Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar piso encardido: passo a passo para cada tipo

Publicado em: quinta-feira, janeiro 9, 2020como limpar piso encardido

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



A forma de limpar piso encardido varia para cada tipo de piso. Passar uma vassoura e um pano úmido é quase universal, mas alguns cuidados são necessários para não estragar o piso. Para produzir uma solução é necessário usar o material adequado, alguns deles são: vinagre, álcool, detergente, bicarbonato e detergente de coco.


Seu piso está muito sujo e você não sabe mais o que fazer? A Dr. Lava Tudo separou dicas de como limpar piso encardido para você se livrar de vez daquela sujeira incômoda.


Afinal, não tem nada melhor do que chegar em casa e encontrar tudo limpo, brilhando com aquele cheirinho de limpeza. No entanto, mesmo mantendo uma rotina de limpar a casa diariamente, é comum encontrar manchas decorrentes do próprio dia a dia.


Chegar com o pé sujo da rua, deixar cair certas substâncias, acúmulo de gordura… a lista não tem fim. O piso é uma das áreas mais afetadas e pode bater aquele desespero: como limpar piso encardido?


Importância de limpar o piso corretamente

como limpar piso encardido


Seu chão pode estar limpo, mas não parecer limpo. Essa situação é muito comum quando ele está encardido. Mas, a importância em resolver esse problema não é apenas estética.


Um piso bem cuidado é a garantia de que sua porcelana, taco ou qualquer outro material que revista seu chão tenha longa duração, que o acabamento continue em perfeito estado e sua troca não precise ser feita tão cedo.


É comum que casas centenárias chamem a atenção por seus pisos tão bem cuidados. Vale lembrar que diversos funcionários domésticos se dedicavam a isso diariamente, tempo que hoje em dia não é mais comum. Por isso, confira dicas práticas que vão facilitar esse cuidado em seu lar!


Qual o melhor produto para limpar piso encardido?


Se você está lendo nosso artigo, provavelmente está com essa dúvida. Acertamos? Produtos caseiros oferecem um bom custo x benefício. Estamos falando de: detergente, vinagre, bicarbonato, álcool, dentre outros. Então continue a leitura e descubra dicas caseiras para acabar com essa dor de cabeça, usando esses itens.


Como limpar piso encardido com bicarbonato?


Como alternativa a produtos de limpeza tradicionais, o bicarbonato de sódio tem bastante potencial para deixar seu piso encardido brilhando novamente. Aprenda essa dica e teste em sua casa!


Então, misture o bicarbonato com um pouco de água oxigenada. Deixe agir por alguns minutinhos e esfregue a sujeira com uma escova macia ou pano de microfibra limpo. Depois, basta remover o excesso. E não se esqueça de testar antes em uma área pequena do seu piso, hein?!


Como tirar manchas no piso?


Manchas no piso sempre deixam um aspecto ruim. Mas fique tranquilo, nós trouxemos uma dica que resolve a maioria dos casos, usando apenas 2 ingredientes: o sal e o limão.


Esprema o limão sobre o piso até cobrir a mancha por completo. Em seguida espalhe um pouco de sal sobre ela. Deixe os 2 produtos agirem por alguns minutinhos. Agora, com uma escova macia ou uma esponja, esfregue o local com delicadeza. Para finalizar, passe um pano seco e remova o excesso.


Receita de limpa piso encardido milagroso


Se você estava em busca de uma receitinha milagrosa para fazer a melhor limpeza de piso encardido, acabou de encontrar! Ah, e não se preocupe! Todos os ingredientes, provavelmente, já estão em sua casa. Vamos à lista de materiais necessários:

  • 1 ralador;
  • 1 bacia;
  • 1 litro de água quente;
  • Raspas de sabonete;
  • 200 ml de amaciante;
  • 100 ml de álcool;
  • 200 ml de vinagre.


