Como limpar sofá de suede: 3 dicas para deixá-lo como novo

Última modificação em: 13 de julho de 2017

 

O sofá de suede é considerado um item sofisticado e muito desejado na hora de montar a mobília. É um tecido importado e muito utilizado, atualmente, pois suas fibras proporcionam muito conforto. São fáceis de limpar, mas há um problema: em caso de manchas, o procedimento para removê-las é mais difícil. Pensando em todos esses cuidados, vamos te ensinar, agora, como limpar sofá de suede.

 

Apesar de ser um tecido de fácil limpeza, o suede ainda apresenta um valor alto em relação aos outros do mercado e, por isso, é importante pesquisar antes de utilizar qualquer dica de limpeza. Comece verificando a etiqueta do seu sofá, pois lá possui algumas informações sobre os procedimentos mais indicados.

 

O suede também mancha facilmente e sempre aconselhamos investir na impermeabilização de início, para você não ter preocupações futuras. Mas isso falamos daqui a pouco.

 

Agora, te explicamos a necessidade de manter o estofado limpo e te damos as melhores dicas que preparamos para você aprender como limpar sofá de suede de forma segura e eficaz:

 

A importância de higienizar o sofá

Passamos muito tempo no sofá, você já percebeu? Seja para receber visitar, assistir a TV e até mesmo para dar aqueles cochilos rápidos. Outro ponto que também passa despercebido é a vida útil do estofado: é longa se bem conservada, pois não o trocamos constantemente.

 

A conservação é crucial para, além de preservar a qualidade do sofá, mantê-lo limpo e higienizado. Esses tipos de tecidos acumulam sujidades, ácaros, fungos e outros agentes facilmente, o que pode trazer malefícios à nossa saúde.

Proliferação de microorganismos

Ambientes não higienizados são perfeitos para a proliferação de ácaros, fungos, mofos e bactérias, e se estamos em constante contato com tais locais, nos tornamos vulneráveis para desencadear doenças respiratórias alérgicas e outras contaminações.

 

Agora vemos que não nos resta outra opção a não ser investir na limpeza, doméstica ou (preferencialmente) profissional dos estofados, não é mesmo?

Veja também como fazer limpeza de sofá de veludo


Agende a limpeza profissional do seu sofá de suede agora!



Como limpar sofá de suede | Dr. Lava Tudo


Sim, você pode optar por limpar o sofá em casa, como vamos te ensinar aqui embaixo, mas a maneira mais segura e correta é a limpeza profissional de estofados.


A Dr. Lava Tudo é uma empresa pioneira no segmento, especializada em higienização de diferentes tipos de estofados. Somos considerados referência no Brasil, oferecemos o que há de mais moderno e eficiente nos serviços de:


Quando é indicada?



A limpeza da Dr. Lava Tudo é indicada para todos os tipos de estofados, sendo a melhor solução para uma completa e profunda higienização dos tecidos. O processo garante a eliminação de sujeira, manchas, odores e a recuperação de estofamento pós-inundação. E é aconselhado realizar a cada seis meses.


Adicional ao processo de limpeza, tem-se impermeabilização. A principal finalidade do impermeabilizante é evitar a penetração de líquidos e umidade nas fibras dos tecidos. Além disso, o estofado fica protegido contra a poeira e queimaduras de sol.


Como limpar sofá de suede em casa


Se você optar por realizar a limpeza do sofá em casa, seja limpeza diária ou profunda, é importante certificar a leitura das instruções do fabricante do estofado, como dito acima, pois além da possibilidade de danificar o tecido, você pode até perder a garantia.


Ah, além disso, é extremamente recomendado testar QUALQUER produto em uma pequena área da superfície antes de prosseguir com a limpeza.


Confira abaixo, 5 dicas caseiras de como limpar sofá de suede:


Dica de limpeza geral


Antes de realizar qualquer limpeza, é essencial você aspirar o seu estofado com aspirador de pó para remover o excesso de poeria e sujidades da superfície do tecido.


Você vai precisar de:

  • Detergente neutro;
  • colher plástica;
  • panos brancos e macios;
  • limpador de suede (opcional e facilmente encontrado no mercado).

Procedimento:

1. Raspe a área suja ou manchada o máximo possível que conseguir com uma colher, de maneira suave;
2. Encha metade de um recipiente médio com água morna e misture oito gotas de detergente neutro;
3. Faça espuma e utilize o pano branco macio para aplicar a espuma na área suja/manchada;
4. Utilize outro pano, levemente úmido, para esfregar a superfície suavemente;
7. Posteriormente, seque com um pano.


Dica para remover mancha do sofá de suede


A faxina semanal é uma boa dica para evitar manchas, pois quanto mais você limpa, mas protegido fica o estofado. Caso aconteça um acidente envolvendo líquido, tente remover a mancha o mais rápido possível, pois é a maneira mais fácil.


E como o suede apresenta facilidade para absorver líquidos, selecionamos alguns ingredientes que são nossos aliados nas emergências:


Vinagre


Umedeça um pano de microfibra com vinagre branco e esfregue a área manchada, realizando movimentos nas verticais.


Álcool


Repetindo o procedimento do vinagre, umedeça um pano de microfibra no álcool líquido e esfregue a mancha com movimentos suaves e verticais. Geralmente, a reação do álcool com o suede apresenta mais resultado, além de evaporar rapidamente.


Pano polonês de microfibra


Umedeça um pano polonês de microfibra com água morna e também esfregue a área manchada. Ele é recomendado para eliminar manchas mais simples e superficiais.


Como limpar sofá suede com bicarbonato?


Misture água com bicarbonato até que se forme uma pasta. Cubra a mancha por completo e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, remova o excesso com um pano umedecido em vinagre e álcool.


O que NÃO usar no sofá de suede


O tecido suede é natural, importado e, portanto, com alta qualidade. Por isso, é preciso se atentar quanto aos produtos de limpeza. Evite:

  • Produtos de limpeza abrasivos;
  • removedores de mancha industrializado. Normalmente, eles deixam o tecido de suede mais duro;
  • spray protetor. Há muitos impermeabilizadores com produto inflável no mercado. Pesquise com cuidado a procedência destes.


[BÔNUS] Outras dicas para conservação do sofá suede


Não reaproveite panos!


Separe um pano branco e macio exclusivamente para a limpeza do seu sofá suede. Evite usar aqueles que você já usa para a limpeza de outras partes da casa


Evite usar sabão em pó


Além dos produtos que já falamos no tópico anterior, evite usar sabão em pó, que também pode danificar o tecido. Dê preferência pelos outros produtos que mostramos para higienizar seu estofado.


Não encharque o sofá!


Ao fazer a limpeza, tome cuidado para não deixar seu sofá encharcado para evitar mofos, fungos ou bolores.


Não exponha ao sol


Após fazer a limpeza do sofá ou remover suas manchas, evite colocá-lo direto ao sol. Fazer isso pode causar outras manchas e desgaste do tecido. Deixe em um local ventilado e, se possível, abra portas e janelas para o ar circular.


Escove o tecido


Além de remover a sujeira superficial, escovar o sofá ajuda a deixá-lo mais bonito. Use uma escova bem macia e adequada ao tecido suede e faça isso ao menos semanalmente.


Verifique a etiqueta do fabricante


Se estiver em dúvida ou inseguro quanto à aplicação dos produtos, leia as instruções oficiais do fabricante. Lá estão as informações oficiais de como proceder na limpeza e evitar danos ao tecido do sofá suede.


Gostou e deseja mais dicas de como limpar sofá em geral? Confira nosso post especial com dicas práticas e rápidas!


Para resultados profissionais, conte com a Dr. Lava Tudo! Limpamos e impermeabilizamos seu sofá de suede para conservá-lo por mais tempo.


Aproveite 10% de desconto em nossa loja e higienize seu sofá o quanto antes!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: