Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como prevenir mofo e bolor e proteger a saúde da família?

Publicado em: segunda-feira, maio 7, 2018como-prevenir-mofo-alergia

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A chegada de dias mais frios é sempre um problema para quem tem alguma doença respiratória. O tempo mais seco agrava as alergias e o mofo e bolor – que também são um veneno para os alérgicos – se multiplicam com facilidade nessa época. Por isso, hoje você vai aprender como prevenir mofo e bolor e eliminar de vez esse problema da sua casa!

Entenda o que são e como prevenir mofo e bolor

 

como prevenir mofo

 

Embora pareçam ser a mesma coisa e ambos sejam causados por fungos, o mofo e o bolor possuem características e consequências diferentes.

O bolor é o estágio inicial da infestação. Cria uma camada em alto relevo sobre as superfícies atingidas, geralmente de cor acinzentada e pode ser removido durante a limpeza comum da sua casa.

Já o mofo é o fungo em seu estágio avançado. Caracteriza-se por pontinhos pretos que aparecem no material afetado e que corroem essa estrutura, seja a parede, os móveis e até as roupas e é muito difícil de ser limpo.

Aprenda, agora, como prevenir mofo e bolor nos diferentes locais da casa.

 

Como prevenir mofo no guarda-roupa?

 

Os fungos que causam bolor e mofo se proliferam em ambientes úmidos e escuros. Por isso, a iluminação e ar fresco são aliados na prevenção do problema. Veja algumas dicas fáceis para fazer durante todo o ano.

  • De tempos em tempos, deixe as portas do guarda-roupa abertas para que o interior do móvel seja ventilado.
  • Abra também as gavetas, já que o mofo também pode ser formar aí.
  • Não deixe as roupas de frio guardadas o verão inteiro. Exponha essas peças ao sol algumas vezes ao longo da estação, ou leve para lavar.
  • Uma vez por mês tire todas as peças do guarda-roupa e limpe-o com um pano embebido em vinagre. Isso evita o surgimento dos fungos.
  • Outro gesto simples de como prevenir mofo é deixar um potinho de bicarbonato de sódio ou pedaços de giz no guarda-roupa. Esses materiais absorvem a umidade e evitam a proliferação do bolor.
  • Não guarde as roupas sem lavar. Uma única gota de suor é suficiente para começar uma colônia de fungos.

 

Como prevenir mofo nos armários da cozinha?

 

como prevenir mofo armário da cozinha

 

Para o armário da cozinha, os passos de como prevenir mofo seguem a mesma base de evitar umidade e espaços abafados.

  • Evite instalar armários em paredes que fazem divisa com o banheiro e podem ficar úmidas.
  • Tome cuidado com os locais por onde passam encanamento. Se o armário ocupar um espaço muito grande da parede e houver infiltração, você pode demorar a ver que o problema está acontecendo.
  • Deixe os móveis abertos de vez em quando para arejarem, especialmente se forem de madeira.
  • Mantenha um ritual de limpeza com vinagre. Além de acabar com o bolor, ajuda a eliminar a gordura.

 

Como prevenir mofo nas paredes?

 

Paredes mofadas são um grande vilão para toda a família. O cômodo infectado fica com um cheiro desagradável, as alergias se agravam e o problema pode se alastrar para os móveis.

Mas, então, como prevenir mofo nas paredes? Simples:

  • Mantenha os ambientes ventilados. No frio, parece instintivo fechar a janela, mas é importante que os cômodos sejam ventilados em algum momento do dia. Escolha algum horário para deixar as janelas abertas e evitar os fungos.
  • Fique de olho em possíveis vazamentos e infiltrações. A umidade nas paredes é ingrediente infalível para os fungos se multiplicarem e formarem bolor e mofo. Se ocorrer algum vazamento, o problema deve ser tratado com urgência e prioridade.
  • Se as paredes forem pintadas, espere a tinta secar completamente antes de dispor os móveis no cômodo. O mesmo vale para a instalação de papel de parede.

 

Como prevenir mofo no banheiro?

 

O banheiro é um dos cômodos mais comumente afetado pelo mofo. Fica muito tempo fechado, é escuro, e a água quente dos banhos mantém o local úmido. Aprenda como prevenir mofo nesse ambiente:

  • Depois do banho, deixe a porta e janela do banheiro abertas para que todo o vapor saia de lá.
  • Se tiver cortina de box, mantenha-a sempre esticada, para facilitar a secagem. A umidade se acumula rapidamente nas dobras desse material, fazendo surgir o mofo.
  • Mantenha o banheiro sempre limpo. Desinfete todos os cantinhos do cômodo e seque bem após a lavagem. O vinagre também pode ser inserido na rotina de higienização desse ambiente, juntamente com o bicarbonato de sódio.
  • Não se esqueça dos armários. Eles devem estar limpos e também serem arejados sempre que possível.
  • Fique de olho nos vazamentos, que vão deixar o banheiro úmido e ainda podem danificar a parede de outros cômodos.

 

Como tirar umidade do ambiente e prevenir mofo?

 

O principal segredo para prevenir mofo é evitar a umidade. Mas como fazer isso? Alguns hábitos simples no dia a dia melhoram muito a situação. Confira:

  • Sempre abra as janelas e deixe o ar circular pela casa por pelo menos 30 minutos.
  • Use saquinhos com sal grosso ou bicarbonato de sódio nos armários e outros móveis. Esses produtos ajudam a absorver a umidade.
  • Não estenda roupas em casa. Se você mora em apartamento ou é dia de chuva, prefira lavar menos peças e entender na área de serviço. Pendure as roupas no varal com um cabide e deixe um espaço entre elas, para a secagem ser acelerada. O uso de ventiladores ou secadores facilita o processo.

Clique aqui para conferir nosso post com dicas de limpeza para ambientes úmidos.

 

Como prevenir mofo na sua casa?

 

Agora está mais fácil prevenir o mofo na sua casa, não é mesmo? Mas ainda temos outras dicas infalíveis para evitar o problema.

  • Tenha uma rotina de limpeza na sua casa.
  • Instale calhas e telhados somente com profissionais de confiança. Erros na construção que impedem o escoamento adequado da água, ou a instalação errada de encanamentos pode deixar a sua casa constantemente úmida.
  • Casas construídas perto de vegetação e encostas são mais propensas à umidade e devem receber tratamento anti-umidade em toda a sua estrutura.
  • Deixe os móveis afastados da parede em pelo menos 2 cm. Se eles forem retirados do cômodo para limpeza do ambiente, espere que tudo esteja bem seco antes de coloca-los no lugar.
  • Se a casa possui muitos livros, lembre-se de mantê-los arejados.
  • Se alguma mancha surgir na parede, nada de procurar algo para cobrir o problema, como um móvel ou um quadro. Procure soluções que acabem com o mofo em vez de fingir que ele não existe.

 

Perigos do mofo

 

Além dos problemas causados aos materiais que ele afeta, já que o fungo em estágio avançado é corrosivo, o mofo é prejudicial à saúde.

Saiba quais são os seus principais perigos e entenda porque é importante prevenir que ele apareça.

 

Sinusite fúngica

 

Esse tipo de sinusite acontece quando respiramos fungos e esses microrganismos ficam alojados na cavidade nasal.

Além de dores de cabeça e na face, essa doença provoca congestão e obstrução nasal, dificuldade para respirar, secreção purulenta, diminuição do olfato, mau hálito, cansaço, falta de apetite e até perda de peso.

 

Asma alérgica

 

Causa por mofo, ácaros e pelos de animais, a asma alérgica é a inflamação e obstrução das vias aéreas, sendo mais frequente em crianças e gestantes.

Entre os sintomas estão: dificuldade para respirar, tosse, dor ou pressão no peito, silvo ao respirar, secreções ou muco, fadiga e falta de ar.

 

O que fazer se encontrar mofo na casa?

 

como prevenir mofo casa

Se, infelizmente, a sua casa já estiver contaminada pelo mofo, aja o quanto antes para eliminar o problema. Temos algumas receitas caseiras para acabar com o mofo da casa.

 

Vinagre e bicarbonato

 

  • 240 ml de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Faça uma solução misturando os dois ingredientes e coloque em um borrifador. Pulverize sobre as manchas de mofo e deixe agir por 10 minutos. Retire com um pano seco e limpo. E repita o procedimento 1 vez por mês.

 

Água sanitária

 

  • 100 ml de água sanitária
  • 1 litro de água

Misture os dois ingredientes na proporção indicada e aplique no chão, parede e outras superfícies atingidas pelo mofo. Deixe agir por 30 minutos e retire com um pano limpo e seco. É especialmente eficaz em banheiros.

 

Limão para roupas coloridas

 

Se a peça afetada pelo mofo for uma roupa colorida, use suco de limão diretamente sobre a mancha. Esfregue delicadamente e depois lave normalmente.

 

Cândida para roupas brancas

 

As roupas brancas devem ficar de molho em uma solução de cândida diluída, antes de ser lavada. Se o tecido for sintético ou de seda, troque a cândida por leite.

 

Vinagre puro para estofados

 

Use um pano embebido com vinagre para esfregar a mancha. Depois, esfregue com um pano seco e limpo. Intercale os dois processos até o mofo sair.

Confira aqui outras dicas para eliminar o mofo da sua casa com receitas e truques caseiros.

 

Limpeza profissional para acabar com o mofo

 

Se a mancha de mofo está impregnada no estofado há muito tempo, será mais difícil eliminá-la. Nesses casos, é melhor contar com a ajuda de um profissional, que terá as soluções adequadas para tirar o mofo do sofá, sem danificar o móvel.

A Dr. Lava Tudo oferece a limpeza de sofá com a comodidade de ir até o seu endereço. O serviço é feito por técnicos especializados e com produtos de alta qualidade, deixando o seu sofá com cara de novo e livre dos fungos.

 

Faça uma simulação e deixe a sua família protegida contra o mofo.