Procedimentos:


Pegue os sabonetes, de preferência os que estão velhos, que você não usa mais, e passe no ralador. Coloque as raspas dentro da bacia e despeje água quente, até dissolvê-las. Acrescente os outros ingredientes e misture bem até que fique homogêneo. Caso o limpa piso tenha ficado muito concentrado, complete com água. Armazene em uma garrafa plástica para usá-lo sempre que for preciso!


Para usar o produto, dilua 2 medidas dele em um balde com água. Umedeça um pano limpo na mistura, aplique sobre o piso, fazendo movimentos suaves e espalhando a mistura. Para finalizar, remova o excesso.


Como limpar piso encardido com bicarbonato e vinagre?


Conhece a dupla dinâmica vinagre e bicarbonato? Esses 2 produtos juntos têm um potencial de limpeza enorme! E quando falamos sobre a limpeza de piso encardido não poderia ser diferente. Veja, então, como fazer essa misturinha caseira:


Você vai precisar de:

  • 1 pote de plástico;
  • 400 ml de água;
  • 5 colheres de sopa de detergente neutro;
  • 100 ml de vinagre;
  • 50 ml de álcool;
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sal.


Procedimentos:


Coloque todos os ingredientes no pote plástico e misture, até que se forme uma mistura bem homogênea. Aplique sobre o piso, testando em uma área pequena antes, e deixe agir por alguns minutos.


Esfregue o produto com um pano macio de microfibra por todo o piso, fazendo movimentos suaves. Para finalizar, enxague e remova o excesso da mistura.


Dicas de como limpar piso encardido de diferentes tipos


Cada piso pede um tipo de limpeza diferente. Passar uma vassoura e um pano úmido é quase universal, mas alguns cuidados são necessários para que não se estrague determinado tipo de piso e manter sua beleza, sem encardir.


Algumas pessoas tem o costume de misturar os produtos de limpeza, como cloro, água sanitária e desinfetantes, e deixar o chão de molho. Isso pode ser fatídico para o piso e fazer com que ele se estrague mais facilmente.


De modo geral, evite sempre produtos muito fortes e siga as instruções de uso presentes nas embalagens. Veja aqui o que não fazer ao limpar o seu piso.


Além disso, confira as dicas abaixo de como limpar piso encardido corretamente.


Produto caseiro para limpar cerâmica encardida

como limpar piso encardido ceramica


Existem produtos de limpeza específicos para aplicar em cerâmicas e porcelanas. A dica é ler os rótulos e  procurar aquele que é mais adequado  a sua situação. Esse piso permite o uso de produtos de limpeza específicos. Em cômodos como banheiro e cozinha, onde a presença de gorduras é uma constante, as misturas desengordurantes e desinfetantes são  ideais.


Para evitar o piso encardido, é importante uma limpeza pesada no piso. Para isso, misture detergente e água e aplique no piso com uma vassoura. É importante esfregar nos rejuntes, pois eles estão mais propícios a encardir. Em seguida tire a solução com um pano molhado e seque o piso com um pano úmido.


Como desencardir piso de Madeira

como limpar piso encardido madeira


A madeira traz a sensação de aconchego para a casa, mas requer um cuidado constante e atenção redobrada. Seja taco, madeira maciça ou parquet, nenhum deles pode ter muito contato com umidade, já que esta estraga a madeira, a deixa podre e com muitas manchas.


Por isso, sua limpeza deve ser feita mais vezes ao longo da semana, utilizando uma vassoura de pelo, com cerdas macias ou um aspirador de pó. Evite vassouras piaçavas!


Após varrer o ambiente, passe um pano úmido com água. Uma vez por semana você pode diluir na água um pouco de desinfetante específico para a área. Isso vai permitir uma limpeza mais profunda.


Em ambos os casos, o importante é secar bem. Por isso, utilize dois panos. Um úmido para limpar e um seco para retirar a umidade. Essa é a chave para limpar e não estragar o piso!


Como limpar piso encardido de pedra

como limpar piso encardido pedra


Quando o revestimento é em pedra a superfície, por consequência, é mais porosa. Se a pedra for clara, fica muito mais fácil que ela fique encardida e perca toda a beleza e classe que esse piso pode dar a sua casa.


Utilizando apenas água e detergente neutro, procure escovar com um material de cerdas mais rígidas, dessa forma você consegue tirar sujeiras que acumulem sem utilizar produtos agressivos.


Produto para limpar piso Mármore

como limpar piso encardido marmore


De maneira geral esse é um piso fácil de limpar, embora seja um material poroso. Os produtos fortes ou gordurosos devem ser evitados, pois eles vão fazer com que o encardido não saia. Na verdade podem contribuir para encardir.


Se quiser limpar seu mármore, e aprender como desencardir piso branco em geral, a solução ideal é colocar uma colher de detergente de coco em um litro de água, passar um pano com a mistura e depois outro para secar.


De vez em quando, vale a pena chamar uma empresa profissional para que esse cuidado para não encardir seja redobrado, principalmente ser o piso for branco!


Como limpar piso laminado encardido

como limpar piso encardido laminado


O piso laminado pode ser o terror pra quem não quer ver nenhum tipo de mancha no chão. A laminação facilita o acumulo de gorduras e a fixação de líquidos que caiam sobre ele. Esse é o tipo de chão que apenas o pano umedecido não resolverá a situação.


Uma dica para esses casos é misturar em um borrifador em partes iguais vinagre, álcool e água, adicionando gotas de detergente. Após reunir esses materiais, basta borrifar no chão e passar um pano de microfibra. Esse pano é o ideal por sua maciez.


Como limpar piso encardido antiderrapante


Em primeiro lugar, evite usar alvejante para a limpeza do piso antiderrapante, para que ele não seja danificado.


Remova o excesso de poeira e a sujeira mais grossa com uma vassoura. Agora, misture em um balde com água, um pouco de desinfetante e detergente neutro. Aplique sobre toda a superfície do piso e deixe agir por alguns minutinhos.


Faça movimentos circulares com uma vassoura para retirar o restante de sujeira e enxague o excesso da mistura.


Como tirar o encardido do piso do banheiro?


Para aprender como limpar piso de banheiro encardido e deixá-lo limpo novamente, você vai precisar de:

  • 2 litros de água;
  • 200 ml de sabão líquido ou detergente neutro;
  • Essência a gosto;
  • 250 ml de água sanitária.


Misture bem todos os ingredientes e aplique sobre o piso do banheiro. Se for necessário, também aplique sobre azulejos. Esfregue bem com uma vassoura e não se esqueça dos cantinhos nem dos rejuntes, onde você pode usar uma escova de dentes velha. Aguarde por cerca de 15 minutos antes de enxaguar todo o excesso da mistura e pronto!


Tome cuidado especial durante o manuseio da água sanitária, que pode manchar roupas. Não se esqueça também de usar luvas para evitar o cheiro forte que esse produto pode deixar na pele.


Limpeza de piso profissional


Após todas essas dicas, você já sabe como limpar piso encardido. No entanto, você deve ter percebido que não é nada fácil e que esse tipo de limpeza merece dedicação.


Por isso, vale a pena considerar uma limpeza profissional de uma empresa especializada no serviço. Além de poupar seu trabalho, você economiza em tempo e tem a certeza que o resultado será o esperado. A Dr. Lava Tudo, por exemplo, tem a solução ideal para cada tipo de piso.


A garantia de um trabalho mais bem feito é decorrente da utilização de maquinários e produtos inovadores e específicos para cada fim. A empresa avalia a situação e faz o procedimento ideal, no menor tempo possível.


Ao tomar a decisão de contratar uma empresa, em vez de arriscar a fazer você mesmo nos poucos momentos de folga, você garante a higiene da sua casa e tem a certeza que os produtos e cuidados aplicados em seu piso são os melhores para prolongar o resultado, sem interferir em sua vida útil.


Entre em contato com a Dr. Lava Tudo e saiba mais sobre os serviços que você pode adquirir!