Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar mármore e deixá-lo brilhante? Cuidados e Dicas

Publicado em: segunda-feira, outubro 8, 2018Como limpar mármore branco

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você tem um lindo mármore em casa, no chão, bancada ou talvez até na pia. Ele traz uma beleza e sofisticação ímpar ao ambiente, mas você não faz ideia de como limpar mármore e sua rotina de limpeza agora está precisando de ajuda.

Não precisa entrar em desespero! A Dr. Lava Tudo vai te ensinar tudo sobre como limpar mármore!

 

Mármore: beleza, elegância e versatilidade

Como limpar mármore

O mármore é utilizado desde a antiguidade. Você provavelmente já foi a um museu e viu estátuas imponentes e suntuosas feitas com esse material. Ele também sempre foi item de revestimento de casas. Na verdade, houve um tempo em que, quanto mais mármore na habitação da pessoa, mais status era concedido a ela. Era um símbolo de opulência.

O tempo passou e o mármore continua a ser usado. Isso porque ele é um revestimento que traz um toque de elegância e beleza para qualquer decoração. Ele pode ser usado no piso, pias, bancadas ou pequenos detalhes, dando refinamento ao cômodo.

O mármore contribui até mesmo para que o clima da sua casa seja mais ameno, sem acumular muito calor.

Além disso, esse é um material muito versátil. Você encontra várias cores dele no mercado, desde as mais escuras às mais claras, o que facilita muito na hora de escolher o que combina mais com sua casa, atendendo a vários gostos e preferências.

Veja também: qual a diferença entre o mármore e o granito?
 

Mas também existem os pontos fracos!

Embora seja um material lindo e versátil, o mármore tem algumas peculiaridades. Por ser uma superfície porosa, fica muito mais fácil sujar, absorver líquidos e agravar manchas. Aliás, trata-se de uma pedra com alta sensibilidade, podendo manchar facilmente.

Caso o mármore seja branco, ele pode facilmente ficar encardido. Isso faz com que ele perca sua beleza inicial e pode dar um aspecto de ambiente sujo para sua casa.

 

Como limpar mármore branco encardido?

Como limpar mármore

Se lendo esse artigo você deu uma olhada para o mármore da sua casa e acabou pensando “nossa, é mesmo, meu mármore está encardido e não é mais o mesmo”, não se desespere. Aqui vão truques caseiros sobre como limpar mármore, com ingredientes bem simples que vão ajudar a deixar seu mármore bonito novamente!

 

Limpeza diária

Caso você precise de uma simples limpeza no dia a dia, passar um pano com detergente neutro pode facilitar sua vida:

  1. Misture 10 gotas de detergente neutro e dois litros de água.
  2. Utilizando um pano limpo, passe a mistura em toda a superfície.
  3. Seque com um pano limpo.

 

Limpar mármore com bicarbonato

O bicarbonato pode ser usado para desconfortos na digestão, limpeza dos dentes, no preparo de receitas e até quando o assunto é como limpar mármore!

Para isso, você vai misturar um pouco de água ao bicarbonato, fazendo uma pasta que deve ser aplicada em toda a superfície. Ao deixar agir por um tempo, o bicarbonato vai limpar toda a sujeira e ainda clarear a sua pedra.

 

Usando água morna

Você sabia que a água morna é capaz de tirar manchas em várias superfícies? Isso porque a temperatura faz a diferença quando substâncias diferentes estão misturadas, causando manchas.

Veja como é simples esse passo a passo:

  1. Esquente a água. Não precisa deixar ferver.
  2. Misture com um pouquinho de detergente neutro e álcool.
  3. Jogue a mistura na superfície de mármore, fazendo uma leve esfregação com um pano limpo.
  4. Deixe agir por cinco minutos.
  5. Enxague e seque a superfície.

 

Limpar mármore com vinagre

Se o piso ou a bancada de mármore estiverem com manchas mais persistentes, a solução é usar vinagre, que tem um potencial de limpeza excepcional!

Faça uma mistura desse produto com água e aplique sobre a pedra.Esfregue com uma escova macia e lave bem.

Dicas bônus

Além dessas dicas, reunimos outras que podem te ajudar nos cuidados com o seu mármore, evitando que ele estrague e mantendo-o mais bonito!

Como dar brilho em mármore?

Como limpar mármore

Além de limpar o mármore, de tempo em tempo é necessário polir sua pedra. Além de dar um brilho à superfície, ao polir seu mármore você reduz a quantidade de vezes que tem que fazer a higienização dele e cria uma proteção extra.

Confira uma maneira caseira de fazer isso:

  1. Misture um litro de água com 50g de bicarbonato.
  2. Aplique toda a solução na superfície do seu mármore.
  3. Deixe agir por quatro horas.
  4. Após esse período, use água morna e um pano limpo para retirar a mistura.
  5. Pegue um pano seco e limpo e faça pequenos movimentos circulares em toda a superfície.

Com esse processo você vai ver que, na medida em que passa o pano seco, um brilho é criado. Se você achar interessante ou necessário, há produtos no mercado que podem fazer uma selagem na pedra, evitando que a sujeira e manchar entranhem na pedra.

 

Não se esqueça do rejunte!

Limpar o rejunte é tão importante quanto saber como limpar mármore. Além de dar vida e chamar a atenção apenas para a beleza da sua pedra, um rejunte sujo pode contribuir na proliferação de fungos e bolores, causando doenças e danificando o mármore.

Por isso, aqui vai uma receita caseira para realizar essa limpeza no rejunte:

  1. Junte 50 ml de água a duas colheres de sopa de bicarbonato, formando uma pasta.
  2. Utilizando uma escova de dente, esfregue a pasta entre as pedras de mármore.
  3. Deixe a mistura agindo por alguns poucos minutos.
  4. Com um pano úmido e limpo, retire toda a mistura aplicada.
  5. Seque todos os rejuntes com a ajuda de um papel toalha.

 

Outros cuidados de conservação

E para completar, aqui vão alguns cuidados para que você mantenha seu mármore sempre em perfeitas condições:

  • Se acontecer de cair em seu mármore algo que possa causar manchas (vinho, molho de tomate, café, etc.), limpe o mais rápido possível.
  • Evite o contato de substâncias corrosivas como água sanitária, sabão em pó, ácidos ou querosene. Até mesmo o vinagre, solução constante para atividades domésticas, deve ser colocado de lado nesses casos. Esses produtos podem danificar seu mármore, inclusive fazendo-o perder suas cores.
  • Objetos pontiagudos ou porosos podem arranhar seu mármore. Por isso, evite que seu mármore tenha contato com areia, terra e qualquer objeto cortante.

A Dr. Lava Tudo, além de higienização de objetos e móveis em geral, é especialista em limpezas de piso. Conheça as opções e faça seu orçamento!