Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como lavar travesseiro e almofadas em casa? Dicas infalíveis para deixar a casa limpinha

Publicado em: quarta-feira, abril 25, 2018como lavar travesseiro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Tem coisa mais reconfortante do que chegar em casa e deitar na cama limpa ou relaxar no sofá? Mas se eles não estiverem tão limpinhos assim, o descanso não é o mesmo, além de você correr o risco de desenvolver alguma doença ou alergia. Para deixar esse momento mais agradável, trouxemos dicas imperdíveis de como lavar travesseiro e almofadas em casa e deixar todos os cômodos livres de germes e bactérias e proporcionar um descanso que realmente dê mais energia.

Importância de lavar os travesseiros e almofadas

como lavar travesseiro - cachorro na cama

Não sabe como lavar travesseiro e almofadas nem entende por que é tão importante mantê-los 100% higienizados? A gente te explica!

Além do zelo com os detalhes da casa, a limpeza desses itens é fundamental para a saúde dos moradores, especialmente crianças e adultos com alergias ou se você tem animais que sobem na cama.

Como a limpeza de travesseiros e almofadas não faz parte da rotina básica de cuidados com a casa, nem sempre a gente dá a devida importância ao assunto. Mas lavá-los é tão essencial quanto trocar as roupas de cama periodicamente.


Você e sua família vivem no lixo e nem sabem!

Sua casa pode estar repleta de ácaros que vivem na poeira. Sabe aquele momento em que você começa a espirrar sem motivos? São eles! Ácaros também podem trazer doenças respiratórias para toda a família!

Pense agora o quanto seria agradável relaxar no sofá profundamente, recuperar sua energia, sem tosses ou espirros. É muito mais disposição para dar conta das suas tarefas. E essa vida é para você!

Para alcançar essa tranquilidade, identifique quantos ácaros vivem em sua casa. Nós criamos uma calculadora exclusiva para isso. Gratuitamente dá para estimar essa quantidade para potencializar o bem-estar em sua casa. Calcule agora!


Perigos que moram no seu travesseiro

Assim como os colchões, os travesseiros devem ser trocados periodicamente. O desgaste pode prejudicar a forma como o corpo e o pescoço se acomodam para a hora do descanso e provocar dores ao longo do dia.

Além disso, os travesseiros constituem o ambiente ideal para a proliferação de ácaros e mofo. Por ficar em cima da cama, recebe poeira o dia todo. À noite, fica em contato direto com o rosto, o que facilita a inalação de agentes alergênicos, agravando quadros de problemas respiratórios.

Ácaros no travesseiro

Durante a noite, passamos cerca de 8 horas em contato direto com o travesseiro. Ali depositamos restos de pele (que se soltam naturalmente do corpo, no processo de renovação celular), e transpiramos.

E aí não tem erro: essa receita é infalível para a multiplicação dos ácaros, que gostam de locais quentes e úmidos e se alimentam da nossa pele.

Por mais assustadora que essa cena pareça, é assim que os ácaros se proliferam e nos trazem uma série de problemas, como rinite, asma e dermatite atópica. Ou seja: é bom eliminá-los o quanto antes ou nem deixar que eles se aproximem da sua casa.

Como lavar travesseiro na máquina de lavar?

como lavar travesseiro

Para espantar microrganismos tão assustadores da sua casa, vamos ensinar como lavar travesseiro e almofada em casa, começando pela máquina de lavar.

Antes de tudo, é importante saber que é recomendado trocar os travesseiros a cada dois anos. Já a lavagem deve ser feita de seis em seis meses.

Travesseiros de pena e poliéster podem ser lavados na máquina, mas sem sabão em pó ou amaciante.

Agora sim, mãos à obra!

  1. Distribua os travesseiros na vertical em sua lavadora.
  2. Se a abertura for frontal, é só colocá-los na máquina. Se a tampa for em cima, será necessário afundá-los na água, senão eles boiam.
  3. Lave com sabão líquido neutro ou de coco.
  4. No recipiente para amaciante, use vinagre branco, que vai amaciar o travesseiro, sem causar danos ou ficar acumulado no interior.
  5. Caso o travesseiro apresente manchas, use uma solução de sabão líquido com água oxigenada (10 vol.) diretamente sobre as marcas antes de colocá-lo na lavadora.
  6. Use o ciclo delicado para fazer a lavagem e pronto.
  7. Agora é só deixar os travesseiros secando em ambiente ventilado. A secagem completa leva de 2 a 3 dias.

Como lavar travesseiro de pena?

Os travesseiros de pena podem ser lavados na máquina normalmente. Caso haja algum rasgo na peça, faça o reparo com costura antes de lavar.

Se possível, utilize água quente – que vai garantir a eliminação mais efetiva de ácaros e bactérias.

Como lavar travesseiro de espuma?

Se não sabe como lavar travesseiro de espuma, basta seguir os passos de lavagem dos tópicos anteriores e usar a máquina de lavar no ciclo delicado para deixa-los bem limpos e cheirosos.

Lembre-se que o travesseiro não pode ser torcido nem ser levado à secadora. Para facilitar a secagem, enrole-o em uma toalha e pressione para retirar o excesso de água.

Como lavar travesseiro da NASA?

Há um mito que não se pode molhar os travesseiros de viscoelástico, vendidos no mercado como travesseiros da NASA. Pela constituição do material, o ideal é que eles sejam levados à lavanderia, para evitar problemas.

Para quem prefere arriscar e realizar a limpeza em casa, é necessário conferir todas as orientações da etiqueta. Só assim você pode ter certeza de como cuidar do travesseiro sem causar dados.

De quanto em quanto tempo é necessário lavar travesseiros e almofadas?

Como já foi dito, a vida útil de um travesseiro é menor do que a de um colchão, em função da forma como ele é usado e sua função.

Para evitar problemas de saúde, é necessário fazer a substituição dos travesseiros a cada dois anos e realizar uma limpeza profunda de seis em seis meses.

Além disso, é importante fazer a higienização mais simples em períodos menores. Todos os dias, na hora de arrumar a cama, bata os travesseiros para tirar o excesso de poeira. Sempre que possível, deixe-os ao sol, e pelo menos uma vez por semana, troque as roupas de cama e as fronhas.

E como ficam os estofados?

De nada adianta saber como lavar travesseiros e almofadas se os estofados não recebem o mesmo nível de cuidado.

Eles também são fonte de ácaros e outros germes, podendo se tornar um problemão para a nossa saúde.

O ideal é que os sofás recebam impermeabilização logo após a compra e sempre que forem lavados.

Para os colchões, a recomendação é substituir as roupas de cama periodicamente, além de mantê-lo sempre limpo e protegido das bactérias.

Para quem precisa de uma mãozinha na higienização do estofado, o ideal é contratar um serviço profissional. Afinal, você não quer correr o risco de danificar o local onde dorme ou descansa, não é?

Na Dr. Lava Tudo o processo de limpeza e impermeabilização de estofados é feito por profissionais treinados, com os melhores produtos do mercado. Seu colchão fica limpo e com cara de novo, e ainda recebe proteção contra ácaros e germes.

Faça uma simulação e veja como é fácil levar os benefícios da lavagem profissional para a sua casa!