Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como impermeabilizar tecido e evitar manchas indesejadas

Publicado em: quarta-feira, agosto 29, 2018como impermeabilizar tecido 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Há muitas situações que podem danificar tecidos, seja o contato com substâncias que mancham, luz solar que desbota ou umidade que provoca fungos e apodrece as fibras… A lista é grande e todo cuidado é pouco, principalmente se são tecidos presentes em móveis e estofados. A solução para isso pode ser simples: a impermeabilização. Mas, como impermeabilizar tecido e evitar danos irreparáveis com manchas e umidade? Continue a leitura e descubra!

Mas antes, o que é a impermeabilização de tecidos?

como impermeabilizar tecido

A impermeabilização é uma espécie de resina aplicada no tecido que cria uma barreira entre as tramas e fibras e a superfície. Ao aplicar um impermeabilizante, passa a existir uma película impermeável.

Isso significa que quando líquidos e substâncias têm contato com a superfície, eles não conseguem entranhar no tecido, sem atingir o que está por baixo como espumas e madeiras.

Por isso, quando seu móvel ou tecido estão impermeabilizados e acontecer algum acidente, como deixar cair algo líquido ou oleoso, você não precisa se preocupar. Não irá manchar ou danificar o local.

Vale lembrar que todo tecido pode ser impermeabilizado e protegido, com exceção do couro. Ele é um tecido vivo e por isso demanda outros tipos de cuidado, como hidratação, e se você impermeabilizá-lo pode acabar danificando permanentemente.

Mas afinal, porque você deve entender como impermeabilizar tecidos? Conheça as vantagens!

Quais benefícios vou ter com a impermeabilização?

Se você está se perguntando como impermeabilizar tecido pode fazer a diferença no seu dia a dia, saiba que a impermeabilização traz grandes benefícios para você, facilitando a limpeza do seu estofado, conservação, evitando manchas e muitas outras vantagens. Confira:

1. Limpeza mais fácil

Como a impermeabilização faz uma barreira de proteção nas tramas do tecido, a absorção de líquidos é reduzida. Por isso, quando você deixa cair algum líquido ou substâncias no tecido, ou até mesmo quando a poeira se acumula, toda a sujeira fica na superfície.

Isso facilita muito a limpeza do dia a dia, já que em vez de fazer misturas elaboradas para limpar com profundidade, um simples plano úmido já é capaz de fazer a higienização. No caso de líquidos que caem, até um papel toalha te ajuda a retirar sem agredir o tecido.

2. Evita manchas

No seu dia a dia há várias situações que podem manchar estofados e tecidos, não é mesmo? Afinal, o consumo de substâncias como café, molho de tomate, vinho ou até mesmo o uso de maquiagem, esmalte ou graxa pode resultar em respingos em tapetes, sofás, almofadas e muitos outros locais.

O problema é que esses líquidos acabam manchando a superfície com que têm contato. Fazendo a impermeabilização, o fluido não será absorvido pelo tecido e as chances de manchar são mínimas. Você faz a limpeza do que está na superfície sem deixar que a substância entranhe nas tramas.

3. Sem ácaros, fungos e bactérias

Estofados em geral são locais de proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Isso porque o ambiente é o ideal para que consigam se alimentar, crescer e reproduzir. O grande problema é que eles são nocivos à sua saúde e a de sua família, provocando as mais diversas crises alérgicas e problemas respiratórios.

Quando você faz a impermeabilização, há produtos acaricidas e bactericidas na solução. Isso significa que os micro-organismos que já estão ali morrem. Além disso, como você evita que haja umidade no local, o ambiente torna-se inóspito para esses seres vivos e eles não conseguem sobreviver.

4. Cores e tecido sempre bonitos

Quando você faz a impermeabilização num móvel ou superfície ainda novos, você garante que eles estarão sempre bonitos, pois você consegue fazer com que a vivacidade das cores e o tecido permaneçam com as qualidades originais. Isso prolonga a vida útil do seu móvel, sendo um investimento que compensa!

5. Restauração da beleza

Quando você tem uma cadeira, sofá ou poltrona que passou muitos anos sofrendo com limpezas agressivas, manchas e umidade, é possível que tenham se perdido a beleza de quando você adquiriu seu móvel.

No entanto, quando você faz a impermeabilização, também é necessária uma limpeza profunda, o que permite que seu móvel volte a ser bonito, sem sujeiras e manchas. Assim, você impermeabiliza e garante que ele continue fazendo a diferença em sua decoração.

6. Proteção contra o sol

A luz solar também é capaz de agredir tecidos, enfraquecendo-os – o que fica fácil de ser puído – e desbotando as cores. Ao descobrir como impermeabilizar tecidos e optar por esse serviço você garante que a resina criada para inibir água também é capaz de proteger do sol.

Como impermeabilizar tecido e ter os melhores resultados do mercado

como impermeabilizar tecido

Há diferentes formas de agir quando o assunto é como impermeabilizar tecido. Há, inclusive, produtos disponíveis no mercado que prometem que você mesmo pode fazer isso. No entanto, as chances de você estragar o tecido e danificá-lo permanentemente são grandes.

Isso porque para que se tenha o resultado esperado é necessário prática e qualidade nos produtos e técnicas. Por isso, é essencial que você faça o serviço com uma empresa profissional, com boa reputação e de confiança.

Imagine perder um móvel quando na verdade você queria era protegê-lo? Não faz sentido arriscar, não é mesmo?

A Dr. Lava Tudo é líder no mercado quando o assunto é como impermeabilizar tecido, realizar limpezas e higienizações. Está presente nas principais cidades do país e conta com qualidade reconhecida por seus clientes.

A diferença do seu serviço está num conjunto de vantagens.

  • Os produtos utilizados para impermeabilização são importados e foram pesquisados para que o resultado seja o melhor possível, protegendo as tramas sem danificá-las.
  • Os maquinários utilizados também possuem tecnologia de ponta, potencializando a ação dos produtos e contribuindo para que cada parte da superfície seja impermeabilizada com sucesso.
  • Além disso, os técnicos que vão até a sua casa – sim, a Dr. Lava Tudo atende em domicílio! – são treinados e capacitados para utilizar corretamente todos os produtos.

Dessa forma, você garante que seus tecidos sejam conservados por muito mais tempo, sem manchas, odores e outras sujidades. Conheça o serviço de impermeabilização da Dr. Lava Tudo.