Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar camurça de casaco, sofá, sapato e bolsa? Veja!

Publicado em: quinta-feira, janeiro 9, 2020Como limpar camurça

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



A camurça é um material que deixa qualquer peça sofisticada. Seja no sofá, nas roupas ou nos acessórios, a camurça sempre dá um toque de estilo. Porém, sempre que precisamos limpar nossos produtos vem a dúvida: como limpar camurça sem estragar o tecido?

Como limpar camurça
Dicas de como limpar camurça.


Fique de olho nas dicas que vamos te mostrar, de como fazer a limpeza você mesmo em casa, e como é feita com uma empresa profissional. Além disso, aprenda quais cuidados você deve ter no dia a dia para conservar suas peças de camurça.


O que é a camurça?


A camurça é um tipo de couro, porém bem mais frágil que o tradicional.


Originalmente, o material surgiu do tratamento dado ao couro da camurça, um animal parecido com uma cabra, conhecido também como cabra-montesa dos Alpes. Porém, com o passar do tempo, o conceito da camurça popularizou-se, passando a se referir a todo efeito de polimento, com resultado macio, feito na parte interna do couro retirado de qualquer animal.


Já o polimento feito na parte externa do couro, com resultado macio, é chamado “nobuck”, também muito utilizado em bolsas e calçados. Assim como a camurça, também é importante entender como limpar sapato de nobuck, que requer cuidados especiais.


A camurça é um tecido tão macio que passou a ser muito utilizado na fabricação de sofás, poltronas, almofadas e outras peças estofadas de decoração.


Além disso, por ser um tecido que ajuda a esquentar, os designers de moda investem em modelos de roupas em camurça para o inverno, como jaquetas, botas, blusas e outras peças.


Apesar de todas as qualidades de beleza e maciez, a camurça é um tecido muito delicado, que mancha fácil e que deve ser evitada a lavagem com água. Então, como limpar camurça, como limpar calçado de camurça, como limpar sandália de camurça sem danificá-los? São perguntas que você pode se fazer.


Aproveite para aprender também como limpar todos os tipos de couro, com o Guia Definitivo de como limpar couro.


E, lembre-se! Antes de fazer qualquer tipo de limpeza por conta própria, teste o método em uma área escondida do material. Dessa forma, caso o tecido não reaja bem, é só você interromper a limpeza.


Como limpar sapato de camurça, jaquetas e acessórios

Como limpar sapatos de camurca


Vamos começar com a limpeza de objetos de camurça menores, que são mais fáceis de sujar. Em geral, a camurça é utilizada em jaquetas, bolsas, calçados e outras peças do vestuário. Por isso, como usamos bastante, é comum que se sujem com poeira, lama, alimentos e bebidas.


Vamos ver então dicas focadas em como limpar bota de camurça, como lavar sapato de camurça,  como limpar bolsa de camurça e acessórios em geral.

Como limpar bolsa de camurca


Porém, por ser um tecido delicado, devemos tomar alguns cuidados para não a danificar ou desbotar a peça. Existem algumas formas para você limpar a camurça em casa. Veja:


1. Como lavar camurça: Escovação

  • Utilize uma escova para limpeza de camurça e nobuck com cerdas macias;
  • Comece escovando seus acessórios para remover possíveis resíduos de sujeira da superfície;
  • Sempre passe a escova no mesmo sentido da fibra do tecido.


2. Como limpar camurça com condicionador e pouca água

  • Misture duas colheres de sopa de água com uma colher de condicionador de cabelos na cor branca;
  • Umedeça um pano com a mistura e passe suavemente pela peça, sempre no sentido da fibra;
  • Deixe agir por 10 minutos e depois passe um pano limpo levemente umedecido para tirar o excesso; Deixe-o secar naturalmente.


Dica bônus: O condicionador, além de limpar, ajuda a hidratar a camurça e mantê-la com aspecto de nova por mais tempo.


3. Limpeza a vapor


Esse tipo de limpeza é mais indicado para jaquetas, porém deve ser evitado. Faça-o apenas se a jaqueta estiver muito suja, pois como indicamos a água em excesso não faz bem para o material:

  • Durante o banho quente, pendure a jaqueta no banheiro;
  • Escove-a com a escova apropriada;
  • Novamente, deixe-a secar naturalmente.


4. Para remover manchas de óleo


Se alguma substância oleosa cair na sua peça, isso ocasionará em uma mancha difícil de ser removida. Porém, uma dica é aplicar uma fina camada de fubá à peça e deixar agir por algumas horas. E, se possível, deixe agindo durante toda a noite.


O fubá vai absorver as manchas. Incrível, não é? Finalize a limpeza com a escova para camurça.


Como limpar sofá de camurça


Agora que você já aprendeu como limpar camurça em objetos menores, vamos para a próxima dica.


Por ser de grande dimensão, o sofá é o objeto de camurça que as pessoas têm mais dificuldade, em geral, de saber como limpar.


O sofá é um móvel que utilizamos quase todos os dias em casa. Seja para assistir televisão, descansar, reunir os amigos e a família, e por isso é comum que a sujeira do dia a dia seja passada para o tecido.


Mas não precisa se preocupar. Vamos te ensinar uma forma de manter o seu sofá sempre limpo, sem gastar muito. Siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Retire a poeira usando uma escova de cerdas macias uma vez por semana. Isso irá remover a poeira mais superficial, além de resíduos de alimentos e migalhas. Lembre-se de sempre escovar para o sentido do tecido, para não o danificar;
  2. Caso esteja muito empoeirado, use um aspirador de pó suavemente para ajudar na limpeza;
  3. Não utilize produtos químicos, pois pode manchar o seu sofá;
  4. Faça uma mistura de duas colheres de detergente ou sabão neutro em 1 litro de água. Umedeça um pano de microfibra (sem encharca-lo) e passe por todo o tecido, no sentido da fibra;
  5. Deixe secar naturalmente.


Impermeabilize seu sofá de camurça


Uma das melhores formas de proteger e conservar o sofá de camurça é realizando a impermeabilização do estofado.


A partir da aplicação de um produto impermeabilizante em spray por toda a extensão do sofá, o tecido passa a não absorver líquidos e soluções oleosas e a ser mais resistente contra danos causados pelo sol e pelo calor.


Sendo assim, a impermeabilização é capaz de prevenir manchas causadas por líquidos, o desenvolvimento de manchas causadas por mofo, bolor e desbotamento precoce. O procedimento é ideal para aumentar a vida útil da camurça, livrando-a de danos potencialmente irreversíveis e facilitando a sua limpeza diária.


Proteja e conserve seus objetos de camurça


A melhor maneira de manter suas roupas, bolsas e sapatos de camurça limpos é não deixar que eles fiquem sujos por muito tempo ou acumulem manchas.


Aqui estão quatro dicas para ajudar você a proteger suas peças de camurça:


Utilize um impermeabilizante para camurça


Além do impermeabilizante para sofá que você pode contratar com as empresas especializadas, você pode utilizar um produto similar em menos volume para suas roupas e acessórios.


Na maioria das lojas de calçados você encontra produtos impermeabilizantes em spray para proteger a camurça. Eles agem como uma barreira contra a sujeira e as manchas de água.


O ideal é aplicar o produto antes de usar seus acessórios de camurça pela primeira vez e, depois, reaplicá-lo sempre como o toque final de cada limpeza.


Não se esqueça de que, embora esses produtos reduzam o acúmulo de sujeira, eles não a evitam por completo.


Mantenha o material seco


A maior inimiga da camurça é a água. Ela mancha o material, deixando-o mais escuro.


Por isso, evite poças d’água e sempre consulte a previsão do tempo antes de sair de casa. Se a previsão for de chuva, prefira usar peças de outro material.


Veja como a sílica gel pode ajudar a acabar com a umidade!


Guarde as peças adequadamente


Quando você não estiver usando suas peças de camurça, guarde-as com cuidado e de maneira apropriada. Não as guarde em lugares com tendência ao acúmulo de umidade, como sótãos, garagens ou armários abafados.


Uma dica é utilizar produtos antimofo e desumidificantes dentro dos armários ou closets para sugar a umidade no ambiente.


Transporte a camurça com segurança


Se você estiver fazendo as malas e precisar colocar uma peça de camurça, não a coloque em sacolas plásticas nem em nenhum outro tipo de material impermeável. Isso fará com que a camurça transpire. Em vez disso, use uma sacola de pano ou uma fronha de travesseiro.


Conte com a ajuda de um profissional


Já sabemos que a camurça é um material delicado, frágil e, muitas vezes, caro. Por isso, é importante prezarmos pela proteção das peças, para podermos usá-las por mais tempo.


Por isso, a melhor solução para conservar seu sofá de camurça é investir no serviço de limpeza e impermeabilização profissional:


Dr. Lava Tudo é especialista nesses serviços e faz a lavagem do seu sofá por um processo chamado lavagem a seco. Isso garante que o sofá fique em perfeitas condições depois de limpo. Mas recomendamos realizar, primeiramente, a limpeza profissional para depois impermeabilizar o tecido já limpo e livre de sujidades.


Além da limpeza do sofá de camurça, fazemos também a impermeabilização, para que os móveis e produtos fiquem conservados e com o aspecto original por mais tempo. O serviço é recomendado para esse tipo de tecido, pois são utilizados produto específicos e altamente seguros, quem mantem a textura original da camurça.


Com equipamentos de última geração e uma equipe altamente especializada, lavamos sofás, poltronas, tapetes, carpetes, persianas, cadeiras, colchões e outros materiais estofados.


Tudo isso com rapidez, segurança e garantia de qualidade, comprovados pelos nossos clientes. Nosso intuito é levar às famílias e empresas bem-estar e comodidade através de uma prestação de serviços de limpeza de excelência, correspondendo aos altos padrões de qualidade que você exige.


Ficou interessado em contratar a Dr. Lava Tudo para limpar e impermeabilizar o seu sofá de camurça? Contrate nossos serviços, aproveite 10% OFF em nossa loja e garanta o conforto e bem-estar de sua família!


E se quiser conferir outras dicas de limpeza, preparamos um E-book, que você pode baixar aqui e aumentar o seu bem-estar e de sua família!