Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como organizar a despensa da cozinha: 10 dicas baratas

Publicado em: quinta-feira, maio 3, 2018como organizar a despensa da cozinha

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Hoje você vai aprender como organizar a despensa da cozinha com 10 dicas baratas e muito simples que vão deixar a sua muito mais prática e gastando praticamente nada.

Afinal, sabemos que o dia a dia de uma dona de casa não é fácil. Precisa coordenar todas as tarefas do lar, pensar nas refeições que a família faz em casa a ainda cuidar da rotina das crianças. Por isso, tudo o que pode facilitar esse processo é muito bem-vindo.

Na cozinha, um grande problema é a dificuldade em achar os alimentos e ingredientes necessários para preparar o almoço ou mesmo um simples lanche. Fique de olho nas nossas dicas!

E se vocês está precisando de orientação para organizar todos os armários da casa, clique aqui e aprenda como deixar tudo arrumadinho.

Como organizar a despensa | Casa organizada ajuda a ganhar tempo e a evitar o estresse

como organizar a despensa

A responsabilidade de cuidar de uma casa é coisa séria e no Brasil, na maioria das famílias, essa tarefa é atribuída às mulheres. As donas de casa precisam cuidar do lar e de todos os membros da família e é muito comum que vivam uma jornada dupla de trabalho.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) as mulheres trabalham até 7,5 horas as mais que os homens por semana. O resultado não podia ser diferente: as mulheres são mais afetadas pelo estresse do que os homens.

É claro, resolver a situação envolver uma série de questões, mas, na prática, algumas soluções simples podem deixar as tarefas mais fáceis e diminuir o nervosismo cotidiano, como organizar a despensa.

Depois de conferir nossas dicas para a organização da cozinha, aprenda a elaborar um planejamento de limpeza na sua casa, em um post que preparamos sobre esse tema.

Mas como a despensa organizada vai facilitar a minha vida?

Tentar encontrar o pó de café pela manhã ou petiscos enlatados para servir às visitas que chegaram de surpresa e não encontrar é irritante, não é mesmo?

Mas quem aprende como organizar a despensa vai ter tudo o que precisa sempre à mão, além de saber tudo o que tem em casa e o que precisa ser comprado na próxima vez que for ao mercado.

Pode até não ser a salvação de todos os seus problemas, mas garanto que vai deixar sua vida mais fácil.

Parece impossível, mas a limpeza da casa pode ser uma tarefa divertida. A Dr. Lava Tudo te ensina como fazer isso em um post com dicas surpreendente. Leia clicando aqui.

10 dicas baratas (e descomplicadas) de como organizar a despensa

Agora chegou a hora de aprender como arrumar a sua despensa e deixar a cozinha ser um ambiente mais limpo e organizado.

Tudo com dicas muito fáceis e que não pesam no bolso.

1.      Limpe tudo: veja como organizar a despensa e dar adeus à bagunça

O primeiro passo para uma despensa 100% organizada é a limpeza. Esvazie todos os seus armários, e veja em que estado estão os mantimentos. Jogue fora tudo o que estiver estragado.

Limpe os armários com detergente neutro, álcool e vinagre, retirando gorduras e até bichinhos que crescem em alimentos mais velhos.

Evite o uso de produtos químicos com cheiro forte, que podem contaminar os alimentos que foram guardados depois.

2.      Use potes transparentes para guardar alimentos em grãos e coloque etiquetas

como organizar a despensa

Os potes transparentes são uma mão na roda para deixar a despensa organizada. Em vez de deixar os pacotes abertos, espalhando alimento pelas prateleiras e chamando a atenção de insetos, ratos e baratas, você vai deixar cada um em um pote vedado.

Os potes podem ser plásticos ou de vidro, desde que sejam transparentes – para facilitar a visualização dos mantimentos. Etiquete cada pote com o nome e data de validade dos alimentos.

3.      Cestos e caixas são aliados da organização

Você não precisa de nenhum passe de mágica para organizar a cozinha. Usando cestos ou caixas de papelão, dessas que você consegue em supermercados, é possível manter tudo no devido lugar e aproveitar ao máximo todos os espaços.

Esses recipientes são ótimos para guardar alimentos que ficam armazenados por mais tempo ou são produzidos em embalagens menores e podem se espalhar pela despensa, dando um trabalhão na hora de preparar as receitas.

Use caixas / cestas diferentes para cada tipo de mantimento: gelatinas, temperos, pipocas, farinhas, enlatados, etc.

4.      Prateleiras são as melhores amigas de uma despensa organizada

Outro jeito de como organizar a despensa da cozinha e aproveitar o espaço é instalar prateleiras e nichos.

Nesses locais você pode guardar os potes transparentes, panelas, copos ou temperos. A organização pode seguir um esquema criativo e ganhar detalhes de decoração, como tecidos ou capas protetoras artesanais. Afinal, além de praticidade, a gente ama uma casa bonita, não é mesmo?

Lembre-se de organizar as prateleiras de acordo com a utilização dos produtos. Aqueles que são usados o tempo inteiro devem estar na altura da vista, sempre al alcance das mãos.

5.      Produtos industrializados com o rótulo para frente

como organizar a despensa

Parece uma coisa banal, mas manter o rótulo dos produtos industrializados para frente, ajuda – e muito! – a deixar a despensa mais arrumada.

Ou você vai mesmo dizer que nunca confundiu uma lata de molho de tomate com uma de ervilhas em conserva?

Com os rótulos na posição correta, você vai ver tudo mais rápido e não se confundir ao pegar um produto no armário.

6.      Organize os alimentos pela data de vencimento

Uma dica de como organizar a despensa e evitar desperdícios e guardar os produtos de acordo com a validade.

Os produtos mais novos devem ir para o fundo. Na frente, os que já estão mais próximos da data de vencimento.

Isso evita que, na pressa, o mantimento novo seja consumido antes do que está vencendo. E jogar comida fora não é nada bom. O planeta agradece e o bolso também.

7.      Mantenha os potes sempre limpos

Esvaziou um pote de mantimentos? Faça a lavagem imediatamente, mesmo que não vá reabastece-lo naquela hora.

Manter os potes limpos e secos contribui de forma realmente efetiva para uma rotina mais organizada, já que, assim que uma compra é feita, seu armário e todos os seus utensílios estarão prontinhos para receber e armazenar novos alimentos.

8.      Tenha um bloco de notas na despensa

Com certeza você já foi ao supermercado e esqueceu de levar algum produto. Para que isso não aconteça mais e a despensa esteja sempre abastecida com tudo o que sua família precisa, deixe sempre por perto um bloco de anotações.

Toda vez que um produto acabar, faça uma anotação no bloquinho. Quando chegar a hora de fazer compras, a sua lista já estará pronta. Bem mais fácil!

9.      Combata e elimine as traças

Outro problema chato que pode atrapalhar a organização da cozinha, como um todo, é o das traças.

Esses bichinhos parecem inofensivos, mas consomem os grãos e se alastram rapidamente, aparecendo tanto nos armários quanto nos potes de alimentos.

Para combater o problema, siga os passos a seguir:

  • Analise toda a despensa e veja se há algum ponto de proliferação dessa praga.
  • Esvazie a despensa e jogue fora os alimentos que estiverem contaminados.
  • Limpe todos os armários e prateleiras com uma solução de vinagre e água morna. Finalize a higienização com uma camada de álcool gel.
  • Limpe cada embalagem da despensa com um pano embebido em vinagre.
  • Para evitar que o problema aconteça, deixe os armários sempre limpos e arejados, sem a presença de umidade e fique de olho!

10.  Temperatura e disposição dos mantimentos: aprenda como organizar a despensa para garantir a qualidade dos alimentos

Nossa última dica de como manter a despensa organizada é deixar tudo em seu devido lugar. A umidade pode ser um problema, então nada de deixar potes e sacos de alimentos em locais que estejam em constante contato com a água.

O excesso de calor também é prejudicial aos alimentos, por isso, evite instalar armários e prateleiras em locais expostos ao sol ou perto do fogão.

Quando todos os itens da sua cozinha estão posicionados de forma adequada, você garante que os alimentos durem mais, economizando dinheiro e deixando a rotina muito prática.

Viu como a organização da despensa não é nenhum bicho de sete cabeças? Mas se você está precisando de ajuda com a limpeza de outras áreas da casa e não sabe o que fazer, conte com a Dr. Lava Tudo.

Temos serviços profissionais de higienização de estofados, carpetes, cadeiras e muito mais. Conheça nossas soluções, faça um orçamento e mude a forma como você limpa a sua casa.