Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar o ar condicionado: O GUIA COMPLETO!

Publicado em: quinta-feira, abril 27, 2017Como limpar o ar condicionado

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


É preciso se atentar como limpar o ar condicionado periodicamente e não somente durante o verão. Ter o aparelho em casa, no ambiente de trabalhocinemas, teatros ou auditórios é um privilégio, sinônimo de conforto e bem-estar, além de garantir a boa qualidade do ar e aumentar a vida útil do aparelho.

Como limpar o ar condicionado

Siga dicas simples de manutenção e se informa sobre a limpeza profissional

Nós da Dr. Lava Tudo sabemos da importância do bem-estar e comodidade dos nossos clientes e também entendemos que uma das principais fontes responsáveis pelas proliferações de ácaros, fungos e bactérias, é o ar condicionado sujo.

Por isso preparamos um guia de como limpar o ar condicionado para um melhor desempenho do aparelho, redução de custos com energia e manter o ambiente climatizado longe de doenças respiratórias.


Assista nosso vídeo de Limpeza de Ar Condicionado:


Como limpar o ar condicionado periodicamente

A limpeza do filtro do ar condicionado é  simples e pode ser feita em casa, em poucos minutos. Siga o passo a passo:

  • Desligue o aparelho da tomada;
  • Retire o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco. Caso esteja muito sujo, umedeça o pano com água morna;
  • Retire o filtro do aparelho com cuidado e lave-o em água corrente (fria ou morna);
  • Utilize sabão neutro e bucha para completar a lavagem;
  • Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.

Não utilize:

  • Polidor para limpar a área interna do ar concionado;
  • Produto químico;
  • Água quente.


Obs.:
Leia sempre as instruções de limpeza no manual do seu aparelho e se houver alguma recomendação específica do modelo, lá estarão todas as dicas. E não se esqueça de nunca ligar o aparelho sem os filtros.


Sabe aquelas tosses que nunca acabam?

Você já passou por médicos, tomou remédios e isso não passa? Talvez seu problema é outro..

Diariamente nos deitamos no sofá para relaxar. É revigorante não é? Mas, esse mesmo estofado pode te prejudicar pois, ao longo do tempo, poeira, restos de pele e suor ficam sobre sua superfície. Adicione vários ácaros que se alimentam desses resíduos. Só 1g de poeira pode abrigar milhões deles! Essa pode ser a verdadeira causa das tosses. Mas a guerra não está perdida!

Saiba GRATUITAMENTE quantos ácaros que rondam sua casa. Nós desenvolvemos uma calculadora para usar sempre que quiser. Calcule e dê os primeiros passos para viver em um ambiente mais saudável!



O que é um ar condicionado de janela?


O ar condicionado de janela é aquele também conhecido como “de parede”. É mais indicado para pessoas que moram em ambientes pequenos e em casas ou condomínios onde não há restrições de ruído.  Afinal, este é um sistema que emite muito mais barulho ao ser ligado do que o modelo split.


Caso não tenha espaço (buraco) pronto para o ar condicionado no seu ambiente, faz-se necessário criar uma abertura na parede para colocação do ar tipo janela. Logo, é indicado para quem tem casa própria ou caso seja locatário tenha permissão para colocar uma abertura.


A economia de energia não é definida pelo tipo do ar condicionado, existem janelas mais econômicos que alguns tipos de split e vice-versa. Vale conferir sempre o consumo do ar condicionado e o selo Procel antes de comprar um aparelho.


Como limpar ar condicionado de janela


Para aprender como limpar o ar condicionado em casa, por conta própria, são necessários poucos passos e em poucos minutos você já terá finalizado o serviço.


Basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Desligue o aparelho da tomada;
  2. Retire o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco. Caso esteja muito sujo, umedeça o pano com água morna;
  3. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o e retire a sujeira com aspirador de pó ou água corrente (fria ou morna);
  4. Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.


Não utilize:

  • Polidor para limpar a área interna do ar condicionado;
  • Produto químico;
  • Água quente.


Obs.: Leia sempre as instruções de limpeza no manual do seu aparelho e se houver alguma recomendação específica do modelo, lá estarão todas as dicas. E não se esqueça de nunca ligar o aparelho sem os filtros.


Como limpar o climatizador


Para economizarem com a compra do ar condicionado ou evitar furar a parede, muitas pessoas optam por comprar um climatizador.


Esse produto é uma espécie de ventilador com um reservatório de água. Antes do uso, é abastecido com água, o ar é puxado e enviado ao ambiente carregado de gotículas de água evaporadas e, assim, a temperatura do ambiente é reduzida.


Ganha-se, no caso do climatizador, em ecologia e em economia já que o consumo de energia pode chegar a até 90%. Todavia, é recomendado apenas para regiões onde o calor vem acompanhado de ar seco, com umidade inferior a 75% ou 70%. Em cidades com alta umidade relativa do ar, o climatizador pode ter desempenho reduzido.


