Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar box de banheiro: 7 dicas infalíveis, fáceis e rápidas!

Publicado em: sexta-feira, fevereiro 9, 2018box de banheiro - como limpar

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem é responsável pela organização da casa sabe o quanto a higienização de algumas áreas podem ser complicadas. O box de banheiro, por exemplo, costuma desenvolver manchinhas esbranquiçadas com o passar do tempo, que mesmo após a lavagem permanecem marcando o vidro.

Se esse é o seu caso, continue lendo esse texto. Vamos apresentar as melhores dicas de como limpar o box de banheiro e receitas caseiras com ingredientes baratos e que todo mundo tem em casa.

Limpeza do box de banheiro: saiba como as manchas se formam

box de banheiro

As manchas de cor branca e aspecto engordurado que surgem do box de banheiro são exatamente o que aparentam ser: gordura e células do corpo.

Na hora do banho, a água quente em contato com o corpo, elimina impurezas e gordura corporal e o vapor, juntamente com a espuma formada pelo sabão e o shampoo, faz com que esses resíduos se acumulem no vidro.

Como nem sempre é possível fazer a limpeza do jeito adequado, o box de vidro vai ficando manchado e às vezes parece que a situação é permanente. Mas tenha calma! A solução é mais simples do que você imagina e nem demanda todos aqueles produtos vendidos no supermercado. Vamos te mostrar como limpar box de banheiro engordurado de forma simples!

Mãos à obra: 7 dicas infalíveis de como limpar box de banheiro fácil

Veja as dicas a seguir, passe a utilizá-las em sua rotina de limpeza e sinta a diferença no box de banheiro.

box de banheiro limpeza

1.     Como limpar box de banheiro de vidro encardido: evite produtos ácidos

O box de banheiro, quando feito de vidro, não reage bem com produtos químicos de pH ácido. Água sanitária e cloro, por exemplo, podem piorar a situação, além de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza.

2.      Use apenas esponjas (e do lado macio)

No desespero, e depois de tentar uma série de produtos químicos – sem obter sucesso, algumas pessoas apelam para esponjas abrasivas e palha de aço quando o assunto é como lavar box de banheiro. Fuja dessas alternativas. Além de não resolverem o problema, vão acrescentar mais um item para a lista de dores de cabeça, já que podem arranhar o box.

3.      Como limpar box de banheiro de acrílico: cuidados necessários

O box de acrílico pode até não deixar as manchas tão visíveis, ou parecer menos delicado que o vidro. Mas o uso de solventes como querosene, e a tão requisitada água sanitária também danifica o material durante a limpeza de box.

4.      Mantenha uma rotina de limpeza (e comece o quanto antes!)

O que agrava a situação de sujeira no box de banheiro e a distância entre uma limpeza e outra. Tente lavar uma vez a cada cinco dias, em banheiros compartilhados por quatro ou mais pessoas; ou uma vez por semana, quando o número for menor.

Mantendo essa frequência, você evita ter que limpar box de banheiro muito sujo

Se não for possível, avalie como o box se comporta e evite ao máximo que essas manchinhas comecem a se formar. O ideal é prevenir o aparecimento, em vez de resolver depois que elas já estão lá.

Veja também como montar um cronograma de limpeza para sua casa!

5.      Acabar a limpeza com polimento melhora o aspecto

Depois que a limpeza for concluída, puxe o excesso de água, seque e faça o acabamento com um paninho seco. Recomendamos uma flanela de algodão de boa qualidade (para que não solte pelos). Assim, o box do seu banheiro também não fica com as manchas de água, que surgem quando a superfície seca naturalmente.

6.      Cuidado com os produtos em pó

Embora seja até comum lavar todo o banheiro com sabão ou saponáceo em pó, é bom fazer o teste em uma pequena área do vidro ou acrílico. Dependendo da textura do produto, ele também pode causar ranhuras e marcas. Por isso, é necessária cautela ao usar produtos para limpar box de banheiro.

7.      Utilize um produto com ação anti-embaçante

Depois que concluir a limpeza, a aplicação de produtos com ação anti-embaçante cria uma película protetora que vai prolongar a duração do aspecto transparente da superfície. O ideal é que seja usado desde a instalação do box no banheiro, mas nunca é tarde para começar.

E use apenas produtos específicos. Alternativas muito usadas, como lustra-móveis, vão deixar o local ainda mais engordurado.

Aprenda 3 receitas caseiras infalíveis para deixar o box de banheiro brilhando

box de banheiro

O box de banheiro, sendo de vidro ou acrílico, pode ser facilmente limpo com as receitas abaixo. Confira:

  • Vinagre e bicarbonato

Preparando:

1 xícara de água morna;
2 colheres de bicarbonato de sódio;
1 colher de sabão em pó;
1 colher de álcool;
1 xícara de vinagre.

Limpando:

Misture todos os ingredientes e aplique a mistura ainda morna sobre o box de banheiro. Aguarde 5 minutos e enxague. Repita o processo uma vez por semana.

  • Pasta de dente

Preparando:

Pasta de dente;
Esponja;
Flanela de algodão.

Limpando:

Aplique a pasta de dente em toda a superfície com o auxílio de uma esponja. Enxague e seque com uma flanela de boa qualidade. Repita a operação toda semana até retirar as manchas.

Confira também outras utilidades de limpeza da pasta de dente!

  • Álcool e detergente

Preparando:

Detergente neutro;
Álcool líquido;
Água morna.

Limpando:

Molhe o box de banheiro com água morna e depois esfregue as manchas misturando o detergente e o álcool. Enxágue e seque em seguida com água fria. Nesse caso, faça o teste em uma pequena área, já que o álcool é um produto mais agressivo.

Precisando de ajuda para a limpeza mais pesada na sua casa? Conheça os serviços da Dr. Lava Tudo e aproveite 10% de desconto agora! Temos um portfólio completo em soluções de higienização do seu lar, que vão da impermeabilização de estofados à limpeza de pisos.

Para conhecer outras dicas e poupar mais tempo durante a limpeza confira o E-book que preparamos e garanta o bem-estar e conforto da sua família!