» Como fazer sabão em pó: lavando mais, gastando menos

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Como fazer sabão em pó: lavando mais, gastando menos

Publicado em: sexta-feira, agosto 31, 2018Como fazer sabão em pó caseiro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


 

Já pensou em formas de gastar menos com as contas de casa, mas não sabe bem como? E se te contarmos que é possível economizar fazendo seus próprios produtos de limpeza e, de quebra, você ainda ajuda o meio ambiente? Aprenda hoje com a Dr. Lava Tudo como fazer sabão em pó caseiro.

 

E a vantagem da receita de sabão em pó caseiro que vamos te ensinar é que ela pode se tornar tanto sabão em barra quanto em pó. Só não será tão útil se você quer saber como fazer sabão em pó caseiro liquido. Quer produto mais versátil que esse? Mas, lembre-se que esse é um produto que deve ser utilizado apenas na limpeza caseira. Não use o sabão para higiene pessoal, combinado?

 

Então vamos lá!

 

Sabão em pó caseiro funciona?

 

como fazer sabão em pó

 

Muitas pessoas desconfiam da eficácia dos produtos caseiros. Afinal, não queremos ter trabalho de produzir algo que não trará bons resultados, certo?

 

Mas o sabão em pó caseiro natural é tão eficaz quanto os industrializados, já que utiliza componentes que higienizam profundamente e eliminam as impurezas.

 

A união entre os ingredientes cria uma fórmula capaz de remover manchas, odores e microrganismos nocivos à saúde – como bactérias, ácaros e fungos.

 

Além disso, vamos mostrar as melhores formas de conservação para evitar que elas escureçam rapidamente. Confira:

 

Como fazer sabão em pó para lavar roupas: lave mais e pague menos!

 

Saber como fazer sabão em pó caseiro é uma ótima forma de economizar em casa. O produto rende muitas lavagens de roupas e custa baratinho para produzir. Afinal, a maioria dos ingredientes utilizados você já encontra em casa.

 

Você deve conhecer o ditado que diz que “de grão em grão a galinha enche o papo”. Economizando um pouquinho a cada compra de supermercado, retirando a necessidade de comprar sabão em pó, no fim do ano essa economia será substancial.

 

Se você ficar craque em como fazer sabão em pó, ainda pode começar a vender o produto para os amigos e complementar a renda de casa.

 

Aprenda também a fazer seu próprio limpa vidro caseiro e economize ainda mais.

 

Roupas perfumadas e meio ambiente limpo!

 

O sabão em pó que compramos no supermercado é repleto de conservantes e toxinas que são prejudiciais tanto à sua saúde quanto ao meio ambiente. Ao vazar pelo ralo ou pela saída da máquina de lavar roupas, essas toxinas contaminam o lençol freático, podendo chegar ao solo e contaminar a alimentação de animais na natureza.

 

O sabão que vamos ensinar hoje é biodegradável, ou seja, tem o poder de se decompor sozinho e ficar menos tempo no ambiente.

 

Mesmo tendo soda cáustica em sua composição, ao utilizá-la para criar o seu sabão, ela reage com o óleo de cozinha e se torna o sabão caseiro e glicerina. Sendo assim, gera o mínimo de impacto ambiental.

 

Além disso, o óleo de cozinha que você utiliza também não é ecológico, uma vez que vai para esgotos se for mal descartado. Aprendendo a receita de como fazer sabão em pó com oleo de cozinha, você dá um novo destino a esse material que seria jogado fora.

 

Powered by Rock Convert

Você tem, portanto, roupas limpas e perfumadas e ainda ajuda ecologicamente.

 

Receita caseira: aprenda aqui como fazer sabão em pó!

 

como fazer sabão em pó

 

Agora vamos à prática de como fazer sabão em pó caseiro potente! Essa é uma receita que deve ser feita apenas por adultos, já que leva soda cáustica, que é um produto corrosivo.

 

Por este motivo, também é muito importante que você utilize os equipamentos de proteção

 

Tome cuidado para usar as proporções exatas dos ingredientes a seguir, para garantir que o produto atinja o pH ideal e, assim, não prejudique o meio ambiente e a sua saúde.

 

A Anvisa determina que o pH de detergentes e sabonetes domésticos seja de no máximo 11,5, ou seja, alcalino. Isso fará com que ele não agrida a sua pele e o meio ambiente, além de não ser tóxico.

