Como tirar cheiro de cachorro do sofá? Descubra agora mesmo!

Última modificação em: 24 de agosto de 2021 Como tirar cheiro de cachorro do sofá? Descubra agora mesmo!

Enroscar com seu cachorro no sofá pode ser um dos maiores prazeres da vida, mas o cheiro que eles deixam para trás não costuma ser tão agradável assim.

Todos sabemos como justificamos deixar nossos cães no sofá – “eles são como um membro da família”, ou “eles são meus melhores amigos” ou “eles moram aqui e têm tanto direito ao sofá quanto eu”. Desta forma, muitos cães passam boa parte de suas vidas no sofá, seja conosco ou enquanto estamos fora.

Infelizmente, permitir que seu cão desfrute de dormir no sofá tem um preço. O cachorro deixa um cheiro distinto no sofá que é impossível ignorar.

Mesmo os melhores donos de cães podem admitir que esta é uma das realidades de ser “pai – ou mãe – de um pet”. Então, como você tira o cheiro de cachorro do sofá?

Quer saber mais sobre como tirar cheiro de cachorro do sofá? Então confira nossas dicas e descubra como manter seu sofá livre de odores de uma vez por todas!

Aprenda como tirar cheiro de cachorro do sofá!

Aprenda como tirar cheiro de cachorro do sofá!

O melhor método para se livrar do cheiro de cachorro de um sofá, estofado ou tapete é adotando uma abordagem abrangente.

Isso envolve a manutenção frequente da limpeza profissional do sofá e, claro, do cão, bem como uma combinação de fórmulas redutoras de odores.

Confira a seguir algumas dicas incríveis, capazes de resolver o problema de forma rápida e eficiente!

Cuide do seu animal de estimação regularmente

Vamos começar com uma medida preventiva. Os detritos que se acumulam na pele do seu cão contribuem significativamente para o cheiro de cachorro no sofá.

Isso significa que se mantiver seu cão limpo, você limitará o cheiro que ele provavelmente deixará no sofá. Fale com o seu veterinário ou pet shop e descubra com que frequência você pode dar banho no seu cão com segurança, sem afetar sua pelagem ou pele.

Escovando e lavando seu cachorro regularmente, você poderá manter as áreas onde o cão fica mais limpas. Embora isso não garanta que você terá sofás limpos o tempo todo, reduz a carga de trabalho ao eliminar o odor, pois o cão não estará tão fedorento assim.

Use cobertores e outras barreiras físicas

Colocar uma ou mais camadas de tecido entre o seu cão e o seu sofá pode ajudar muito a mantê-lo livre de odores.

Seu cachorro pode realmente gostar mais de ter um cantinho específico do sofá para dormir, e, provavelmente, você não tem coragem para mudá-lo de lugar. Por isso, criar uma barreira física pode ser uma boa alternativa.

Certifique-se de usar cobertores ou mantas que sejam facilmente laváveis ​​na máquina. Outra opção é comprar várias mantas leves que podem ser trocadas a cada dois dias e depois lavadas facilmente, pois não ocupam muito espaço na máquina de lavar e secam rapidamente.

Aspire seu sofá com frequência

O mau cheiro no sofá resulta de resíduos que seu cão deixa para trás, isso inclui pelos, sujeiras trazidas do lado de fora, pele morta, entre outras coisas.

Sendo assim, é importante limpar o sofá antes que os odores se acumulem. O ideal é aspirar toda semana para minimizar a possibilidade de que esses detritos com mau cheiro se acumulem no sofá com o tempo.

Lembre-se de limpar embaixo e nas fendas, pois os pelos tendem a se esconder ali. Se o seu sofá possui partes removíveis e não removíveis, não se esqueça de prestar atenção nas partes não removíveis ao aspirar.

Use bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser de grande ajuda na tentativa de eliminar o cheiro de cachorro do sofá. Você vai adorar o bicarbonato de sódio, pois ele absorve o odor.

Polvilhe o bicarbonato de sódio no sofá e deixe-o repousar durante a noite – sem permitir que o cachorro tenha acesso, é claro! Depois, passe o aspirador de pó no sofá para eliminar o produto.

Caso ainda sinta o cheiro, repita o processo até que o sofá esteja livre de odores. O bicarbonato de sódio é natural e seguro. Você pode, portanto, usá-lo sempre que necessário, sem temer quaisquer efeitos que possa ter ao cão ou a outros ocupantes do sofá.

Remova e lave o máximo de elementos que puder

Se o seu sofá tiver elementos removíveis, como mantas, capas, almofadas ou fronhas, é melhor tirá-los e lavá-los separadamente.

Além disso, se o seu sofá tiver capa, você pode até substituí-la em algum momento, se necessário.

Adicione um pouco de vinagre branco ao lavar essas partes para ajudar a eliminar qualquer odor. Se elas ainda cheiram mal após a lavagem, repita o processo até que estejam limpas de verdade.

Você também pode arejar as almofadas em um dia ensolarado, os raios solares podem  ajudar a matar as bactérias causadoras de odores.

Use apenas almofadas com capas removíveis, para que sejam fáceis de jogar na máquina de lavar.

Se você tiver almofadas não laváveis, considere se livrar delas e mudar para opções com capas. Será muito mais fácil controlar os cheiros dos cachorros antes que eles comecem a se tornar facilmente perceptíveis!

Use sempre água fria durante a limpeza

É tentador usar água quente ao tentar tirar o cheiro de cachorro do sofá, presumindo que isso funcione melhor.