Se você tem um climatizador em casa, os cuidados são um pouco mais simples do que o do ar condicionado: basta você limpar o reservatório de água uma vez ao mês.


Para isso, retire a tampa do dreno localizado dentro do reservatório. A água sairá pala parte inferior do produto, onde ficam as rodinhas. Faça isso na área de serviço, ou perto de um ralo, para escoar a água. A limpeza do reservatório pode ser feita com água e sabão neutro.


Já as colmeias podem ser limpas com água corrente a cada três meses, que podem ser trocadas por novas depois de quatro anos de uso, em média.


Limpeza especializada de ar condicionado


Você aprendeu acima a conservar e como limpar o ar condicionado de forma simples, mas é imprescindível que o aparelho tenha uma limpeza profissional, pelo menos uma vez ao ano. A Dr. Lava Tudo indica a sua limpeza preventiva que é realizada no próprio local e apenas a parte frontal do aparelho é desmontada. Além disso, são utilizados produtos e equipamentos especializados e, ao final, é aplicado um bactericida. Ela é feita por um técnico especializado.


A limpeza da Dr. Lava Tudo utiliza produtos biodegradáveis, próprios para climatizador e exclusivo da empresa. Primeiramente, o técnico remove toda a sujidade mais profunda que fica incrustada na evaporadora do AC, na turbina e nos filtros. Outras peças que recebem a limpeza profissional:

  • Bandeja;
  • serpentina;
  • parte frontal;
  • rotor ventilador;
  • cano de Dreno.


Esta sujeira vai se acumulando naturalmente e é o ambiente propício para a procriação de fungos e bactérias. Ao final do procedimento é aplicado um bactericida para prolongar os efeitos da limpeza. E o tempo médio da limpeza é de 60 minutos.


Obs.: Os aparelhos que climatizam ambientes de trabalho devem receber tal manutenção de seis em seis meses, pois seu uso é diário.


Por que é necessário limpar o ar condicionado?


Agora que você sabe como limpar o ar condicionado, vamos te falar o por quê disso.


O ar condicionado virou item principal em várias residências, comércios e escritórios no Brasil, que é um país de clima tipicamente quente.


O seu funcionamento é simples: ele capta o ar externo, refrigera e substitui o ar quente do ambiente por ele. Com o uso (mesmo que não seja constante) e com a exposição ao ambiente, o filtro do ar condicionado acumula resíduos como poeira e pelos de animais, o que obstrui a saída de ar, por isso é importante realizar a manutenção dele.


Benefícios da limpeza especializada do ar condicionado


Menos problemas técnicos


O acúmulo de poeiras pode obstruir os filtros, as turbinas, as serpentinas de troca de calor, comprometendo o seu perfeito funcionamento. Tais peças só podem ser devidamente higienizadas por um profissional capacitado que fará todo o processo corretamente e vai garantir a segurança do seu serviço.


Longa vida útil


O ar condicionado usado com muita frequência precisa receber uma limpeza periódica e uma mais profunda semestralmente ou anualmente, pois há mais acúmulo de poeiras. E o aparelho que não é utilizado também precisa de cuidados para evitar enferrujamento, principalmente em cidades litorâneas.


Saúde


A poeira instalada no interior tem fungos, ácaros, bactérias e outros poluentes (dependendo do ambiente), que podem causar doenças respiratórias, quadros alérgicos e problemas de pele, por isso é importante saber como limpar o ar condicionado.


Economia


Os resíduos no ar condicionado impedem seu completo funcionamento, forçando mais o compressor para climatizar o ambiente, o que gera mais gastos de energia.


Com a limpeza especializada, você investe em um serviço seguro, anualmente, e evita maiores gastos ao se deparar com um problema maior em seu aparelho. Gaste menos se prevenindo do que consertando um erro. 🙂


Tipos de ar condicionado


A Dr. Lava Tudo é especializada na limpeza de cinco modelos específicos de climatizadores. Confira os detalhes:

  • Tipo Window Split


É uma mistura de ar condicionado janela e o tradicional ar condicionado split. Ele é instalado nos espaços (buracos) já existente na parede.

Como limpar o ar condicionado
Modelo indicado
  • Tipo Split Hi-Wall

É um split que permite a instalação na parede, por isso ele também é chamado de “parede”. É o tipo mais comum de split.

Como limpar o ar condicionado
Modelo indicado
  • Tipo Multisplit

Características semelhantes aos modelos de split Hi-Wall convencionais, porém você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Indicado para refrigerar mais de um ambiente.

Como limpar o ar condicionado
Modelo indicado
  • Split Piso-teto / Canto-teto

É um modelo que pode ser instalado no piso ou no teto. Indicado para médios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais.

Como limpar o ar condicionado
Modelo indicado
  • Tipo Split Cassete

Modelo de ar-condicionado que possui até quatro vias para a saída do ar e pode ser instalado no teto ou no forro.

Como limpar o ar condicionado
Modelo indicado