 

Materiais

 

  • 1 recipiente para fazer o molde do sabão sólido (bandeja, refratário, embalagens longa vida, formas próprias);
  • 1 balde grande;
  • 1 recipiente pequeno, porém alto, com plástico resistente. Pode ser um balde pequeno;
  • 1 colher de pau;
  • 1 peneira;
  • 1 ralador;
  • 1 processador ou triturador;
  • Equipamentos de proteção: óculos, um par de luvas de borracha e uma máscara descartável. Lembre-se que a soda cáustica é altamente corrosiva.

 

Ingredientes

 

  • 25 ml de álcool;
  • 1 kg de óleo de cozinha usado;
  • 140 ml de água;
  • 135 g de soda cáustica em escamas, com concentração maior de 95%;
  • 30 g de óleo essencial aromatizante (opcional). Opte por aqueles que não possuem parabenos e ftalatos em sua composição.

 

Modo de preparo

 

O primeiro passo de como fazer sabão em pó é se proteger. Comece colocando as luvas de borracha, os óculos de proteção e a máscara. Agora, mãos à obra!

 

  1. Esquente a água até que fique morna (cerca de 40º).
  2. Passe a água para o recipiente menor e vá adicionando a soda cáustica aos poucos, sempre misturando com a colher de pau. Mexa até que não reste mais nenhuma escama. Obs.: nunca passe a água para a soda, apenas o oposto, para evitar acidentes.
  3. Peneire o óleo de cozinha para remover suas impurezas. Em uma panela, esquente-o até atingir uma temperatura aproximada de 40º (morno).
  4. Agora, é hora de começar a passar tudo para o balde maior. Comece pelo óleo morno.
  5. Depois, adicione a soda aos poucos, devagar, sempre mexendo com a colher de pau. Todo esse processo deve levar cerca de 20 minutos e, ao final, você terá uma consistência similar a um leite condensado.
  6. Após os 20 minutos, quando a soda e óleo já tiverem reagido entre si, você já pode adicionar o aromatizante de sua preferência. Misture bem.
  7. Esse último passo é opcional e só deve ser feito caso sua massa final esteja muito líquida. Nesse caso, adicione o álcool lentamente e misture por 10 minutos para não empelotar. Isso fará com que o sabão atinja a consistência desejada.
  8. Agora é hora de ser ágil. Já deixe sua forma preparada para receber a massa. Passe todo o conteúdo para o refratário e agora é só aguardar o tempo de cura do sabão. Serão cerca de 25 a 30 dias, portanto, tenha paciência. Vai valer a pena esperar!
  9. Por fim, para transformar essa receita de sabão caseiro em pó, rale o sabão sólido com o ralador. Depois, coloque o produto ralado no triturador ou no processador. Caso não tenha esses equipamentos, também é possível fazer sabão em pó no liquidificador.

 

Conservação

 

como fazer sabão em pó

 

Agora que você aprendeu como fazer sabão em pó, precisa saber como guardá-lo, para durar mais tempo.

 

Em geral, o sabão caseiro tem menor durabilidade que os industrializados, uma vez que não contém tantos conservantes.

 

Para fazer com que o seu dure mais tempo, guarde a quantidade de produto que não está sendo utilizado em potes hermeticamente fechados ou a vácuo. Se possível, escolha embalagens escuras. Isso reduz a exposição do produto ao oxigênio e aos raios solares, fazendo com que fique conservado.

 

Para complementar a lavagem de suas roupas, aprenda também como fazer Vanish caseiro e elimine todas as manchas.

 

Continue ligado no blog da Dr. Lava Tudo. Somos especialistas em limpeza, para tornar sua vida muito mais prática e saudável. Aproveite 10% de desconto ao contratar nossos serviços!

 

Veja também outras dicas para facilitar a limpeza no dia a dia

 

Como fazer sabão em pó: lavando mais, gastando menos
5 (100%) 4 votos
https://drlavatudo.com/blog/como-fazer-sabao-em-po/
Dr. Lava Tudo
Como fazer sabão em pó caseiro

 

Confira nossos posts mais recentes:


  • Como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados!

  • Como tirar mancha de fruta: 7 dicas que fazem a diferença. Veja aqui!

  • Como tirar mancha de autobronzeador: guia prático, simples e completo!


  • desconto impermeabilização
    ebooks gratuitos de limpeza


    Você também pode gostar de: