Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar chuveiro: sim, é possível!

Publicado em: domingo, agosto 19, 2018como limpar chuveiro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Um bom banho é necessário tanto para tirar a sujeira do dia a dia quanto para relaxar depois de uma jornada cansativa, não é mesmo? Mas, se existe algo que pode atrapalhar esse momento são pequenas gotas geladas, que saem sem pressão ou extraviadas. Se isso está acontecendo com você, significa que seu chuveiro pode estar sujo e entupido. Aí vem a questão: como limpar chuveiro? A Dr. Lava Tudo responde essa pergunta para você. Continue a leitura!

Por que o chuveiro entope?

Toda vez que o chuveiro entope é comum vir o questionamento: “mas por que isso acontece se a água passa por ali o tempo todo e deveria limpar o aparelho por dentro?”

Pois saiba que isso acontece exatamente por causa da água! Ela conta com minerais que, por menores que sejam, vão se acumulando nos furinhos por onde o fluxo deve passar para que você possa tomar seu banho.

Com o passar do tempo, esse acúmulo vai interferir na passagem da água, o que pode fazer com que fique entupido ou parcialmente obstruído. É por isso que os pequenos jatos saem tortos e sem direcionamento correto.

Além disso, partículas de poeira ou sujidades do dia a dia podem misturar com a água e impregnar os buraquinhos do chuveiro, fazendo com que também cause o entupimento.

Como limpar chuveiro: qual é a frequência necessária?

Quando o assunto é limpar chuveiro, o ideal é que você faça o processo de três em três meses, garantindo a manutenção e o bom uso do seu aparelho. Para isso, a Dr. Lava Tudo vai te ensinar, logo abaixo, técnicas simples que vão te ajudar.

Para prevenir

Embora vez ou outra seu chuveiro vá precisar ser desentupido, há algumas dicas para prevenir e diminuir que isso aconteça:

  • Faça, periodicamente, uma limpeza em sua caixa d’água. Dessa forma, você evita que possíveis sujeiras que ali se acumulem passem pelos canos e pelo chuveiro.
  • Confira se a água que chega até o chuveiro está como deveria. É possível que os canos e tubulações estejam soltando substâncias e sujeiras que prejudiquem o seu chuveiro.
  • Sempre que possível, passe uma escovinha no lado exterior do chuveiro.

Importante ressaltar que sempre que for mexer em seu chuveiro é necessário desligar a energia, evitando assim choques e outros acidentes. Combinado?

Se mesmo com essas dicas ele ficar sujo, entupir e atrapalhar seu banho, será que você consegue lidar com o problema?

 “Dando um banho” no chuveiro

como limpar chuveiro

Sim! É possível aprender como limpar chuveiro sem dor de cabeça ou ter que trocar o seu aparelho. Para isso, a Dr. Lava Tudo te ensina duas técnicas, uma em que você deve desmontar o chuveiro para limpá-lo e outra mais prática, mas ambas muito fáceis para você resolver o problema. Confira!

Primeira técnica

Para essa técnica de como limpar chuveiro você vai precisar retirar a parte inferior do aparelho. Ela é ideal para casos em que o chuveiro esteja muito entupido e precisando de uma limpeza mais profunda.

Ao mexer em seu chuveiro, você vai ver que a parte com os furinhos por onde sai a água é facilmente removível. Basta fazer um pouquinho de força para baixo, apertando as laterais. Dessa forma, a parte sai e você consegue fazer a limpeza apropriada, combinado?

Materiais necessários

Veja o que você vai precisar para fazer a limpeza:

  • Meio copo de vinagre;
  • Meio copo de suco de limão;
  • Um pouco de água;
  • Uma escova de dente velha;
  • Uma bacia onde caiba a parte removida do chuveiro.

Passo a passo

  1. Reúna todos os ingredientes na bacia.
  2. Mergulhe a parte do chuveiro removida de maneira que ela fique totalmente submersa na mistura de vinagre e suco de limão.
  3. Deixe em repouso por uma hora para que a solução aja de maneira eficiente.
  4. Passado o período, esfregue os furinhos do chuveiro com a escova de dente velha. Dessa forma, qualquer sujeira que esteja entranhada no local vai se dissolver. Caso você veja que algum buraco continua obstruído, use uma agulha fina para desentupir.
  5. Instale o chuveiro novamente.

Pronto! Você já sabe como limpar chuveiro de maneira eficiente!

Segunda Técnica

como limpar chuveiro

Essa técnica é recomendada quando o assunto é como limpar chuveiro que não esteja tão entupido. Quando você começar a ver que o fluxo de água diminuiu ou começaram gotejamentos, você pode seguir esse passo a passo para evitar que o problema piore!

Materiais necessários
Você precisará dos seguintes materiais:

  • Um saco plástico com tamanho suficiente para cobrir o chuveiro e sem nenhum buraco em sua superfície;
  • Um copo de vinagre;
  • Um copo de água;
  • Barbante, gominha ou fita adesiva.

Passo a passo

  1. Coloque o vinagre e a água dentro do saco plástico.
  2. Utilizando a gominha, fita ou barbante, amarre o saco com a solução no chuveiro, deixando o aparelho dentro do saco.
  3. Deixe a solução agir por duas horas. Dessa forma, a sujeira ali presente irá se dissolver.
  4. Após passado o período, retire o saco com a solução.
  5. Ligue o chuveiro e deixe a água quente lavar a sujeira que foi dissolvida.

Pronto! Você sabe como limpar chuveiro!

Outras dicas de limpeza para seu banheiro

Agora que você já sabe como limpar chuveiro, a Dr. Lava Tudo te dá outras dicas para manter seu banheiro limpo e sem bactérias. Confira!

  • Tenha sempre um material de limpeza exclusivo para o banheiro, como buchas, escovas, panos e baldes.
  • Esfregue o chão com vassoura com cerdas duras ou uma escova larga. Dessa forma você irá tirar a sujeira do dia a dia, mas também aquelas que ficaram impregnadas no piso.
  • Comece a limpeza sempre pela pia.
  • Deixe para limpar o vaso sanitário por último. Ele concentra a maior parte de bactérias e assim você diminui as chances de espalhá-las para o resto do banheiro.
  • Para limpar o box e retirar a gordura, você pode utilizar uma bucha com vinagre e água. Assim fica mais fácil retirar a oleosidade que se acumulou. Enxague e seque depois.
  • Se seu ralo estiver entupido, dedique-se um tempo exclusivo para isso, antes de lavar o banheiro. Aqui você tem algumas dicas sobre como desentupir ralo de banheiro.
  • Nunca deixe o piso secar sozinho. Após lavar todo o banheiro, utilize um pano seco para retirar todo o acúmulo de água.

A Dr. Lava Tudo faz questão de te dar dicas úteis para manter seu lar sempre limpo. Mas, se precisar de uma ajuda, diversos serviços de limpeza e higienização estão disponíveis para você!