» Como limpar tapete? Veja 10 dicas infalíveis!

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Como limpar tapete? Veja 10 dicas infalíveis!

Publicado em: segunda-feira, dezembro 18, 2017como-limpar-tapete

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Ter tapetes em casa ou na empresa é uma delícia, não é mesmo? Deixa o ambiente mais aconchegante, aquecido e decorado. Porém, os tapetes e carpetes podem ser vilões para quem sofre com alergias. E é por isso que é importante saber como limpar tapete corretamente!

A rinite alérgica é um problema que afeta 30% dos adultos brasileiros e 26% das crianças. Crises de espirros, coceira no nariz e obstrução nasal, são apenas alguns dos problemas.

A poeira acumulada nos objetos da casa é um veneno para quem apresenta essa doença, especialmente aquele que fica em lençóis, tapetes e cortinas.

Aprenda 10 dicas indispensáveis de como limpar tapete, para deixar a sua casa limpinha e livre de agentes que causam doenças, como fungos, ácaros e bactérias.

 

Aprenda como limpar tapete e evite perda na produtividade

 

como-limpar-tapete-2

Quando a pessoa com alergia tem alguma crise forte de rinite, os sintomas atrapalham diretamente o seu cotidiano.

Por ser uma doença das vias respiratórias, ela atrapalha a dormir, já que, normalmente, dificulta em muito a entrada e saída de ar no período noturno.

Isso prejudica a produtividade em atividades comuns. Por exemplo: se o alérgico é um adolescente, provavelmente vai perder alguns dias de aula. E, se for adulto, pode perder a concentração e ritmo de trabalho ou mesmo precisar de uma licença médica.

Saber como limpar tapete e outros elementos que acumulam poeira é uma das formas de mitigar esse problema e garantir rotina normal em qualquer época do ano.

Agora, vamos às dicas:

 

1 – Remova manchas com receita caseira

 

Deixou cair comida ou uma bebida no seu tapete? Fique calmo! Dá para remover com ingredientes que você tem no seu armário.

Você vai precisar de:

  • Água oxigenada;
  • Bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes, formando uma solução efervescente e aplique somente sobre o local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Depois, basta retirar a mistura com um papel branco, seco e sem tinta.

Importante: Não esfregue a mistura, pois você pode espalhar a mancha para outras áreas. Evite o uso de papéis com alguma colocação – como jornais velhos, por exemplo. Eles podem soltar tinta e piorar o problema.

 

2 – Detergente líquido também é poderoso tira-manchas

 

como-limpar-tapete-detergente

Algumas manchas, como as causadas por gordura, podem precisar de um poder maior de limpeza e o detergente líquido é o ingrediente ideal para isso.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água;
  • ¼ de xícara de detergente líquido neutro.

Misture os dois ingredientes nessa exata proporção até que comecem a formar espuma. Depois, com uma escova macia, esfregue essa espuma sobre a mancha, em movimentos circulares. Isso vai retirar toda a sujeira que está inserida na fibra do tapete.

Para finalizar, retire a espuma com um pano umedecido e espere secar. Para otimizar o processo, utilize um secador de cabelos. Quanto menos tempo o seu tapete ficar molhado, melhor.

 

3 – Use vinagre para tapetes de tecido

 

O vinagre é um produto especial quando se fala na limpeza da casa. Além de ser um ótimo higienizador, ele mata os germes, ajuda a remover manchas e combater odores. Veja como usar no tapete.

Você vai precisar de:

  • Água morna;
  • Detergente neutro;
  • Vinagre branco.

Dilua o detergente em uma balde água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar. Se for necessário, repita todo o processo.

 

4 – Aprenda como limpar tapete a seco na sua casa

 

Como-limpar-tapete-3

 

Lavar tapetes é sempre um processo demorado e que exige muito tempo. A secagem é uma preocupação extra já que, se houver qualquer umidade, ele pode mofar e precisar de nova limpeza. Mas sabia que dá para limpar o tapete a seco em sua casa e com uma receita caseira?

Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Amido de milho.

Misture os dois ingredientes em proporções iguais e aplique sobre todo o tapete, deixando agir por alguns minutos. A mistura ajuda a “sugar” a sujeira que está agarrada nas fibras. Depois é só limpar tudo com um aspirador de pó e pronto!

Como é bem simples e usa ingredientes baratos, lavar o tapete a seco em casa é um processo que pode ser feito com frequência.

 

5 – Neutralize odores com bicarbonato

 

Quem tem um tapete mais antigo já deve ter notado, em algum momento, um cheirinho não muito agradável. O acúmulo de sujeira, resíduos e fumaça ao longo dos anos, deixa um odor impregnado no tapete.

Powered by Rock Convert

Se você tem animal que circula dentro de casa, o cheiro pode ficar ainda mais forte. Mas resolver esse problema é bem simples.

Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Folhas secas de canela | cravo | lavanda | ou qualquer outro ingrediente seco com aroma que você goste.

Misture os dois ingredientes e aplique sobre todo o tapete. Deixe agir por 30 minutos e aspire. Além de higienizar o tapete, o seu cômodo vai ficar cheiroso e bastante agradável.

