Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar ouro: 7 dicas FÁCEIS para deixar joias brilhando

Publicado em: sexta-feira, outubro 26, 2018Como limpar ouro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Um verdadeiro sinônimo de elegância e riqueza, peças de ouro são alvo de desejo desde milhares de anos atrás. Apenas para efeito de curiosidade, esse minério valioso é explorado pelo homem há mais de 6 mil anos, sempre se adaptando às características artísticas e necessidades de cada época.


Embora não sofra oxidação, o ouro pode ser danificado e terminar com um aspecto sujo e totalmente sem brilho. Foi pensando em evitar isso, que hoje vamos de mostrar 7 dicas incríveis e fáceis de como limpar ouro.


Peças de ouro: quem não gosta?

como limpar ouro peças


Bonitas e duradouras, as peças de ouro chamam atenção de pessoas em todo mundo, tanto homens quanto mulheres gostam desse metal.  As joias representam personalidade, gosto pelo luxo, sofisticação e poder.


Uma pesquisa realizada por acadêmicos de administração, no Rio Grande do Sul, mostrou 73% das mulheres entrevistadas gostam de receber joias de presente, enquanto 70% admitiram gostar da sensação de ter peças de ouro.


No entanto, para manter todo essa boa sensação proporcionada pelas joias, elas precisam estar sempre lindas e brilhando.


Como acabar com a Sujeira e falta de brilho das joias?


Pontos positivos do ouro é que ele não enferruja nem causa alergias. Talvez, por isso, seja objeto de desejo. No entanto, ele pode ficar com uma aparência ruim, já que o contato com algumas substâncias químicas pode escurecer sua superfície, assim  como a luz solar, o suor e até o atrito com a nossa pele. Um exemplo são as alianças de casamento. 


Sendo assim, manter cuidados com  suas peças, é fundamental para que tudo permaneça bonito e com o mesmo valor sentimental. Entender o que limpa ouro, portanto, se torna fundamental.


Diferente do que muita gente possa acreditar, é possível limpar ouro com itens caseiros, como mostraremos mais adiante.


Aprenda também: como limpar prata


O que é bom para limpar ouro?


Existem vários produtos indicados para a limpeza de peças de ouro que são capazes de trazer efeitos incríveis.


Como limpar ouro rose?


O ouro rose é uma mistura de ouro com uma liga de prata, que dá a peça uma tonalidade rosada, como o próprio nome já sugere. E limpar esse tipo de joia é mais simples do que muita gente imagina. Sendo necessário apenas:

  • Um recipiente pequeno ou médio;
  • Água morna;
  • Detergente neutro;
  • Escova de dentes com cerdas macias;
  • Flanela ou tecido macio.


Basta colocar água morna no recipiente, acrescentar gotas de detergente neutro e misturar bem. Em seguida, basta depositar a joia de ouro rose nessa solução e deixar em repouso por cerca de 10 minutos. Depois é necessário remover a peça e com o auxílio da escova realizar o procedimento de limpeza e para finalizar, enxague e seque com a ajuda de uma flanela ou tecido macio de forma delicada.


Como limpar brinco de ouro que ficou preto?


A exemplo da prata, o ouro também pode escurecer e uma das peças que mais escurecem são os brincos, pois eles recebem sol, suor, além de atritos com sujeira no cabelo. Sendo assim, a melhor forma de limpar um brinco de ouro que ficou preto se dá com uso de detergente de coco. 


O detergente de coco é mais neutro do que os outros tipos e o procedimento é simples. 


Com auxílio de um pano limpo e úmido com água e detergente de coco, esfregue o brinco de forma delicada. Depois enxague a peça em água corrente, tirando todos os resquícios do produto. Para finalizar, seque com um pano macio.


Como limpar ouro branco?

como limpar ouro branco


O primeiro passo para limpar o ouro branco é deixar a peça de molho dentro de uma mistura de um litro de água morna com detergente por cerca de 15 minutos. 


Em seguida, prepare uma pasta com duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio. Agora retire a peça de ouro branco da mistura de água com detergente e com uma escova de dente de cerdas macias esfregue a peça e veja o brilho do ouro retornar.


Como limpar ouro em casa: dicas caseiras


Chegamos à melhor parte do texto. Onde você vai aprender a limpar suas peças de ouros com dicas totalmente caseiras. Confira!


1. Limpar ouro com creme dental

como limpar ouro pasta de dente


Essa é uma dica mais do que conhecida. Sendo necessário apenas, esfregar creme dental às peças com a ajuda de uma escova macia e depois enxaguar com água limpa.


Confira outras utilidades da pasta de dentes.


2. Limpar ouro com Detergente de Coco ou neutro

como limpar ouro detergente


O detergente neutro é bom, mas o de coco é ainda melhor, pois ele consegue ser ainda mais neutro. Basta colocar a peça em uma vasilha com água e algumas gotas do detergente, deixando-as de molho por 15 minutos e depois esfregar com uma escova de dente com cerdas macias.


3. Limpar ouro com Amônia


A amônia é um poderoso produto químico, por isso evite usá-la frequentemente e use-a somente quando precisar de uma limpeza mais poderosa.


Para limpar ouro como amônia, faça uma solução de seis partes de água para uma de amônia e deixe de a peça de molho por, no máximo, 1 minuto. Enxague bem em água corrente. Uma dica é usar uma peneira para pegar a peça e usar sempre luvas para se proteger da amônia.


4. Limpar ouro com água quente


A água quente é uma ótima opção para a sujeira superficial. Basta apenas, enxaguar as joias com água morna e depois secar com um pano macio, dando leve batidinhas na peça. Só tenha cuidado apenas para a água não ficar quente demais!


5. Como limpar joias de ouro com pedras


Muitas joias de ouro são adornadas com pedras preciosas e precisam de cuidados redobrados em sua limpeza. Esse tipo de peça não pode ficar de molho, por isso, esfregue a superfície com detergente neutro e pano macio, removendo o excesso de sabão com um pano úmido.


Para finalizar, deixe as peças secando de cabeça para baixo, para que nenhuma umidade fique acumulada nas pedras.


6. Como limpar ouro com bicarbonato


Para limpar ouro com bicarbonato, basta misturar em um recipiente:

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres de sopa de sal;
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio;
  • Um pedacinho de papel alumínio.


Só é necessário deixar as joias de molho por dez minutos, retirá-las, secá-las e elas estarão brilhando novamente.


7. Limpar ouro com vinagre


Nesse caso, é só embebedar um chumaço de algodão em vinagre e aplicar sobre as joias, enxaguando em água corrente fria.


5 dicas para conservar joias de ouro


E para finalizarmos, melhor do que aprender aprender como limpar ouro de maneira eficiente, é aprender a conservar suas joias. Por isso, separamos essas dicas.


1. Evite o contato com produtos abrasivos


Produtos abrasivos como gordura, cera, tinta e demais substâncias tiram o brilho do ouro. Se for entrar em contato com esses materiais, use uma luva para proteger as jóias, ou as deixe guardadas.


2. Guarde sua joia corretamente


Mantenha as joias guardadas em local adequado e protegidas por uma flanela ou outro material de macio. Isso evita arranhões e amassados.


3.Dê um polimento 


De tempos em tempos, a peça de ouro precisa ser polida para recuperar seu brilho, apenas tenha cuidado para não forçar demais.


4.Verifique as garras


De tempos em tempos, também confira as garras que prendem as pedras e fecham os colares, para evitar perdas.


5. Verifique se a peça é maciça ou folheadas 


Peças folheadas são mais sensíveis aos danos do que às de ouro maciço. Por isso, se você quer uma joia duradoura e resistente, prefira as peças maciças. 


A Dr. Lava Tudo é especialista em limpeza, por isso pode confiar nas nossas dicas!


Conheça nossas soluções de limpeza para sua casa, escritório ou veículo. Temos um portfólio completo de serviços de higienização para facilitar a sua vida e deixar todos os ambientes impecáveis.


E se você quer aprender mais dicas de limpeza que facilitarão sua vida, confira o nosso E-book: Dicas de limpeza para o dia a dia!