Como limpar filtro de barro: um miniguia completo para você!

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Como limpar filtro de barro: um miniguia completo para você!

Publicado em: segunda-feira, outubro 29, 2018como limpar filtro de barro 2

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


 

Um filtro de barro em casa tem seu lugar, não é mesmo? A água sai fresquinha, até com um sabor peculiar! Mas, para manter essa qualidade única e garantir que a filtragem seja eficaz, é importante higienizar seu filtro periodicamente. Se você está se perguntando como limpar filtro de barro corretamente, a Dr. Lava Tudo te ajuda e te conta tudo a respeito!

 

Água fresca e livre de impurezas

 

O filtro tem como função purificar a água que vem da torneira, tornando-a própria para que você mate sua sede e se hidrate. Mas, por que usar um filtro de barro e não um aparelho mais tecnológico?

 

Essa invenção brasileira (sim! O filtro de barro foi criado em terras tupiniquins!) foi considerada 95% mais eficaz na filtragem que outras alternativas.

 

De acordo com o escritor Colin Ingram, que publicou os estudos no livro The Drinks Water Book, o filtro de barro é capaz de reter maior quantidade de pesticidas, alumínio, cloro e até mesmo parasitas na hora da filtragem. Isso significa que a água que você ingere está a mais pura possível, após todo o sistema de tratamento que ela passa.

 

Agora que você já sabe o quão bom é seu filtro, é importante que você mantenha ele sempre limpo, garantindo que a filtragem seja completa assim.

 

Mas, afinal, como limpar filtro de barro?

 

Filtro de barro novo: como tirar o gosto?

 

como limpar filtro de barro

 

Todo utensílio de cozinha que é feito de barro, como ocorre com tigelas de cerâmica, costumam passar o gosto de barro nos primeiros usos para os alimentos, até sair completamente. Não é diferente com os filtros de barro.

 

Nesse caso, não é que a água saia barrenta ou com coloração diferente. Simplesmente você sente aquele sabor característico do barro. Com o tempo, a partir do momento que você vai filtrando a água diariamente, esse gosto sai.

 

No entanto, há uma forma de agilizar o processo. Você deve filtrar cerca de 12 litros e descartar a água logo que adquirir seu filtro.

 

  1. Encha o filtro até seu limite.
  2. Espere realizar a filtragem completa.
  3. Retire toda a água filtrada.
  4. Repita o processo ao longo do dia até dar os 12 litros.

 

Importante ressaltar que a água que você retirou do filtro pode ser reaproveitada. Utilize-a para regar as plantar, deixar vasilhas de molho, passar pano na casa e até lavar roupa. O importante é não desperdiçar, combinado?

Como limpar a vela do filtro de barro?

 

 

como limpar filtro de barro

 

Quando o fluxo de água filtrada está reduzido, isso é sinal que a vela do filtro de barro deve ser lavada. É importante sempre dar uma olhada também, pois a vela vai ficando amarelada devido a todos os resíduos filtrados.

 

Veja como limpar a vela do seu filtro:

 

  1. Desenrosque a vela do filtro.
  2. Coloque a vela sob água corrente, pode ser debaixo da torneira.
  3. Não utilize nenhum produto, utilize as suas mãos ou a parte macia de uma esponja limpa e esfregue a superfície da vela com a água.
  4. Faça esse processo em cada parte da vela.
  5. Espere a vela secar e encaixe-a novamente no filtro.

 

Como limpar filtro de barro mofado?

 

Devido ao contato da água, principalmente se você demora muito para esvaziar o filtro, pode ser que aconteça formação de mofo no interior do seu filtro. Isso faz com que a água fique contaminada e pode prejudicar a sua saúde e da sua família.

 

Nesses casos, o mesmo método que você utilizou para limpar a vela deve ser utilizado no interior do seu filtro. Veja:

 

  1. Separe as duas partes do filtro de barro;
  2. Utilizando água e o lado macio da esponja, limpe toda a parte interna;
  3. Enxague;
  4. Reúna as partes e utilize o filtro normalmente.

 

Pronto! Agora você já sabe como limpar filtro de barro corretamente!

 

Dicas extras

 

Aqui vão algumas dicas extras para que você saiba como limpar filtro de barro com precisão, sem perder nenhum detalhe e manter tudo em ordem!

 

como limpar filtro de barro

 

Lave bem as mãos

 

Antes de dar início à lavagem do seu filtro, higienize bem suas mãos. Elas acumulam sujeira de todos os lugares que você vai e se não estiverem limpas, você pode contaminar seu filtro com bactérias.

 

Utilize uma esponja com o seu lado macio ou um pano úmido

 

Quando for lavar seu filtro, use sempre materiais macios, como um pano úmido ou o lado mais delicado da esponja. A superfície porosa do filtro é muito importante para o processo de filtragem, se você usar algo que destrua essa parte, o processo será prejudicado.

Evite alguns produtos

 

Na hora de limpar seu filtro, não utilize produtos fortes como cloro, sal, bicarbonato, água sanitária, álcool, detergente, açúcar ou limão. Embora possa parecer uma boa ideia na hora, eles vão deixar gosto na água. Além disso, são substâncias que ficarão retidas na parte porosa do filtro, atrapalhando seu funcionamento.

 

Não se esqueça da parte externa

 

Assim como limpar filtro de barro e todo seu interior é importante, não se deve esquecer do lado externo. Mesmo que não esteja em contato direto com a água, a higiene deve ser completa evitando formação de mofos e bolor.

 

Mantenha em local arejado e longe do sol

 

Ao escolher um lugar para manter seu filtro, certifique-se que ali não bata sol e que seja arejado. Dessa forma, você aumenta a vida útil do seu filtro, evitando que ele trinque ou que formem manchas na superfície.

 

Leia o manual do fabricante

 

A maioria dos filtros de barro vem com um manual do fabricante no ato da compra. Ali estão as informações mais importantes sobre o filtro, como trocar vela, os cuidados necessários e detalhes relevantes. Consulte o manual e complemente as informações que você encontrou aqui, tendo a certeza que seu filtro está funcionando corretamente.

 

Use uma esponja nova

 

Na hora de limpar seu filtro de barro, é muito importante que você use uma esponja que ainda não foi utilizada. É comum que a esponja que você utiliza para lavar a louça, por exemplo, acumule restos de comida, bactérias e todo tipo de sujeira. Ou seja, seu filtro ficará impregnado com esses restos e a água pode ser contaminada.

 

A Dr. Lava Tudo está à sua disposição para deixar sua casa sempre limpa. Conheça os serviços de higienização e veja como podemos te ajudar!

Como limpar filtro de barro: um miniguia completo para você!
5 (100%) 3 votos

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
https://drlavatudo.com/blog/como-limpar-filtro-de-barro/
Dr. Lava Tudo
como limpar filtro de barro 2
desconto 15% impermeabilização


 

risu-ajude-a-mudar-o-mundo
desconto 15% impermeabilização
ebooks-gratuitos


Você também pode gostar de: