Como tirar cheiro de mofo do quarto? Descubra agora mesmo!

Última modificação em: 4 de agosto de 2018como tirar cheiro de mofo do quarto

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quer saber como tirar cheiro de mofo do quarto?

Um dos ambientes da casa que precisa proporcionar mais bem-estar para o morador é o quarto.

Passamos pelo menos 1/3 do nosso dia nesse c√īmodo, descansando e repondo as energias, por isso o quarto deve estar sempre limpo e confort√°vel.

Mas e quando ele desenvolve mofo e o odor come√ßa a nos incomodar? Al√©m de inc√īmodo, o problema afeta a nossa sa√ļde e pode trazer uma s√©rie de transtornos. Da√≠ a import√Ęncia em saber como tirar mofo do quarto.

Por isso a Dr. Lava Tudo te mostra como tirar cheiro de mofo do quarto e voltar a ter um descanso mais agrad√°vel e com conforto.


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sof√° limpeza de colch√£o limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de beb√™ limpeza de beb√™ conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pel√ļcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de div√£

Deslize para mais itens


Por que tirar o cheiro de mofo do quarto?

como tirar cheiro de mofo do quarto

Mesmo que voc√™ n√£o se incomode tanto assim com o odor, saber como tirar cheiro de mofo do quarto √© importante para a sua sa√ļde e para a vida √ļtil dos m√≥veis.

O cheiro √© um sinal de que os fungos que formam os bolores e mofos se instalaram na sua casa e est√£o se proliferando. Entender como tirar cheiro de mofo do ambiente se torna fundamental para evitar os problemas que vamos mostrar.

Quarto com cheiro de mofo: consequências

Entres as principais consequências do mofo no quarto (e no resto da casa) estão:

Problemas de sa√ļde

O mofo é o grande vilão de quem tem problemas respiratórios, agravando casos de alergias e provocando outras doenças.

Como passamos um bom tempo no quarto, o contato com o fungo √© maior e pode intensificar os danos √† sa√ļde.

Corrosão dos móveis e outros objetos afetados

A primeira fase do desenvolvimento dos fungos é o bolor, que afeta os itens apenas de forma superficial, criando uma camada em relevo, normalmente de cor acinzentada.

Quando o fungo se prolifera de forma mais intensa, causando o mofo, o problema é maior: a estrutura dos itens atingidos pode ser corroída, muitas vezes com danos irreversíveis.

Para identificar o mofo, observe pontos pretos que são difíceis de retirar e se espalham por materiais fibrosos e de tecidos.

Danos à pintura e à parte interna das paredes

O cheiro de mofo no quarto pode indicar, ainda, problemas nas paredes. Quando se desenvolve nesse local, o fungo pode corroer a pintura, o reboco e até a parte interna da parede.

Veja também como tirar umidade e cheiro de mofo da parede

Aí o que era apenas um cheiro desagradável se torna uma dor de cabeça enorme.

Aprenda a fazer antimofo caseiro e limpe a sua casa com eficiência.

Malef√≠cios do mofo para a sa√ļde respirat√≥ria

como tirar cheiro de mofo do quarto

Como j√° dissemos, saber como tirar cheiro de mofo do quarto √© um cuidado importante para a sa√ļde.

Mais do que inc√īmodo, o odor √© prejudicial √† sa√ļde e pode desencadear doen√ßas respirat√≥rias ‚Äď algumas vezes, bastante graves.

Sinusite f√ļngica

Esse tipo de sinusite √© provocado por fungos que inflamam a cavidade nasal. √Č uma forma grave da doen√ßa, j√° que cria uma bola de fungos no local, com s√©rias complica√ß√Ķes.

Asma alérgica

Outra doença comum provocada por mofo é a asma alérgica. Os sintomas são fadiga, tosse, falta de ar e dor no peito.

Micose broncopulmonar alérgica (MBA)

A MBA é causada pela ação de determinados fungos e tem sintomas semelhantes ao da gripe, como tosse e febre. Sem o tratamento adequado pode evoluir para um quadro de pneumonia.

O problema é maior em grupos de risco

Conviver com o cheiro de mofo no quarto é mais arriscado para determinados grupos, que são mais sensíveis às doenças desencadeadas por esses fungos. Fazem parte do grupo de risco:

  • As mulheres gr√°vidas;
  • Beb√™s;
  • Idosos.

Identifique a causa do mofo

Ent√£o, como tirar cheiro de mofo do quarto e ficar longe de todos esses problemas?

O primeiro passo é identificar a causa do mofo e a origem do cheiro. Faça uma boa análise do ambiente para perceber em qual ponto o cheiro de mofo é mais forte. Os seus esforços devem ser mais concentrados aí.

Com a origem do mofo identificada, é hora de pensar como ele se formou.

Muitas vezes, o mofo surge em casas √ļmidas e poucas ventiladas. Por isso √© comum que a situa√ß√£o se agrave em tempos de frio, quando temos o costume de manter portas e janelas fechadas.

A pintura inadequada ou mesmo a falta de limpeza e manutenção inadequada também contribuem para o desenvolvimento dos fungos. Casas com vazamentos em pontos escondidos também podem ser atingidas. Identificados esses motivos é hora de tirar cheiro de mofo da casa!

Como prevenir o mofo?

Uma dica de como tirar cheiro de mofo do quarto √© prevenir o surgimento dos fungos no c√īmodo.

Para isso, mantenha a casa arejada: pelo menos uma vez por dia, deixe portas e janelas abertas, garantindo a circulação de ar por todos os ambientes.

Certifique-se de que os m√≥veis est√£o a 1 cent√≠metro de dist√Ęncia da parede ‚Äď e n√£o totalmente encostados, e fique de olho em vazamentos e infiltra√ß√Ķes.

O guarda-roupa também precisa de circulação de ar. Abra as portas e mexa as roupas de um lado para o outro. As peças menos utilizadas devem ser lavadas periodicamente e expostas ao sol.

Como tirar cheiro de mofo do quarto e eliminar o problema de vez?

Al√©m de tomar os cuidados apresentados no t√≥pico anterior, voc√™ pode usar essas dicas simples para tirar o cheiro de mofo do quarto e tamb√©m tirar cheiro de mofo dos ambientes, garantindo mais bem-estar para a fam√≠lia:

  • Lave todas as pe√ßas de roupas que estejam com cheiro de mofo, incluindo len√ß√≥is e cobertores.
  • Para as paredes, a melhor solu√ß√£o √© a ventila√ß√£o. Deixe circular bastante ar fresco para eliminar os odores.
  • Polvilhe bicarbonato nos tapetes e depois retire com aspirador de p√≥. O bicarbonato √© um excelente desodorante e elimina v√°rios tipos de cheiro da casa.
  • Mantenha uma rotina adequada de limpeza e inclua o vinagre nas solu√ß√Ķes de higieniza√ß√£o. O produto √© √≥timo para limpar a casa, eliminando os pontos de mofo e evitando que os fungos voltem a se desenvolver.

Se o mofo atingiu o colch√£o, a melhor op√ß√£o √© contar com suporte profissional. Lavar o colch√£o em casa pode piorar o problema, j√° que n√£o temos os equipamentos necess√°rios e o risco de o interior permanecer √ļmido √© grande.

Em casos assim, em que √© preciso entender como tirar cheiro de mofo do colch√£o, conte com as solu√ß√Ķes da Dr. Lava Tudo. Nossa limpeza de colch√£o faz a remo√ß√£o completa de √°caros, bact√©rias e fungos; elimina o cheiro de mofo; remove a sujeira completamente e acaba com outros odores, como o de animais.

Conheça o serviço de limpeza de colchão e solicite um orçamento.

Agora que você entendeu como acabar com cheiro de mofo no quarto e viu que receitas simples, como tirar cheiro de mofo com bicarbonato, podem resolver esse problema, confira outras dicas práticas de limpeza para o dia a dia, baixando o nosso E-book: Dicas de limpeza para o dia a dia!