Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Aprenda já como tirar bolinhas da roupa

Publicado em: sábado, julho 28, 2018como tirar bolinhas da roupa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Todo mundo tem algumas peças de roupa favoritas. Aquelas que foram um achado ou que foram mais caras ou simplesmente porque fazem o look ficar perfeito. Agora, imagine pegar essa peça para vestir e descobrir que ela ficou cheia de bolinhas após a lavagem? Pode até dar um certo desespero, mas, calma! Há como tirar bolinhas da roupa. A Dr. Lava Tudo te conta como tirar e até prevenir que elas apareçam!

Por que as bolinhas aparecem?

Como tirar bolinhas da roupa 2

Essas bolinhas que aparecem nas roupas nada mais são resultado do atrito sofrido entre as fibras do tecido. Esse atrito pode acontecer tanto quando se está usando a roupa – o que faz com que as roupas que você mais usa estejam mais propensas a ter bolinhas – quanto durante a lavagem.

No processo de bater, esfregar a roupa, ou até do sabão em pó ter contato com o tecido, as fibras acabam soltando, ficando visíveis em seu exterior e formando essas bolinhas.

Formas de prevenção

Qualquer tipo de roupa está sujeito à formação de bolinhas. Mas, há algumas maneiras de prevenir e evitar que você perca sua roupa favorita. Confira essas dicas:

Prefira tecidos especiais

Embora todos os tecidos estejam sujeitos a bolinhas, alguns têm mais tendência para que elas apareçam. É o caso de materiais sintéticos, como nylon, poliéster e acrílico, além dos mistos, que têm uma porcentagem de fibra natural ou a própria lã.

O ideal é escolher roupas que tenham trama apertada, evitando o atrito entre os fios. Como saber se a trama é apertada? Quanto menos se consegue ver através do tecido, mais fechada! Esse é o caso do jeans, por exemplo.

Além disso, roupas com maior quantidade de fios têm uma qualidade maior e dão menos bolinha. Por isso, roupas de cama de muitos fios são mais duradouras e não passam por esse problema!

Deixe a roupa virada ao avesso

Se você já deu uma olhada na tampa da máquina no momento da lavagem, já percebeu o movimento que é feito quando a roupa está batendo. Pois bem, é esse atrito que contribui para que tenham bolinhas.

Para que elas não fiquem aparentes em sua roupa, uma dica é lavar com a roupa virada ao avesso. Assim, se elas se formarem, será na parte interna da roupa.

Cuidados durante a lavagem

As máquinas mais modernas têm um ciclo que ajuda muito a evitar esse problema. É o ciclo para roupas delicadas. Ele deve ser utilizado exatamente para essas roupas que estão mais sujeitas a estragar, diminuindo os riscos com uma rotativa mais lenta e sutil.

Se for lavar à mão, evite esfregar demais, pois o atrito será o mesmo do que numa lavagem na máquina. O melhor é deixar de molho.

Outra alternativa é utilizar saquinhos próprios para colocar as roupas na máquina. Dessa forma, ela está protegida enquanto é feita a lavagem, deixando-a limpa da mesma maneira.

Utilize sabão líquido

O sabão líquido é melhor do que em pó na hora de lavar roupas. Isso porque a versão em pó é mais abrasiva e pode, inclusive, causar manchas se não for diluído corretamente. O líquido causa menos atrito no contato com a roupa e diminui a formação de bolinhas.

Como tirar bolinhas da roupa?

como tirar bolinhas da roupa

Se não foi possível evitar a formação das plumagens e você está se perguntando como tirar bolinhas da roupa, saiba que existem soluções caseiras para resolver o problema. Há certos itens e objetos presentes em sua casa que vão dar aquela força.

Veja algumas dicas que separamos para você:

Usando um pente fino

Com um pente fino você será capaz de se livrar dessas incômodas bolinhas. Não imagina como? A explicação é simples: como as cerdas desse tipo de pente são bem unidas, ao passar na área afetada da sua roupa, ele vai tirando as bolinhas, deixando apenas o tecido liso!

Usando pedra-pomes

Quem tem o costume de esfoliar a pele sabe o quanto a pedra-pomes é útil e valiosa. Por ser porosa, ela é capaz de provocar pequenas descamações, sem agredir. Por isso, ela pode ser usada para tirar bolinhas das roupas com facilidade.

Você só precisará passar a pedra-pomes, de maneira bem delicada, na região onde sua roupa está com os fiapos concentrados. Aos poucos você consegue retirá-los, basta fazer movimentos constantes e no mesmo sentido.

Usando uma lâmina de barbear

Da mesma forma que a lâmina de barbear é capaz de tirar os pelos do corpo, ela também é uma alternativa em como tirar bolinhas da roupa. Para isso, é necessário que você estenda o tecido, deixando-o como uma superfície plana – isso é importante para não cortar a roupa.

Após deixar o tecido de maneira apropriada, é só você passar a lâmina de modo sutil. Ela vai cortando os fiapos que estão soltos e você acumula os fios até conseguir tirar com a própria mão.

Uma dica importante é utilizar uma lâmina que esteja afiada. Dessa forma, fica mais fácil retirar as bolinhas e o resultado é bem melhor que utilizar uma velha!

Usando velcro

Uma opção quando se está com o dilema sobre como tirar bolinhas da roupa é utilizar velcro ou uma fita adesiva (dessas mais grossas, comumente utilizadas para lacrar caixas e embalagens).

O método é simples, você vai aproveitar o lado que gruda no velcro ou da fita e passar na parte onde as bolinhas estão localizadas. Aí fica fácil, essas formações do tecido vão grudar no material e soltar com facilidade.

Usando lixa de unha

Outro item que com certeza você tem em casa e talvez nunca pensou como um aliado em como tirar bolinhas da roupa é a lixa de unha. É possível utilizá-la como uma espécie de vassoura no tecido. É só passar o lado mais áspero da lixa de maneira sutil, varrendo a roupa.

Na medida que você vai passando a lixa, vão se formando montinhos das bolinhas. São os restos do tecido, que você vai retirar assim que estiverem juntos e descartar.

Se você preferir não ter que se preocupar em como tirar bolinhas da roupa, nem correr o risco de danificar suas peças favoritas, o ideal é contar com ajuda profissional.

A Dr. Lava Tudo tem a solução perfeita para cada problema quando o assunto é limpeza. Entre em contato e agende uma visita dos nossos técnicos!