Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como organizar armário de cozinha em 7 dicas super fáceis e práticas!

Publicado em: terça-feira, outubro 2, 2018como organizar armário de cozinha

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quando a cozinha está bagunçada fica muito mais difícil fazer qualquer coisa nela. Você precisa de uma panela específica, onde está? Cadê o medidor ou o tempero que você queria? Imagine você preparando o almoço de domingo ou um encontro com os amigos e enfrentando esse tipo de situação.

Por isso, é tão importante saber como organizar armário de cozinha, para facilitar o seu dia a dia e nos momentos em que mais precisa.

Se você não tem ideia por onde começar, a Dr. Lava Tudo vai te ajudar! Confira sete dicas práticas de como organizar armário de cozinha!

 

Como arrumar armário de mantimentos: Cada um no seu quadrado!

Você está preparando um jantar romântico para surpreender seu parceiro. Mas, antes mesmo de chegar em casa, você se atrasou no trabalho, se atrapalhou no supermercado e agora falta pouco tempo para terminar tudo.

Se tudo estiver em seu devido lugar na cozinha, fique tranquilo que é possível terminar tudo e surpreender a pessoa que você ama! Isso porque se você sabe como organizar armários de cozinha, você poupa tempo na hora de executar qualquer serviço nela.

O ideal é que cada coisa esteja em seu devido lugar. Criando o hábito de guardar os utensílios sempre no mesmo local, você não perde tempo procurando, aumentando sua produtividade. Imagine ter que achar de última hora a travessa para levar algo ao forno, ou onde está o abridor de vinho?!

Sem contar que a cozinha se torna um ambiente muito mais agradável quando tudo está em ordem, certo?

Para não passar por esse tipo de situação, veja só as dicas reunidas para você!

 

 

Que tal separar uma manhã ou um pedacinho da tarde do seu dia de faxina e aprender como organizar armário de cozinha? É preciso um pouquinho de paciência e não vale abandonar o projeto no meio do caminho.

Confira as dicas e veja como organizar uma cozinha simples!

 

1.  Como organizar armário de cozinha: Esvazie os armários!

Para começar sua organização, retire tudo que está dentro do armário, posicionando em bancadas e mesas. Assim, você tem uma ideia de tudo o que realmente possui e consegue organizar todas as vasilhas, panelas e utensílios de maneira lógica e funcional!

Quando tudo estiver do lado de fora, pode bater um desespero do tipo “como isso tudo vai voltar pro lugar?”. Em primeiro lugar, não vai! Você vai encontrar o melhor lugar para cada coisa. Fique tranquilo!

2.  Como organizar armário de cozinha: Faça uma limpeza caprichada

como organizar armário de cozinha

Antes de começar a separar os objetos, você precisa fazer uma limpeza caprichada dentro dos armários. Não importa o quanto você sempre limpe tudo antes de guardar no armário, ali dentro também se acumula poeira, bactérias e fungos. Ou seja, se você não limpar corretamente, pode haver formações de mofos que contaminam seus utensílios e prejudicam a sua saúde.

Lembre-se de esperar que o interior esteja seco antes de guardar tudo em seu devido lugar.

Veja também: como limpar lugares úmidos!

3.   Como organizar armário de cozinha: Priorize!

Separe seus objetos de acordo com o que você mais precisa no seu dia a dia na cozinha. Por exemplo, travessas e tabuleiros não são utensílios usados todos os dias enquanto pratos, copos e talheres você precisa a toda hora. Fazer isso facilita, e muito, na hora de organizar cozinha americana pequena.

Por isso, na hora de guardar, tenha em mente que esse tipo de objeto deve estar mais fácil de acessar do que outros, colocando-os em prateleiras mais baixas ou deixando à frente em seu armário, e não no fundo.

4.     Como organizar armário de cozinha: Separe em categorias

Separar por categoria também é uma dica muito útil! Imagine se em seu guarda roupa você guardasse cada meia em um lugar diferente, isso não iria dificultar a sua vida na hora de achar os pares? Ou então, pense se as moedas estiverem em lugares separados. Você não saberia dizer nem quanto de dinheiro trocado tem, não é mesmo?

Esse raciocínio também funciona na cozinha. Deixe juntos os objetos que têm a mesma função. Pratos no mesmo local, copos reunidos, vasilhas de plástico e suas tampas no mesmo gaveteiro e por aí vai! Além de deixar os armários arrumados, facilitará também no momento de organizar as gavetas de cozinha.

5.    Como organizar armário de cozinha: Empilhe!

como organizar armário de cozinha

Outra forma de ganhar espaço é empilhar alguns vasilhames e objetos. Os pratos, por exemplo, mesmo que com tamanhos diferentes, podem ser colocados um sobre o outro. Você só precisa tomar cuidado para que os maiores e mais pesados fiquem na parte inferior da pilha, evitando assim que os outros quebrem.

6.    Como organizar armário de cozinha: Reserve um local para as panelas

Panelas são fundamentais na hora de cozinhar, mas em compensação, elas costumam ser grandes e ocupam muito espaço. Por isso, você deve reservar um espaço em seu armário de cozinha especialmente para elas.

Encontre a divisão maior do seu armário e reúna todas nesse lugar. Na hora de guardar, você pode colocar as menores panelas dentro das maiores, separar as tampas e organizar de forma que você sempre saiba onde exatamente estão os recipientes.

Isso vale também para eletrodomésticos. Procure sempre desmontá-los após seu uso e guarde as peças juntas em um mesmo local. Assim, sempre que você precisar de uma batedeira, liquidificador ou do seu espremedor, você sabe exatamente onde está, mesmo que ele não esteja montado.

Leve isso em consideração quando bater a dúvida sobre como organizar armários de cozinha!

Veja também: como organizar a sua despensa!

7.     Como organizar armário de cozinha: Aproveite o espaço!

como organizar armário de cozinha

Se o armário ou sua cozinha são pequenos, o ideal é que você aproveite o espaço ao máximo. Para isso, identifique corretamente o potencial de cada área e superfície na sua cozinha, inclusive paredes e locais para uma possível prateleira.

Você pode fazer uso de organizadores para empilhar copos e xícaras, pendurar talheres maiores nas paredes, enrolar os panos de prato para caberem em um só lugar e até guardar uma vasilha dentro da outra, de acordo com os tamanhos.

Esse é o momento de usar sua criatividade, encontrando soluções em cada parte da sua cozinha!

Gostou das dicas? Viu como é fácil organizar a cozinha com pouco dinheiro?

Agora que você já sabe como organizar armários de cozinha de maneira simples e funcional, conte com a Dr. Lava Tudo para cuidar dos outros itens da sua casa, como estofados, carpetes e tapetes.

Então aproveite 10% de desconto em nossa loja e garanta o conforto e bem-estar de sua família!