Como limpar sofá de tecido encardido? Aprenda agora!

Última modificação em: 23 de julho de 2019Como limpar sofá de tecido encardido? Aprenda dicas infalíveis!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você chega todos os dias cansado do trabalho, entra em casa tarde da noite e já nem consegue mais olhar para o seu sofá, de tão encardido que ele está?

Sua vontade é de trocar o móvel, pois parece que ele já não tem mais solução. Tentar lavá-lo por conta própria também parece impossível, pois o estofado está muito sujo, com aspecto amarelado, acinzentado ou manchado. Chegou a hora de mudar essa perspectiva!

Hoje vamos ensinar sobre como limpar sofá de tecido encardido com truques simples – que você consegue fazer em casa. Seu sofá ficará limpo, com aspecto de novo e, com isso, bem conservado para durar por muitos anos. Veja só!

Como limpar sofá de tecido encardido?

Como limpar sofá de tecido encardido? 

O encardimento é aquele aspecto de sujeira extrema, que muda até a coloração do tecido do estofado. Mas além do fator aparente, que é a sujeira visível, o sofá encardido pode revelar outros inimigos perigosos, que não são possíveis de se avistar a olho nu: os ácaros, os fungos e as bactérias.

Estes agentes provocam doenças respiratórias e alergias para quem os inala, podendo inclusive provocar sinusites, rinites e asmas crônicas e agudas.

Sabe aquele espirro constante que você não sabe o motivo? Coceiras na pele ou garganta e olhos irritados? Uma sinusite que apareceu de repente? Tudo isso pode estar ligado às condições de higiene do seu sofá.

Por isso, é muito importante incluir a limpeza do estofado em sua rotina de faxina em casa, tomando sempre os cuidados para não danificar o tecido, uma vez que os revestimentos costumam ser bem sensíveis.

Então vamos às dicas sobre como limpar sofá de tecido encardido!

Como limpar sofá de tecido encardido com vinagre e bicarbonato?

A primeira dica é aquela que está presente em praticamente todos os tutoriais de limpeza caseira. Afinal, ela usa uma mistura mágica com ingredientes fáceis de encontrar ou que, provavelmente, você já tem em casa.

Misture bem os seguintes componentes, até que fique tudo homogêneo:

  • 500 ml de água;
  • 150 ml de álcool;
  • 100 ml de vinagre branco;
  • 30g de bicarbonato de sódio (ou ¼ de xícara de chá);
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Coloque essa solução em um borrifador e aplique por todo o sofá. Esfregue levemente com um pano ou escova de cerdas bem macias e espere secar. Aproveite e veja também como fazer amaciante caseiro gastando pouco!

Como limpar sofá de tecido encardido com água?

A segunda receita é a mais indicada para sofás em que o tecido é mais delicado e pode se danificar facilmente com produtos químicos. Este é o caso dos estofados de veludo, camurça ou suede, por exemplo.

Misture 1 litro de água morna com 250 ml de vinagre. Aplique a solução pronta no sofá usando um pano ou a parte macia de uma bucha para evitar danos ao tecido.

Além de remover os resíduos que causam o encardimento, essa solução tem o poder de eliminar os microorganismos que fazem mal à saúde.

Como limpar sofá de tecido encardido com bicarbonato e amaciante?

O bicarbonato de sódio é um excelente aliado na hora da limpeza! Com um leve poder abrasivo e clareador, ele é capaz de eliminar manchas, absorver odores e acabar com vários agentes causadores de doenças.

O amaciante, por outro lado, deixa um perfume gostoso no sofá, mantém a maciez do tecido e ainda limpa delicadamente.

Misture, portanto, esses dois ingredientes a 500 ml de água.

Depois, é só aplicar a mistura no sofá com auxílio de um pano ou a parte macia de uma esponja, como na dica anterior.

Como limpar sofá de tecido encardido: 4 dicas essenciais de limpeza!

1. Limpe uma vez por semana

As dicas sobre como limpar sofá de tecido encardido que demos acima são potentes, mas elas só funcionam de fato se forem feitas com frequência!

Lembre-se que o encardimento é o resultado de um longo tempo de acúmulo de sujidades no sofá e, por isso, pode levar algum tempo até que ele fique totalmente limpo novamente.

Portanto, escolha um dia da semana para realizar a limpeza do sofá. Comece aspirando, com um aspirador de pó. Em seguida, faça um dos passos que ensinamos.

2. Consulte as instruções do fabricante

Como os tecidos dos sofás variam bastante, é muito importante conferir as informações oficiais do fabricante antes de aplicar qualquer tipo de produto – mesmo os mais naturais.

Verifique os símbolos da etiqueta do móvel ou consulte o site do fabricante.

3. Teste em uma área pequena do sofá

Pelo mesmo motivo da dica anterior, indicamos cautela ao higienizar o seu sofá. Antes de aplicar o produto escolhido por toda a superfície do estofado, localize uma pequena área que não seja tão aparente. Pode ser na parte de trás, embaixo ou na junção das almofadas, por exemplo.

Aplique a mistura nessa parte e espere agir por alguns minutos. Caso não tenha nenhum dano aparente, continue a limpeza por todo o sofá.

4. Aposte na limpeza profissional de estofados

Se você já seguiu todas as nossas dicas, tem limpado o seu sofá toda semana e ele continua com aspecto encardido, é hora de chamar os especialistas em limpeza profissional – como é o caso da Dr. Lava Tudo!

Somos líderes no mercado de higienização e limpeza profissional de sofás e estofados no Brasil, com anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos com nosso trabalho.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Para agendar, é só acessar a nossa loja online e escolher o melhor dia para marcar uma visita!
Nossos profissionais são altamente qualificados, utilizam os melhores equipamentos e produtos do mercado – todos certificados pela ANVISA.

Se você quer aproveitar o seu sofá como quando ele era novo, aposte em nossas dicas e garantimos que não se arrependerá! 

Gostou de aprender sobre como limpar sofá de tecido encardido? Então compartilhe essas dicas e descubra agora mesmo como limpar sofá de suede!