Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como secar roupa rápido e sem mistérios? Confira 6 dicas práticas!

Publicado em: segunda-feira, outubro 1, 2018como secar roupa rápido

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A nova temporada de primavera e verão será bastante quente, e em épocas de calor, secar roupas parece ser uma questão simples de resolver: basta deixar as peças secando ao ar livre e pronto. Mas não é assim para todo mundo.

A Ana mora em um apartamento de 35 m², e, mesmo em dias quentes e sem chuvas, ela não sabe como secar roupa rápido. Ela pendura as peças no varal quando sai de manhã para trabalhar e, quando chega, algumas ainda não secaram e outras estão com cheiro esquisito.

Com alguns truques bem fáceis, ela, você ou qualquer outra pessoa vão saber como secar roupa rápido e deixar de sofrer no dia de lavá-las.

Aprenda também como passar as roupas e deixar suas peças impecáveis.

 

 

Aprenda como secar roupa rápido

como secar roupa rápido

Quem tem uma rotina de arrumação da casa costuma ter um dia certo para lavar as roupas. Aí, não importa se chove ou faz sol: as roupas devem ser limpas naquele dia!

Para não sofrer com peças mofadas, com odores ruins ou que continuam molhadas mesmo após um dia inteiro no varal, veja como secar roupa mais rápido e agilizar o processo:

 

 

Enrolando a roupa em uma toalha

Diminua o tempo que a roupa precisará ficar no varal, usando uma toalha seca.

Torça a peça, retirando o excesso de água para que ela fique apenas úmida, e a coloque sobre uma toalha. Enrole a toalha com a roupa no meio e pressione por algum tempo.

A toalha deve “enxugar” o máximo de água da roupa. Agora é só pendurar no varal. Você verá que a secagem acontecerá mais rapidamente. O truque também é indicado para roupas delicadas, que não podem ser torcidas.

Lembre-se de usar uma toalha mais velha, que já não solta tantos fiapos.

Usando secador de cabelo

como secar roupa rápido

O secador de cabelo ajuda a secar peças menores, como calcinhas, cuecas e meias. Isso porque o jato de ar quente (ou mesmo o frio) evapora a umidade mais depressa.

Se estiver com pressa e a roupa tiver apenas alguns pontos de umidade, mire o secador nessas áreas e pronto.

É importante deixar o secador a uma distância de um palmo, para que a roupa seque de forma eficiente e sem qualquer dano.

Com ajuda do ventilador

Mas se você quer agilizar a secagem do varal inteiro, use um ventilador. Ligue-o próximo de onde as roupas estão secando e deixe o ventinho dele agir.

A recomendação é usar apenas em dias mais frios, ou quando estiver com muita pressa, já que o ventilador pode deixar a conta de luz mais cara.

Secar roupa no congelador

Se vai precisar de uma roupa específica para um compromisso no dia seguinte e está com medo de que ela não seque, use a sua geladeira.

Coloque a peça já torcida em um saco plástico e, em seguida, leve ao congelador. A água que ainda está na roupa vai congelar e virar gelo. Quebre esses flocos congelados e passe a roupa. Não tem erro!

Pendure poucas roupas no varal

Essa dica vale mesmo para quem mora em casas e tem bastante espaço para secar as roupas.

Pendure poucas peças no seu varal para secar, deixando que o ar circule entre elas. Quando são colocadas muitas roupas ao mesmo tempo, o ar não tem como passar por elas, deixando a secagem mais demorada.

Não se esqueça de esticar bem as roupas e de remover todo o excesso de água antes de pendurar.

Como secar roupa rápido usando cabides

como secar roupa rápido

Os cabides também são um aliado importante! Não só ajudam quem precisa saber como secar roupa rápido, como também evitam as famosas marquinhas de pregador em peças que não podem ser passadas.

Quando você deixa as roupas no cabide penduradas no varal para secar, elas têm uma superfície maior de contato com o ar, agilizando, assim, a secagem.

Também ajuda a secar roupas delicadas, que não podem ser torcidas. Dá até para reforçar o processo, usando a nossa primeira dica, de secar com uma tolha.

Faça vanish caseiro para lavar as roupas e deixá-las branquinhas e sem manchas.

O que não deve ser feito

No desespero para tornar o processo mais rápido, a Ana usou algumas dicas de como secar roupa rápido que muita gente conhece, mas que, na verdade, não são tão eficientes assim.

Além de tomar um susto quando a conta de luz chegou, ela ainda perdeu algumas peças, que ficaram manchadas.

Veja o que você não deve fazer de jeito nenhum para secar as roupas:

Colocar roupas para secar atrás da geladeira

como secar roupa rápido

Há quem acredite que colocar camisas, calças e outras peças (até tênis!) atrás da geladeira é uma ótima forma de como secar roupa rápido.

Mas essa prática nunca deve ser feita. As grades da geladeira são muito importantes para seu funcionamento. Elas são dutos que regulam a temperatura do eletrodoméstico, tirando o calor interno e dissipando no ar. E é isso que faz com que sejam quentinhas.

Colocar roupas, ou qualquer outra coisa, nas grades cria um obstáculo para o funcionamento dos dutos. Aí, além da geladeira não conseguir mais resfriar da mesma forma, a sua conta de luz vai aumentar. Além disso, o motor do equipamento corre o risco de estragar, pois terá de trabalhar bem mais para melhorar a capacidade de gelar os alimentos.

Definitivamente não é uma boa ideia.

Secar roupas no forno micro-ondas

Em muitos sites, as pessoas recomendam o uso do micro-ondas como alternativa para secar as roupas mais rapidamente. Fuja dessa ideia!

As suas roupas podem ficar com manchas ou até queimadas e ainda há o risco de danificar o equipamento.

A Dr. Lava Tudo tem solução completas de limpeza que também podem deixar o seu dia a dia mais fácil, diminuindo a trabalheira da faxina.

Conheça nosso portfólio de serviços de higienização, faça um orçamento e veja como podemos te ajudar a deixar a casa sempre limpa e livre de bactérias.