Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

4 dicas sobre como limpar chocolate em apenas 5 minutos!

Publicado em: quinta-feira, março 29, 2018limpar mancha de chocolate

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Deixou cair chocolate na roupa ou no sofá? Calma, mesmo que pareça muito sujo e manchado, saiba que nem tudo está perdido para essa situação. Conheça agora as dicas infalíveis da Dr. Lava Tudo de como limpar chocolate de roupa e sofá sem fazer muito esforço!

Chocolate é o doce mais popular entre as pessoas. Usado muito para presentear e se deliciar com suas inúmeras variações de sabores, o chocolate ganha sua força na páscoa. E é muito normal nos depararmos com crianças, e adultos também, que no meio de sua maravilhosa degustação se descuidar e acabar sujando a roupa ou até mesmo o sofá.

Então confira as dicas abaixo de como limpar chocolate da roupa e do sofá sem sofrer raiva!

Se preferir, você pode assistir o conteúdo em vídeo também:

Chocolate mancha?

O maior medo de qualquer pessoa que derrama algo na roupa ou no sofá é se vai ou não ficar manchado. É claro que a mancha vai depender do que foi derramado e há quanto tempo, por isso a maior dica e segredo para esses casos é cuidar da mancha agindo de forma mais rápida possível.

Derramou o chocolate no sofá ou em outro lugar? Imediatamente retire a sujeira com um pano úmido para que não possa ter manchas posteriormente.

1. Como limpar chocolate da roupa?

Confira os melhores métodos para tirar manchas e de como limpar chocolate de roupa e sofá. Teste qual é o melhor método para você, e até adapte-o se necessário. Leia também o post com outras dicas de como tirar mancha de chocolate da roupa, aqui no nosso blog.

2. Como limpar chocolate com sabão

  • Antes de qualquer ação e produto, faça a dica que foi dada no início do post, retire o excesso de chocolate da roupa, agindo o mais rapidamente possível;
  • Depois, sobre a mancha coloque uma boa quantidade de sabão ou tira-mancha;
  • Esfregue bem de leve sobre a região suja de chocolate;
  • Agora você pode lavar a roupa normalmente na máquina ou à mão, com um sabão de sua preferência e deixar secar à sombra.


Dê um fim nas manchas de chocolate do seu sofá. Agende uma limpeza profissional da Dr. Lava Tudo!


3. Como limpar mancha de chocolate com alvejante

Outra receita muito eficiente é tentar limpar a mancha com alvejante. O alvejante é um produto de limpeza usado para clarear, branquear e alvejar uma roupa que esteja com alguma mancha ou amarelada, por esse motivo que é recomendado o uso dele com muita cautela, principalmente no sofá. Usar alvejante para limpar uma ou tirar mancha de chocolate do sofá pode ser uma escolha perigosa e por isso não é recomendada para estofados, porém confira abaixo como limpar mancha de chocolate com alvejante.

Para limpar a mancha de chocolate você vai precisar de:

  • Misturar um pouco de quantidade de alvejante em pó, o equivalente à meia tampa e pode ser o alvejante de sua preferência. Misture esse alvejante com mais ou menos 100 ml de água quente, mexa até formar uma mistura homogênea, como se fosse uma pasta.
  • O local da mancha deve estar seco. E com esse tecido seco, aplique a mistura em pasta sobre o local que se encontra manchado.
  • Deixe a mistura agir sobre a mancha por aproximadamente uns 10 minutos, e com um pano seco e limpo, esfregue com cuidado sobre o local.
  • Retire todo o produto com água, e certifique de que não restou nada da mistura sobre o tecido, pois se deixado por mais tempo  pode causar outras manchas danificando sua roupa.
  • O que é mais importante lembrar que, se a mancha irá sair ou não dependerá do tipo de tecido que está manchado e também de quanto tempo a mancha está ali. Para essa solução, é indicada apenas duas vezes, se a mancha continuar ela pode ter se tornado permanente.

4. Como limpar chocolate do sofá?

E se o caso de mancha e derramamento de chocolate não for na roupa mas for no sofá, também trazemos a solução. É claro que a mancha vai depender muito do tecido de seu sofá, por isso retire o grosso do chocolate o mais rápido possível. Se for um sofá de ceda, linho ou de um tecido mais fino, a melhor opção é não mexer e contratar um serviço de limpeza especializada para não estragar permanentemente seu sofá.

Em outros tipos de tecido, você pode tentar uma limpeza mais rápida e que salva, em casa mesmo. Para isso temos uma receitinha:

  • Misture 100 ml de água morna com uma colher de detergente. Coloque essa essa mistura em gotas, e com muita precação sobre mancha a fim de não causar danos maiores. Deve-se ter muito cuidado pois, se o líquido se espalhar a mancha também se espalha;
  • Pegue um pano limpo e macio para passar sobre a mancha. Não esfregue muito forte e os movimentos sempre de fora para dentro, caso contrário a mancha pode se espalhar ainda mais. Coloque por cima da mancha folhas de papel toalha para ajudar na remoção da mancha e absorção da água;
  • Depois aplique bem pouco de água morna e com um outro pano limpo, retire toda a mistura.

É válido ressaltar que, essa é uma receita caseira e que pode causar danos irreparáveis no tecido do seu sofá. Em alguns casos a mancha pode ser facilmente removida. Em outros a mancha pode se tornar permanente e ainda danificar as fibras do tecido do sofá. Por isso o mais recomendado é que, em caso de manchas de chocolate contrate uma empresa profissional.

A Dr. Lava Tudo contém os melhores produtos testado e aprovados pela Anvisa, a fim de lhe proporcionar a melhor experiência de limpeza.