 

6 – Veja como limpar tapete felpudo

 

como-limpar-tapete-vinagre

 

Feitos de lã, algodão ou shaggy – um material de pelagem alta, os tapetes felpudos são macios, bonitos e estão se tornando uma tendência forte na decoração de ambientes.

Além de adicionar textura e relevo, deixam qualquer cômodo mais aconchegante e receptivo. Quem já colocou os pés em um tapete desses, sabe o quanto eles são confortáveis.

Porém, acumulam muita sujeira e demanda manutenção frequente, para que fique sempre higienizado e livre de germes e ácaros.

Embora pareça complicado, você consegue faze a limpeza de um jeito fácil, em sua casa mesmo.

Você vai precisar de:

  • Água;
  • Detergente neutro.

Antes de tudo, retire toda a poeira do tapete com um aspirador de pó. Em seguida, prepare uma solução com os dois ingredientes e umedeça toda a superfície. Utilize uma escova macia para escovar o tapete, sempre no sentido do pelo, de forma delicada, até remover as manchas mais pesadas.

Retire a solução com a ajuda de um pano úmido e deixe o ambiente o mais arejado possível até que o tapete seque completamente.

 

7 – Como limpar tapete de pelo alto com amaciante

 

Outra solução para limpar os tapetes felpudos é o amaciante de roupas. Além de limpar, vai deixar um cheiro agradável.

Você vai precisar de:

  • Detergente neutro;
  • Água;
  • Amaciante de roupas.

Misture os três ingredientes em uma solução que fique bem aquosa e umedeça a superfície do tapete, escovando os pelos com uma escova macia. Conclua a limpeza com um pano úmido e deixe secar.

 

8 – Limpe a urina do cachorro com vinagre

 

como-limpar-tapete-cachorro

 

Seu cachorro costuma urinar no tapete da sala? Acabe com esse problema usando uma solução caseira simples, que também higieniza o local.

Você vai precisar de:

  • Um borrifador;
  • Vinagre branco;
  • Papel absorvente.

Pressione o local com várias camadas de papel até absorver o máximo possível de urina. Depois, borrife o vinagre não diluído na área afetada. Ele vai neutralizar a acidez na urina, eliminar o odor e matar os germes.

Além de limpar, é uma forma de tirar o cheiro da urina, evitando que seu cão considere o local como “território marcado”.

 

9 – Evite produtos químicos

 

Algumas pessoas acreditam que ir ao supermercado e escolher vários produtos do corredor destinado ao material de limpeza é a forma mais fácil de manter a casa limpa. Estão enganados.

No caso dos tapetes, além de ser um custo alto, esses produtos podem danificar o tecido, deixando-o com um aspecto bastante desgastado.

Mas como limpar o tapete? Como você viu nas dicas anteriores, as soluções naturais são excelentes e mantém o acessório limpo, de forma suave e sem agredir os fios.

Além disso, é uma forma sustentável de higienizar e casa evitando, ainda, que as pessoas da casa sofram as consequências de estar em contato direto com composições químicas.

 

10 – Solicite uma limpeza profissional de tapete

 

Uma solução 100% garantida é a limpeza e higienização de tapetes realizada por uma empresa especializada. Esse processo vai eliminar até os fungos mais difíceis, deixando toda a sua família muito mais confortável.

Você pode contratar o serviço em casos de urgência – quando surgir alguma mancha ou algo for derramado sobre a superfície do tapete; ou de forma preventiva, mantendo esse item sempre limpo e com cara de novo.

Veja os benefícios da limpeza profissional:

  • Elimina a sujeira comum do tapete;
  • Elimina todos os resíduos de alimentos;
  • Remove resíduos corporais e de animais;
  • Remove até mesmo a sujeira provocada por obras;
  • Recupera o tapete de situações pós-inundações, dentre outras.

Conheça a limpeza de tapetes Dr. Lava Tudo. Utilizamos as melhores máquinas e xampus do mercado e todos os nossos produtos são certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Nossos procedimentos possuem seguros e são realizados no local escolhido por você. É só agendar que informamos o quanto antes qual técnico vai realizar a limpeza, garantindo mais segurança no serviço.

Os técnicos da Dr. Lava Tudo recebem treinamento constante sobre os métodos corretos para lavagem e realizam a higienização seguindo os padrões mais altos de exigência, entregando um serviço de alta qualidade.

Já usou uma dessas receitas ou conhece outra dica caseira que ajuda na manutenção dos tapetes? Compartilhe conosco! Deixe um comentário e fale sobre sua experiência com a limpeza do acessório.

Como limpar tapete? Veja 10 dicas infalíveis!
4.1 (82.67%) 30 votos


https://drlavatudo.com/blog/como-limpar-tapete/
Dr. Lava Tudo
como-limpar-tapete

 

Confira nossos posts mais recentes:


  • Como tirar mancha de slime do sofá, roupas e tecidos: o guia completo!

  • Modelos de sofá: Aprenda a escolher o certo para cada ambiente!

  • Ana Maria Braga é a mais nova cliente satisfeita Dr. Lava Tudo!


  • desconto impermeabilização
    parceria risu dr lava tudo
    ebooks gratuitos de limpeza


    Você também pode gostar de: