor e querem “marcar território”.

Ou mesmo porque nunca foram ensinados que existe um local ideal.

Algumas dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Para todos os casos, existem formas para resolver o problema. Então, como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

1.      Separe um local para isso

como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

A primeira dica é determinar um espaço para que ele saiba que sempre que quiser urinar ou defecar, deve ir ali. Coloque jornais no chão ou o tapete higiênico e ensine-o a sempre utilizar esse local.

Se você tem um cachorro no apartamento, encontrar um lugar para as necessidades pode ser um desafio maior. Afinal, você não quer que o cheiro invada o ambiente e nem que seja difícil limpar.

A dica aqui é encontrar um espaço na varanda ou na área de lavanderia – são mais afastadas, abertas e fáceis de higienizar.

Muitas pessoas optam pela cozinha, que é uma área fácil de limpar, em geral. Porém associar as fezes do animal, repletas de bactérias, ao local onde sua família prepara os alimentos pode não ser a melhor ideia.

Agora, se você mora em casa e tem um jardim ou uma varanda maior, uma boa dica é ter uma casinha de cachorro. Nesse caso, você estará delimitando onde ele poderá dormir e se alimentar.

Crie o local para necessidades afastado da casinha. Assim como os gatos, que precisam da sua caixa de areia, cães não gostam de se alimentar perto de onde fazem as necessidades, justamente por causa do cheiro. Assim, ele entenderá que tem um local certo para cada atividade.

2.      Alimente-o no mesmo horário

como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Uma das melhores formas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, é criar uma rotina.

Alimente-o sempre nos mesmos horários e com as mesmas proporções de comida. Ao fazer isso, o organismo do cachorro terá a tendência de seguir um ciclo e, assim, ele será condicionado a fazer as necessidades nos mesmos horários.

3.      Leve-o para passear

Uma boa dica é levar o cachorro para passear, agora que você já sabe mais ou menos o horário que ele fará as necessidades.

Tirá-lo de casa estimula que ele faça as necessidades fora do espaço que ele vive e se alimenta.

Não se esqueça de ser um bom cidadão e levar um saco plástico para recolher as fezes da rua. Se preferir, leve uma pazinha para ajudar na coleta.

4.      Dê petiscos!

Depois que você delimitou o local próprio para as necessidades (dica 1), é importante fazer com que o cachorro entenda que ali é o espaço ideal.

Para isso, crie um ambiente de alegria e amor depois que ele fizer no local correto. Abrace-o, faça carinho e dê até petiscos. Assim, ele associa que está fazendo a coisa certa e irá tentar te agradar.

Quer aprender melhor como adestrar um cachorro? Confira 4 dicas incríveis no link!

Os benefícios de um cachorro educado

Saber como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo é vantajoso tanto para ele, quanto para você e para sua casa.

Além de ser uma ótima forma de adestramento, quando o cachorro entende que você é o líder, são vários os benefícios, confira:

Sofás e tapetes limpos

como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Os tapetes e sofás são os locais preferidos dos cachorros para fazer suas necessidades. Isso porque as fibras do estofado ou do tapete se assemelham à grama ou ao solo na natureza.

Nesses locais, ao fazer xixi, por exemplo, a urina vai ser absorvida pelas fibras, o que faz com que o cachorro entenda que ela desapareceu. Lembre-se que eles não gostam de ver suas necessidades por aí. Além disso, as fibras também fazem com que a urina não respingue no cachorro – coisa que eles detestam!

Por isso, saber como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo evita que eles recorram aos estofados, carpetes e tapetes e deixem tudo manchado.

Seu animal de estimação urinou no local errado? Veja como tirar cheiro de xixi de cachorro.

Evitar contaminação do ambiente

As necessidades do cachorro, assim como de todos os animais, são repletas de bactérias. Esses microrganismos fazem mal à nossa saúde, causando doenças como diarreia, por exemplo.

Assim, ensinar o animal a fazer as necessidades no local certo evita que os móveis da casa e os ambientes em geral sejam contaminados.

Facilidade na limpeza

Ao concentrar as necessidades no mesmo local, fica mais fácil para você higienizar o ambiente contaminado. Você limpa tudo rapidinho, elimina as bactérias e o odor da urina e das fezes.

Uma boa dica é colocar jornais no ambiente escolhido. Assim, é só jogar os papéis no lixo e passar um pano com álcool no piso.

Optar por fazer da varanda ou lavanderia como “banheirinho” para o cachorro é benéfico justamente porque esses locais, em geral, são revestidos com pedras frias, sem porosidade e fáceis de limpar.

Entretanto, se o seu cachorro ainda não aprendeu a fazer as necessidades no lugar certo e fez xixi por todo lado, não se preocupe.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza para remover as manchas pela casa e os maus odores.