Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar tapete: 13 RECEITAS CASEIRAS INFALÍVEIS!

Publicado em: segunda-feira, dezembro 18, 2017como-limpar-tapete

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Primeiramente, remova todo o pó e poeira. Em seguida, misture 1 litro de água para ¼ de detergente neutro, até que se formem espumas. Esfregue essa solução no tecido com a ajuda de uma escova macia e finalize removendo todo o excesso e evitando deixar o estofado encharcado.


Ter tapetes em casa ou na empresa é uma delícia, não é mesmo? Deixa o ambiente mais aconchegante, aquecido e decorado. Porém, os tapetes e carpetes podem ser vilões para quem sofre com alergias. E é por isso que é importante saber como limpar tapete corretamente!


A rinite alérgica é um problema que afeta 30% dos adultos brasileiros e 26% das crianças. Crises de espirros, coceira no nariz e obstrução nasal, são apenas alguns dos problemas.


A poeira acumulada nos objetos da casa é um veneno para quem apresenta essa doença, especialmente aquele que fica em lençóis, tapetes e cortinas.

 


Aprenda 13 dicas indispensáveis de como limpar tapete, para deixar a sua casa limpinha e livre de agentes que causam doenças, como fungos, ácaros e bactérias.


Benefícios em fazer uma limpeza periódica de tapetes


Existem vários benefícios de manter a limpeza dos tapetes em dia. Dentre os principais, podemos listar os seguintes:


Ganho de produtividade

como-limpar-tapete-2


Quando a pessoa com alergia tem alguma crise forte de rinite, os sintomas atrapalham diretamente o seu cotidiano.


Por ser uma doença das vias respiratórias, ela atrapalha a dormir, já que, normalmente, dificulta em muito a entrada e saída de ar no período noturno.


Isso prejudica a produtividade em atividades comuns. Por exemplo: se o alérgico é um adolescente, provavelmente vai perder alguns dias de aula. E, se for adulto, pode perder a concentração e ritmo de trabalho ou mesmo precisar de uma licença médica.


Saber como limpar tapete e outros elementos que acumulam poeira é uma das formas de mitigar esse problema e garantir rotina normal em qualquer época do ano.


Aumenta a vida útil


Fazer a higienização de tapetes é uma excelente forma de prolongar a vida útil da sua peça. O processo de limpeza ajuda a remover ácaros, vírus, bactérias ou fungos. Esses, em especial, podem causar danos irreparáveis ao seu tapete.


Além de realizar uma limpeza de tapete profissional e profunda, crie o hábito de fazer a manutenção dessa peça com higienizações mais simples, que você pode conferir ainda nesse post!


Tapetes limpos e perfumados


Além de aumentar a vida útil, a limpeza dos tapetes contribuirá para um ambiente mais agradável, que aumenta o conforto de você e de sua família. Imagina que maravilha poder relaxar na sua sala sentido aquele cheirinho de limpeza? Muito bom, não é?!


Agora, vamos às dicas. Separamos algumas dicas para cada tipo de tapete, além de misturinhas caseiras milagrosas. Vem com a gente!


Cuidados com cada tipo de tapete


Antes de realizar a limpeza, é fundamental conhecer o tipo de tapete que você tem em casa. Cada um exige um cuidado diferente de limpeza. Portanto, vamos mostrar como limpar alguns tipos. Confira abaixo:


Como limpar tapete felpudo

como-limpar-tapete-vinagre


Feitos de lã, algodão ou shaggy – um material de pelagem alta, os tapetes felpudos são macios, bonitos e estão se tornando uma tendência forte na decoração de ambientes.


Além de adicionar textura e relevo, deixam qualquer cômodo mais aconchegante e receptivo. Quem já colocou os pés em um tapete desses, sabe o quanto eles são confortáveis.


Porém, acumulam muita sujeira e demanda manutenção frequente, para que fique sempre higienizado e livre de germes e ácaros.


Embora pareça complicado, você consegue faze a limpeza de um jeito fácil, em sua casa mesmo.


Você vai precisar de:

  • Água;
  • Detergente neutro.


Antes de tudo, retire toda a poeira do tapete com um aspirador de pó. Em seguida, prepare uma solução com os dois ingredientes e umedeça toda a superfície. Utilize uma escova macia para escovar o tapete, sempre no sentido do pelo, de forma delicada, até remover as manchas mais pesadas.


Retire a solução com a ajuda de um pano úmido e deixe o ambiente o mais arejado possível até que o tapete seque completamente.


Como limpar tapete de pelo alto


Outra solução para limpar os tapetes felpudos é o amaciante de roupas. Além de limpar, vai deixar um cheiro agradável.


Você vai precisar de:

  • Detergente neutro;
  • Água;
  • Amaciante de roupas.


Misture os três ingredientes em uma solução que fique bem aquosa e umedeça a superfície do tapete, escovando os pelos com uma escova macia. Conclua a limpeza com um pano úmido e deixe secar.


Como limpar tapete persa

Como limpar tapete persa


Tapetes persas podem dar um toque especial aos ambientes, mas também precisam ser limpos com certa frequência.

  1. O primeiro passo é aspirar todo o tapete para remover a sujeira mais grossa.
  2. Misture um pouco de shampoo próprio para a lã do tapete com água morna.
  3. A solução vai espumar. Pegue um pouco dessa espuma e aplique sobre o tapete.
  4. Esfregue com delicadeza, usando uma escova de cerdas macias.
  5. Enxágue o excesso ou limpe com um pano seco.


Como limpar tapete de juta


Tapetes de Juta são feitos a partir de fibras naturais e sustentáveis. Isso significa que requerem cuidados especiais de limpeza. Apesar disso, podem ser bastante duráveis e resistentes também. Para limpar esse tipo de tapete, faça o seguinte:

  1. Remova a poeira e detritos mais visíveis usando um aspirador de pó ou sacudindo o item.
  2. Evite encharcar o tapete. A umidade pode deteriorar o seu material.
  3. Esfregue um pano levemente úmido com bastante delicadeza.
  4. Com outro pano limpo e seco, remova o excesso de umidade.


Como limpar tapete de sisal


Limpar tapete de sisal é outra dúvida que muita gente tem. Assim como o tapete de juta, esse modelo é feito a partir de fibras. Vamos aos cuidados especiais de limpeza que o tapete de sisal demanda:

  1. Sacuda o item ou aspire para remover a sujeira grossa.
  2. Realize uma limpeza a seco. Limpe com auxílio de um pano levemente úmido com água.
  3. No caso de manchas, use um pano levemente umedecido com sabão líquido. Aplique apenas no local da mancha e repita o processo, se necessário. Seque o excesso imediatamente.


Como limpar tapetes de crochê


Apesar de serem delicados, os tapetes de crochê podem entrar em contato com água, já que são feitos de tecido. Para limpá-los, siga os seguintes procedimentos:

  1. Lave a mão, usando sabão de coco.
  2. Se estiver muito encardido, misture ½ litro de água morna, 2 colheres de bicarbonato e 100 ml de água oxigenada.
  3. Deixe de molho por meia hora e enxágue.
  4. Aguarde secar completamente.


Como limpar tapetes de vinil


Tapetes de vinil são conhecidos por sua resistência e durabilidade. Não é à toa que são usados como capachos, na entrada de residências, empresas ou residências, por exemplo. Por esse mesmo motivo, podem ficar completamente imundos com o tempo. Mas também temos dicas para a limpeza desse item:

  1. Evite colocá-lo na máquina de lavar, para evitar danos.
  2. Remova a sujeira superficial, batendo o tapete ou aspirando-o.
  3. Use água corrente e sabão neutro para lavá-lo. Mas certifique de que a água não esteja muito quente.
  4. Esfregue-o com escovas de cerdas macias.
  5. Coloque-o para secar à sombra.


Misturinhas para limpar tapete


Agora que você já aprendeu como limpar vários tipos de tapetes, vamos te ensinar também soluções caseiras milagrosas e baratas que podem ajudar também. Tudo que você vai precisar são produtos que, provavelmente, já estão em sua casa, como o bicarbonato, vinagre ou detergente.


Como limpar tapete com água oxigenada


Deixou cair comida ou uma bebida no seu tapete? Fique calmo! Dá para remover com ingredientes que você tem no seu armário.


Você vai precisar de:

  • Água oxigenada;
  • Bicarbonato de sódio.


Misture os dois ingredientes, formando uma solução efervescente e aplique somente sobre o local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Depois, basta retirar a mistura com um papel branco, seco e sem tinta.


Importante: Não esfregue a mistura, pois você pode espalhar a mancha para outras áreas. Evite o uso de papéis com alguma colocação – como jornais velhos, por exemplo. Eles podem soltar tinta e piorar o problema.


Como limpar tapete com detergente líquido

como-limpar-tapete-detergente


Algumas manchas, como as causadas por gordura, podem precisar de um poder maior de limpeza e o detergente líquido é o ingrediente ideal para isso.


Você vai precisar de:

  • 1 litro de água;
  • ¼ de xícara de detergente líquido neutro.


Misture os dois ingredientes nessa exata proporção até que comecem a formar espuma. Depois, com uma escova macia, esfregue essa espuma sobre a mancha, em movimentos circulares. Isso vai retirar toda a sujeira que está inserida na fibra do tapete.


Para finalizar, retire a espuma com um pano umedecido e espere secar. Para otimizar o processo, utilize um secador de cabelos. Quanto menos tempo o seu tapete ficar molhado, melhor.


Como limpar tapete com vinagre


O vinagre é um produto especial quando se fala na limpeza da casa. Além de ser um ótimo higienizador, ele mata os germes, ajuda a remover manchas e combater odores. Veja como usar no tapete.


Você vai precisar de:

  • Água morna;
  • Detergente neutro;
  • Vinagre branco.


Dilua o detergente em uma balde água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar. Se for necessário, repita todo o processo.


Aprenda como limpar tapete a seco na sua casa

Como-limpar-tapete-3


Lavar tapetes é sempre um processo demorado e que exige muito tempo. A secagem é uma preocupação extra já que, se houver qualquer umidade, ele pode mofar e precisar de nova limpeza. Mas sabia que dá para limpar o tapete a seco em sua casa e com uma receita caseira?


Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Amido de milho.


Misture os dois ingredientes em proporções iguais e aplique sobre todo o tapete, deixando agir por alguns minutos. A mistura ajuda a “sugar” a sujeira que está agarrada nas fibras. Depois é só limpar tudo com um aspirador de pó e pronto!


Como é bem simples e usa ingredientes baratos, lavar o tapete a seco em casa é um processo que pode ser feito com frequência.


Como usar bicarbonato na limpeza de tapetes?


Quem tem um tapete mais antigo já deve ter notado, em algum momento, um cheirinho não muito agradável. O acúmulo de sujeira, resíduos e fumaça ao longo dos anos, deixa um odor impregnado no tapete.


Se você tem animal que circula dentro de casa, o cheiro pode ficar ainda mais forte. Mas resolver esse problema é bem simples.


Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Folhas secas de canela, cravo, lavanda ou qualquer outro ingrediente seco com aroma que você goste.


Misture os dois ingredientes e aplique sobre todo o tapete. Deixe agir por 30 minutos e aspire. Além de higienizar o tapete, o seu cômodo vai ficar cheiroso e bastante agradável.


Como limpar urina do cachorro no tapete

como-limpar-tapete-cachorro


Seu cachorro costuma urinar no tapete da sala? Acabe com esse problema usando uma solução caseira simples, que também higieniza o local.


Você vai precisar de:

  • Um borrifador;
  • Vinagre branco;
  • Papel absorvente.


Pressione o local com várias camadas de papel até absorver o máximo possível de urina. Depois, borrife o vinagre não diluído na área afetada. Ele vai neutralizar a acidez na urina, eliminar o odor e matar os germes.


Além de limpar, é uma forma de tirar o cheiro da urina, evitando que seu cão considere o local como “território marcado”.


Dicas de conservação


Ainda que você higienize os tapetes com frequência, é necessário também aprender a conservá-los, para que possam durar por mais tempo. Vamos às dicas:


Aspirador de pó

Como limpar tapetes - aspirador de pó


Bom, a essa altura você já deve ter percebido que o aspirador de pó é um dos nossos maiores aliados, não é mesmo? Então, faça uso constante desse eletrodoméstico para higienizar seus tapetes, principalmente quando for fazer uma limpeza mais superficial.


Lavar na máquina


Evite colocar os tapetes para serem lavados diretamente na máquina. Grande parte deles pode sofrer danos permanentes e irreversíveis.


Evite produtos químicos


Algumas pessoas acreditam que ir ao supermercado e escolher vários produtos do corredor destinado ao material de limpeza é a forma mais fácil de manter a casa limpa. Estão enganados.


No caso dos tapetes, além de ser um custo alto, esses produtos podem danificar o tecido, deixando-o com um aspecto bastante desgastado.


Mas como limpar o tapete? Como você viu nas dicas anteriores, as soluções naturais são excelentes e mantém o acessório limpo, de forma suave e sem agredir os fios.


Além disso, é uma forma sustentável de higienizar e casa evitando, ainda, que as pessoas da casa sofram as consequências de estar em contato direto com composições químicas.


Evite comer próximo aos tapetes


Outra dica superimportante é evitar comer próximo aos tapetes. Ao longo do tempo, farelos, migalhas e restos de comida podem se acumular ali, atraindo, inclusive, alguns insetos indesejáveis.


Tire os sapatos antes de entrar em casa

Como limpar tapetes: tirando sapatos


Esse é um bom conselho para diminuir a sujeira que os tapetes acumulam. Ao andar pelas ruas, nossos calçados entram em contato com todo o tipo de sujeira e microrganismos possíveis. E adivinha onde eles vão parar? Isso mesmo, direto no seu tapete. Então, siga essa dica para conservar seus tapetes e mantê-los limpos por mais tempo.


Treine animais de estimação


Eduque seu pet para fazer as necessidades nos locais corretos. Caso contrário, eles vão enxergar o seu tapete com um ótimo alvo na hora de urinar.


Limpe imediatamente


O grande segredo para evitar manchas em tecidos é agir de forma mais rápida possível. Isso vale também para os tapetes. Então, se derramar algum líquido acidentalmente sobre ele, remova o excesso imediatamente com um pano seco. Assim, as chances de reverter a mancha são maiores.


Crie uma rotina de limpeza


Inclua a limpeza de tapetes no seu cronograma de limpeza. No dia a dia, essa higienização pode ser feita de maneira mais superficial. Mas não se esqueça também de fazer uma limpeza mais profunda de tempos em tempos.


Limpeza profissional de tapetes


Uma solução 100% garantida é a limpeza e higienização de tapetes realizada por uma empresa especializada. Esse processo vai eliminar até os fungos mais difíceis, deixando toda a sua família muito mais confortável.


Você pode contratar o serviço em casos de urgência – quando surgir alguma mancha ou algo for derramado sobre a superfície do tapete; ou de forma preventiva, mantendo esse item sempre limpo e com cara de novo.


Veja os benefícios da limpeza profissional:

  • Elimina a sujeira comum do tapete;
  • Elimina todos os resíduos de alimentos;
  • Remove resíduos corporais e de animais;
  • Remove até mesmo a sujeira provocada por obras;
  • Recupera o tapete de situações pós-inundações, dentre outras.


Conheça a limpeza de tapetes Dr. Lava Tudo. Utilizamos as melhores máquinas e xampus do mercado e todos os nossos produtos são certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Nossos procedimentos possuem seguros e são realizados no local escolhido por você. É só agendar que informamos o quanto antes qual técnico vai realizar a limpeza, garantindo mais segurança no serviço.


Os técnicos da Dr. Lava Tudo recebem treinamento constante sobre os métodos corretos para lavagem e realizam a higienização seguindo os padrões mais altos de exigência, entregando um serviço de alta qualidade.


Já usou uma dessas receitas ou conhece outra dica caseira que ajuda na manutenção dos tapetes? Compartilhe conosco! Deixe um comentário e fale sobre sua experiência com a limpeza do acessório.