Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como manter o sofá limpo

Publicado em: quinta-feira, janeiro 14, 2016Como Manter o Sofá Limpo

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O sofá é um dos móveis mais comuns e escolhê-lo não é nada fácil. É uma tarefa difícil, pois existem vários modelos, formas e tecidos, então depois de compra-lo é importante cuidar bem dele. Por isso, separamos algumas dicas simples, mas que vão te ajudar muito em como manter o sofá limpo, confira!

Como manter o sofá limpo

 

Na hora de comprar o sofá olhamos o tamanho, as cores e o design. Pensamos nas infinitas possibilidades de como organizá-lo de maneira confortável na sala de estar.

Nada mais natural que este móvel receba uma atenção especial de como manter o sofá limpo e deixar sua decoração impecável.

 

Como Limpar Corretamente o Sofá

 

Antes de utilizar qualquer tipo de produto, é preciso conhecer  qual é o tecido, para saber como manter o sofá limpo. Ele pode ser de couro, seda, linho, camurça, entre outros.

Outra dica importante (e básica!) é olhar a etiqueta. Nela, é informado qual o tipo de limpeza que deve ser feito no estofado e cada letra representa um jeito diferente de higienização:

 

  • letra P significa que o móvel deve ser lavado a seco. Você pode encontrar panos para essa limpeza a seco em supermercados e, então, basta completar com um aspirador de pó;
  • Para as etiquetas com a letra W, a maneira certa de fazer a limpeza do estofado é com um pano úmido com outros produtos, como o sabão neutro;
  • Uma etiqueta com a letra F significa que a limpeza deve ser feita a seco, porém com uma empresa profissional;
  • Por fim, a letra O significa que o móvel deve ser limpo apenas com água fria.

 

Agora que você já tem uma noção geral, que tal saber algumas dicas específicas de como manter o sofá limpo, com produtos que você pode encontrar em casa?

 

  • Para estofados de tecido, linho ou veludo: a dica é misturar 1 litro de água morna com ¼ de vinagre branco e passar essa mistura com um pano. Se a mancha for muito difícil de ser retirada, você pode realizar o processo usando uma esponja e depois deixar o móvel secar naturalmente.
  • Para o couro, napa ou courinho: higienize com um pano, de preferência de lã de carneiro, água e sabão neutro. Para evitar que o tecido rasgue com o tempo, a dica é hidratar o couro a cada três meses (o ideal é usa hidratante para couro, e não hidratante de pele para pessoas).
  • Para estofados de camurça: apenas um pano de microfibra levemente umedecido com água e sabão neutro está de bom tamanho. O tecido deve ser escovado uma vez por semana.

 

Cães e gatos no sofá

 

 

Como Manter o Sofá Limpo

 

Depois dos tapetes e cortinas, os sofás são as principais vítimas de cães e gatos. Quando não estão deixando pelos por ele, estão roendo seus pezinhos, como se fossem um pedaço de carne (ou peixe, no caso dos gatos).

A dica é simples: para os pezinhos, use protetores de borracha, específicos para o pé dos móveis. Para evitar os pelos e facilitar a limpeza, forre-o com um tecido liso e resistente, que poderá ser retirado quando receber visitas.

 

Implicações do sol

 

Como Manter o Sofá Limpo

 

A luz do Sol diretamente no sofá, pode causar desbotamento das cores e danificar a fibra das madeiras. Tente organizar a disposição do móvel no cômodo, de forma que ele não receba incidência de luz direta na maior parte do dia!

 

Ambientes úmidos

 

 

Como Manter o Sofá Limpo

 

A umidade excessiva ajuda na proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças respiratórias.

Se você mora num ambiente com muita umidade, como por exemplo regiões montanhosas ou no litoral. A dica é sempre manter uma boa circulação de ar e potencializá-la com equipamentos desumidificadores.

 

Cuidado com as crianças

 

 

Como Manter o Sofá Limpo

 

O sofá é um dos móveis mais visados pelas crianças, na hora de brincar. É importante evitar que as crianças pulem em cima, pois isso pode danificar sua estrutura. Fique de olho!

 

Evite comer no sofá

 

Como Manter o Sofá Limpo

 

Comer enquanto assistimos TV é tentador e super confortável! Mas, é uma das principais causas da incidência de sujeira no móvel. Farelos de comida são praticamente invisíveis. Eles podem atrair alguns pequenos insetos, como formigas e baratas.

A dica é colocar uma mesinha próximo ao sofá, para acomodar bebidas e pratos na hora das refeições.

 

Limpeza a seco

 

Como Manter o Sofá Limpo

 

Você pode usar o famoso aspirador de pó, pelo menos uma vez por semana para tirar as sujeiras mais superficiais. Além disso, pode usar uma espuma seca recomendada para este tipo de limpeza, pois ela age em camadas mais profundas do tecido.

Recomenda-se que, em média, duas vezes por ano, seja feita uma limpeza mais pesada.

A dica é procurar uma empresa especializada nestes serviços. Vá em frente, porque o investimento vale à pena!

 

Impermeabilização

 

impermeabilização para tecidos é a aplicação por pressão de um polímero de alta tecnologia que torna o tecido hidro-repelente. Ou seja, não absorvendo líquidos nele derramados.

O tratamento não veda os poros do tecido, mas sim cria um campo magnético repelindo os líquidos derramados até que sejam retirados com um papel toalha. Também não altera, cor, textura ou maleabilidade.

 

Como Limpar Corretamente o Sofá

 

O objetivo da impermeabilização é impedir a penetração de manchas por líquidos derramados. Ela evita a impregnação de poeira, e o encardimento. Além de, facilitar a limpeza de sujeiras secas, aumenta a vida útil do tecido, dando mais resistência e proteção contra os raios solares.

A impermeabilização faz com que o estofado fique protegido contra o ácaro e agentes alérgicos e evitar o mofo.

Dar manutenção periódica nos seus estofados vai fazer com que seus móveis durem muito mais e muito mais bonitos!

Alguns produtos devem ser evitados ao máximo, em qualquer tecido, como cloro ou sabão em pó.

Se bater aquela dúvida, o melhor é usar um sabão neutro ou shampoos neutro! Jamais utilize detergente de cozinha para lavar louça no seu estofado! Além de não limpar adequadamente, o tecido vai ficar grosso e áspero!

E então, obteve dicas importantes de como limpar corretamente o sofá? Se gostou das dicas, ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda profissional, comente aqui ou entre em contato conosco!

[kkstarratings]