Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar ventilador: conheça dicas valiosas nesse post

Publicado em: sexta-feira, setembro 14, 2018como limpar ventilador

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Durante os dias e noites de calor, o ventilador é o melhor amigo da maioria das pessoas. Mas aquela estrutura cheia de ferros e hélices parece tornar impossível higienizar o aparelho. Por isso, vamos te dar ótimas dicas para você aprender como limpar ventilador e mantê-lo sempre em bom funcionamento.

Entenda porque é tão importante limpar o ventilador e quais as vantagens de ter um aparelho sempre limpinho!

Você precisa fazer isso!

como limpar ventilador

O ventilador é um dos itens que precisa de atenção e uma manutenção periódica. São vários os motivos pelos quais é importante aprender como limpar ventilador e vamos te convencer a higienizá-lo rapidinho:

É questão de saúde

Para começar, a principal razão é que o ventilador sujo pode afetar a sua saúde e da sua família! E com saúde não se brinca.

Quando em funcionamento, o pó acumulado nas lâminas e nas partes internas do equipamento é jogado para o ar. Além da poeira, você estará exposto a microrganismos que se aderem ao pó, como ácaros e bactérias.


Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Você sabia que 1 grama de poeira pode conter de 2 a 10 mil ácaros? Estes bichinhos, invisíveis a olho nu, podem provocar várias alergias e doenças respiratórias.

Seu ventilador pode te deixar na mão

Se você perceber que seu ventilador está girando mais devagar, pode saber: ele está precisando de uma limpeza.

A poeira acumulada pode danificar as hélices e o motor do ventilador, fazendo com que ele fique mais lento ou até pare de funcionar.

Economize energia elétrica

Esse esforço que o ventilador faz para continuar funcionando mesmo com o acúmulo e o peso da poeira faz com que ele consuma mais energia elétrica.

Por isso, se você quer economizar, faça a limpeza periodicamente. Agora, vamos te mostrar como limpar ventilador, seguindo cada tipo, e ainda qual a melhor periodicidade para higienizar cada um.

De mesa, de teto ou de parede!

Todas as dicas que vamos dar servem para qualquer tipo de ventilador, seja os de mesa, de torre, de teto ou parede.

A primeira dica é em relação à periodicidade. O ideal é limpá-los duas vezes por mês. Assim, você os mantém sempre higienizados e prolonga a vida útil dos aparelhos.

Se essa periodicidade for muito trabalhosa para você, tente fazer a limpeza ao menos uma vez ao mês, certo?

Para os ventiladores de parede e teto, não se esqueça de utilizar equipamentos de segurança antes de realizar o serviço. Como ficam em lugares altos, você precisará de uma escada para alcançá-los. Assim, use uma escada segura, tenha alguém para te ajudar e, se possível, use o cinto de segurança próprio para serviços em altura.

Lembre-se também de sempre desligar a energia do ambiente e tirar os aparelhos da tomada, quando for o caso. Dessa forma, você evita choques e outros acidentes.

Como limpar ventilador: mãos à obra!

como limpar ventilador

Mas então vamos lá: como limpar ventilador, afinal? Você vai precisar de:

  • Chave de fenda;
  • Escova de cerdas macias;
  • Pano úmido;
  • Sabão neutro;
  • Cotonete;
  • Escada (quando necessário);
  • Luvas, óculos e máscara de proteção, caso o ventilador esteja muito sujo;
  • Capacete e cinto de segurança para alturas muito elevadas.

Passo a passo

  1. Comece desligando a energia elétrica e desplugando o aparelho da tomada;
  2. Coloque os equipamentos de segurança, os óculos, a luva e a máscara para se proteger. Lembre-se que a poeira vem carregada de microrganismos que fazem mal à saúde;
  3. Com o pano úmido, limpe a parte externa do ventilador;
como limpar ventilador

4. Depois, com ajuda da chave de fenda, retire a grade frontal. Leia sempre o manual do fabricante para verificar a melhor forma de abri-lo, já que isso varia de um modelo para o outro. Nunca tente remover a grade à força, uma vez que em alguns modelos elas são coladas;

5. Com o mesmo pano umedecido, passe um pouco de sabão neutro nas hélices e remova o sabão com outra parte do pano;

6. Com um cotonete, limpe as partes menores, em que o pano não alcança;

7. Com a escova, tire o pó das partes mais delicadas, como o motor e a base;

8. Agora é hora de remontar todas as peças!

9. Ligue o ventilador para se certificar que tudo foi colocado corretamente no lugar.

Viu como é fácil? Para os ventiladores de teto você pode ainda dispensar os passos 01 a 03, já que as hélices já ficam expostas.

Uma dica de segurança muito importante é: em hipótese alguma limpe o ventilador quando estiver ligado. As hélices são verdadeiras lâminas giratórias, que cortam e machucam.

Aprenda também como limpar ar-condicionado em um guia completo!

Dica bônus: uma gotinha de óleo

Uma dica interessante para ajudar ainda mais no desempenho do aparelho e dar um toque final ao serviço é pingar uma gota de óleo no motor, antes de remontar o aparelho.

Faça isso apenas duas vezes ao ano e ele estará sempre funcionando em perfeito estado.

Caso você esteja em uma cidade com clima muito úmido ou com maresia, passe um produto antiferrugem nas partes metálicas três vezes ao ano. Isso evitará que o aparelho enferruje e funcionará por mais tempo.

Comente aqui se você conseguiu limpar seu ventilador sem dificuldades. A Dr. Lava Tudo é especialista em higienização e a manter seu lar um espaço de bem-estar, saúde e com aquele cheirinho de limpeza!