Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como manter a casa limpa? 8 dicas de limpeza e organização

Publicado em: quinta-feira, junho 14, 2018como manter a casa limpa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Manter a casa limpa é necessário para seu bem estar e higiene. Além disso, não tem nada melhor do que estar num ambiente limpo e cheiroso, com tudo em seu devido lugar. Isso influencia até em sua qualidade de vida. Falando assim parece fácil, mas, na realidade, requer esforço e dedicação. Afinal, você sabe como manter a casa limpa?

 

Como manter a casa limpa em tempos tão corridos?

A rotina diária não é fácil. Trabalho, trânsito, exercícios físicos, família, cuidar da casa… às vezes a vontade é que o dia tivesse mais horas para que tudo fosse feito de maneira mais tranquila.

Diante disso, fica a questão: como manter a casa limpa, principalmente quando ao chegar em casa só se quer descansar? A resposta para essa pergunta é simples, faça um pouquinho de cada coisa todos os dias e mantenha uma rotina prática. Reúna a roupa suja, passe uma vassoura na casa, lave sempre as louças que sujar e coloque tudo no lugar em que tirou.

A limpeza pesada você pode separar uma manhã da sua semana para fazer. Assim você não se desgasta tanto e mantém tudo em perfeita ordem.

Confira as dicas da Dr. Lava Tudo de como manter a casa limpa todos os dias!

 

1. Evite poeira

como manter a casa limpa

Se tem algo que deixa a casa suja é poeira. Elas são formadas de pele morta, ácaros, partículas de poluição e sujeira. Não há solução, ela vai se acumular em todo lugar. Por isso, é importante sempre passar um pano úmido nas superfícies da sua casa e no chão.

Além disso, troque periodicamente as roupas de cama, mantenha os ambientes arejados, dê preferência por edredons em vez de cobertores e forre travesseiros, colchões e almofadas.

Aqui vai uma dica de ouro: Procure não ter tantos objetos pequenos expostos. Eles vão acumular poeira como qualquer outro objeto, a diferença é que eles darão mais trabalho para limpar.

 

 

2. Limpeza de móveis

Seus móveis são fundamentais em sua casa. Tanto pela funcionalidade quanto estética. Por isso, merecem cuidado e devem estar sempre limpos. A maioria dos móveis é feita de MDP e MDF e, por isso, o contato com líquidos de qualquer natureza deve ser o mínimo possível.

Para limpar seus móveis, você pode utilizar apenas um pano umedecido em água. Não é necessário o uso de nenhum produto de limpeza, pois a maioria tem químicas abrasivas que podem machucar a madeira e estragar a superfície.

Fazendo essa limpeza uma vez por semana, eles estarão sempre limpos e sua casa também!

 

 

3. Limpeza de persianas e cortinas

Persianas e cortinas são peças fundamentais em casa. Além de impedir que a luz do sol entre em cheio na sua casa, evita olhadas intrusivas dos vizinhos e dá um toque especial na sua decoração.

No entanto, dão trabalho extra quando o assunto é como manter a casa limpa. O grande segredo é não deixar que o pó se acumule. No caso de cortinas, busque sempre sacudi-las para que a poeira não tome conta e procure lavá-las ao menos uma vez ao mês.

Já nas persianas, você pode utilizar um pano seco ou um espanador para retirar o pó. Se você tiver um aspirador de pó, vale utilizá-lo a cada duas semanas, fazendo com que a limpeza seja mais completa.

Caso a sua persiana seja feita de PVC, isso significa que não há problema em ela ter contato com água. Um bom truque é fazer uso de uma meia velha. Basta coloca-la na mão, como se fosse uma luva, umedecê-la e passar em cada uma das tiras.

 

 

4. Limpeza de sofá

O sofá é um dos lugares em que as pessoas mais passam o tempo quando estão em casa, seja para ver TV, conversar ou apenas descansar. A consequência disso é que ele sujará mais rápido e precisará de sua atenção para mantê-lo limpo e conservado.

A limpeza do seu sofá será de acordo com o material dele.  De modo geral, é importante que você passe o aspirador de pó ou use uma escova para retirar a poeira acumulada. Se o seu sofá for revestido de couro ou camurça, misture água com detergente neutro e utilize um pano para limpá-lo.

Caso o material do seu sofá seja linho, veludo ou outro tipo de tecido, faça uma solução de um litro de água morna com 250ml de vinagre branco. Com um pano limpo, passe a mistura por todo o sofá. Importante que o pano seja apenas umedecido, para que seu sofá não fique molhado e dificulte a secagem.

 

 

5. Não deixe a louça para amanhã

como manter a casa limpa louça

É muito cômodo deixar a louça acumular na pia. Por muitas vezes a preguiça fala mais alto e cada prato ou copo utilizado vai sendo deixado para limpar depois. Infelizmente, eles não vão se lavar sozinhos, como num passe de mágica, e o resultado é que sua cozinha vai aparentar mais suja do que está de verdade. Além disso, posteriormente você vai ter mais trabalho.

Por isso, lave cada utensílio após usá-lo. Uma boa dica é ir lavando enquanto cozinha. A água vai demorar para ferver? Aproveite e comece a lavar algumas panelas. O micro-ondas ainda está esquentando seu alimento? Pegue a bucha e o detergente e lave os copos. Dessa maneira, quando acabar de preparar tudo, a cozinha estará praticamente arrumada!


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

6. Lugar certo para roupa

Pode parecer besteira, mas se você parar pra pensar, roupas fora do lugar são responsáveis por boa parte da bagunça em sua casa. É uma peça que você experimentou e não usou, a roupa do fim do dia que ficou suja, o casaco que você usou e não guardou, etc.

Para mudar esse cenário, há algumas medidas que você pode adotar. Por exemplo, coloque um cesto de roupa suja no banheiro, dessa maneira, você concentra o que tem que lavar em um lugar só.

Organize seu guarda-roupa de forma a tudo ficar fácil de guardar. Coloque uma roupa por cabide, separe uma gaveta para cada coisa. Assim a preguiça em colocar as coisas de volta no armário diminui e tudo fica com fácil acesso e organizado.

7. Usou, limpou, guardou

Uma forma de manter a casa limpa é deixá-la organizada. Para isso, tudo que você usar, limpe e guarde imediatamente. Isso vale para qualquer coisa. Tirou o sapato, coloque-o na sapateira ou no local correto. Bebeu água? Lave o copo e guarde-o.

Dessa forma, não acumula muitas tarefas para fazer de uma vez só, já que ao longo do dia você já foi limpando e arrumando o que era necessário.

Pode levar um tempo para se acostumar com essa rotina, mas, assim que se adaptar, vai ficar muito mais simples manter a casa limpa!

8. Planeje-se

Há determinadas tarefas que demandam mais tempo e dedicação quando o assunto é como manter a casa limpa. Alguns exemplos são lavar as janelas, organizar a despensa, arrumar o guarda-roupa, limpar a geladeira, lavar o terreiro, entre outras. Mas, você não tem que fazer tudo de uma só vez!

Faça um planejamento mensal sobre esses afazeres domésticos. Se o dia em que você dá uma faxina mais pesada na casa é aos sábados, distribua as tarefas para cada sábado do mês. Ao definir as datas, faça uma listinha e coloque na porta da geladeira. Dessa forma você não se esquece de fazer nada e mantém um cronograma.

Seguindo as dicas que preparamos para você, vai ficar muito mais fácil manter a casa limpa. Mas, se precisar de uma ajuda profissional, você pode contar com a Dr. Lava Tudo! Conheça os  serviços de limpeza oferecidos!