No entanto, a água quente geralmente causa mais danos do que benefícios, pois o calor pode definir, ainda mais, qualquer mancha no tecido. Portanto, ao limpar qualquer componente do sofá, use sempre água fria.

Se o material removível ainda cheirar após lavá-lo em água fria, lave-o novamente até que esteja limpo antes de colocá-lo na secadora. Caso contrário, o calor da secadora fará com que o cheiro se fixe ainda mais, dificultando sua eliminação no futuro.

Dependendo do tecido, evitar água quente e temperaturas de secagem também pode evitar que o tecido encolha. Você não quer acabar com uma capa de almofada que você não consegue utilizar mais.

Não utilize soluções químicas

Ao procurar soluções para acabar com o odor indesejado de seu sofá, você não deve optar por soluções químicas.

Alguns produtos químicos usados para limpar o mau cheiro podem ser prejudiciais para a saúde do seu cão e de outras pessoas na sua casa.

Por isso, procure soluções naturais como o bicarbonato de sódio, citado acima, para manter o sofá limpo sem causar problemas. Outras soluções naturais que você pode usar, são:

Vinagre

O vinagre funciona como o bicarbonato de sódio, embora também possa desodorizar e neutralizar o cheiro.

Você pode preparar um spray de vinagre misturando uma xícara de água, meia xícara de vinagre branco e meia colher de sopa de detergente neutro em um borrifador.

Pulverize a solução no sofá, deixe agir por alguns minutos, esfregue levemente com um pano ou escova e, em seguida, borrife com água pura para enxaguar. Seque com uma toalha limpa ou aspirador de pó.

Você pode aspirar o sofá completamente para eliminar o cheiro de vinagre. Como o vinagre é ácido, teste a solução primeiro em uma parte discreta do sofá para ver se ela descoloriu.

Esta solução de vinagre, água e detergente é muito eficaz e, por isso, recomendamos o seu uso após aprovação do teste.

Vodca

Você pode criar uma solução de limpeza misturando vodca e água. Antes de usar a solução, borrife o sofá apenas com água para umedecê-lo.

Assim como na dica do vinagre, também é importante testar em uma pequena área imperceptível do sofá antes de usá-la em uma área maior, para confirmar se ela mancha ou não.

Solução de vinagre e bicarbonato

Você pode usar as soluções de bicarbonato de sódio e vinagre individualmente para tirar o cheiro de cachorro, mas elas são ainda mais eficazes quando usadas ​​juntos.

Para fazer a solução misture vinagre, bicarbonato de sódio e água em um borrifador. Depois de fazer um teste de verificação, borrife a solução no sofá e deixe-a repousar por várias horas antes de passar o aspirador. Você pode repetir o processo caso o odor ainda esteja presente.

Faça uma limpeza profissional no seu sofá regularmente

Você pode, além de evitar o incômodo de tentar tirar o cheiro de cachorro do sofá sozinho, garantir que ele seja limpo da melhor forma possível contratando especialistas em limpeza profissional de estofados.

O ideal é que esse tipo de limpeza seja feito regularmente, mantendo um intervalo de cerca de seis meses entre os procedimentos.

Os profissionais de limpeza possuem todas as soluções e equipamentos necessários para higienizar o seu sofá. E o melhor: você evita o medo de estragar o estofado, pois eles sabem exatamente quais soluções usar em cada tipo de material específico.

A Dr. Lava Tudo, com mais de meio milhão de clientes satisfeitos, é referência nacional em limpeza, higienização e impermeabilização de sofás, tapetes e os mais diversos tipos de estofados.

Todos os produtos utilizados são certificados pela ANVISA e, além de não comprometerem a saúde do seu pet e das pessoas que moram em sua casa, eles também são capazes de eliminar os ácaros, bactérias e vírus.

Após a limpeza completa, você também pode realizar a impermeabilização do seu estofado. A impermeabilização ajudará a manter o seu sofá limpo por muito mais tempo, funcionando como um método preventivo para evitar manchas provenientes de derramamentos e mantendo a boa aparência.

Acesse agora mesmo o site da Dr. Lava Tudo e descubra qual o preço da limpeza e impermeabilização do seu sofá!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


O que evitar ao lidar com o cheiro de cachorro no sofá?

Ao tentar remover o cheiro de cachorro do sofá, tome cuidado com os produtos que usa.

Por exemplo, o uso de amônia ou soluções com outros produtos químicos prejudiciais à saúde pode afetar negativamente o seu cão e outros ocupantes do sofá.

Sempre consulte um veterinário se não tiver certeza sobre uma solução, especialmente se não for uma solução natural.

Além disso, certifique-se sempre que a solução escolhida para limpar o sofá não o desbotará. Teste o conteúdo em uma pequena área imperceptível e, se houver probabilidade de desbotar, obtenha uma solução melhor para o seu tipo específico de estofado.

E lembre-se: o ideal é não correr riscos e contar com a ajuda dos especialistas em limpeza profissional de sofás!

Podemos concluir que é totalmente possível manter um sofá limpo e cheiroso ao mesmo tempo em que seu cão o utiliza como cantinho favorito.

Use as dicas acima para continuar permitindo que seu cachorro aproveite o sofá sem ter que conviver com os odores que ele deixa para trás.

Gostou de saber mais sobre como tirar cheiro de cachorro do sofá? Então não deixe de conferir agora como escolher a melhor empresa de limpeza de estofados!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: