Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar cheiro de mofo do quarto e ter um ambiente mais agradável!

Publicado em: sábado, agosto 4, 2018como tirar cheiro de mofo do quarto

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quer saber como tirar cheiro de mofo do quarto?

Um dos ambientes da casa que precisa proporcionar mais bem-estar para o morador é o quarto.

Passamos pelo menos 1/3 do nosso dia nesse cômodo, descansando e repondo as energias, por isso o quarto deve estar sempre limpo e confortável.

Mas e quando ele desenvolve mofo e o odor começa a nos incomodar? Além de incômodo, o problema afeta a nossa saúde e pode trazer uma série de transtornos. Daí a importância em saber como tirar mofo do quarto.

Por isso a Dr. Lava Tudo te mostra como tirar cheiro de mofo do quarto e voltar a ter um descanso mais agradável e com conforto.


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Por que tirar o cheiro de mofo do quarto?

como tirar cheiro de mofo do quarto

Mesmo que você não se incomode tanto assim com o odor, saber como tirar cheiro de mofo do quarto é importante para a sua saúde e para a vida útil dos móveis.

O cheiro é um sinal de que os fungos que formam os bolores e mofos se instalaram na sua casa e estão se proliferando. Entender como tirar cheiro de mofo do ambiente se torna fundamental para evitar os problemas que vamos mostrar.

Quarto com cheiro de mofo: consequências

Entres as principais consequências do mofo no quarto (e no resto da casa) estão:

Problemas de saúde

O mofo é o grande vilão de quem tem problemas respiratórios, agravando casos de alergias e provocando outras doenças.

Como passamos um bom tempo no quarto, o contato com o fungo é maior e pode intensificar os danos à saúde.

Corrosão dos móveis e outros objetos afetados

A primeira fase do desenvolvimento dos fungos é o bolor, que afeta os itens apenas de forma superficial, criando uma camada em relevo, normalmente de cor acinzentada.

Quando o fungo se prolifera de forma mais intensa, causando o mofo, o problema é maior: a estrutura dos itens atingidos pode ser corroída, muitas vezes com danos irreversíveis.

Para identificar o mofo, observe pontos pretos que são difíceis de retirar e se espalham por materiais fibrosos e de tecidos.

Danos à pintura e à parte interna das paredes

O cheiro de mofo no quarto pode indicar, ainda, problemas nas paredes. Quando se desenvolve nesse local, o fungo pode corroer a pintura, o reboco e até a parte interna da parede.

Veja também como tirar umidade e cheiro de mofo da parede

Aí o que era apenas um cheiro desagradável se torna uma dor de cabeça enorme.

Aprenda a fazer antimofo caseiro e limpe a sua casa com eficiência.

Malefícios do mofo para a saúde respiratória

como tirar cheiro de mofo do quarto

Como já dissemos, saber como tirar cheiro de mofo do quarto é um cuidado importante para a saúde.

Mais do que incômodo, o odor é prejudicial à saúde e pode desencadear doenças respiratórias – algumas vezes, bastante graves.

Sinusite fúngica

Esse tipo de sinusite é provocado por fungos que inflamam a cavidade nasal. É uma forma grave da doença, já que cria uma bola de fungos no local, com sérias complicações.

Asma alérgica

Outra doença comum provocada por mofo é a asma alérgica. Os sintomas são fadiga, tosse, falta de ar e dor no peito.

Micose broncopulmonar alérgica (MBA)

A MBA é causada pela ação de determinados fungos e tem sintomas semelhantes ao da gripe, como tosse e febre. Sem o tratamento adequado pode evoluir para um quadro de pneumonia.

O problema é maior em grupos de risco

Conviver com o cheiro de mofo no quarto é mais arriscado para determinados grupos, que são mais sensíveis às doenças desencadeadas por esses fungos. Fazem parte do grupo de risco:

  • As mulheres grávidas;
  • Bebês;
  • Idosos.

Identifique a causa do mofo

como tirar cheiro de mofo do quarto

Então, como tirar cheiro de mofo do quarto e ficar longe de todos esses problemas?

O primeiro passo é identificar a causa do mofo e a origem do cheiro. Faça uma boa análise do ambiente para perceber em qual ponto o cheiro de mofo é mais forte. Os seus esforços devem ser mais concentrados aí.

Com a origem do mofo identificada, é hora de pensar como ele se formou.

Muitas vezes, o mofo surge em casas úmidas e poucas ventiladas. Por isso é comum que a situação se agrave em tempos de frio, quando temos o costume de manter portas e janelas fechadas.

A pintura inadequada ou mesmo a falta de limpeza e manutenção inadequada também contribuem para o desenvolvimento dos fungos. Casas com vazamentos em pontos escondidos também podem ser atingidas. Identificados esses motivos é hora de tirar cheiro de mofo da casa!

Como prevenir o mofo?

Uma dica de como tirar cheiro de mofo do quarto é prevenir o surgimento dos fungos no cômodo.

Para isso, mantenha a casa arejada: pelo menos uma vez por dia, deixe portas e janelas abertas, garantindo a circulação de ar por todos os ambientes.

Certifique-se de que os móveis estão a 1 centímetro de distância da parede – e não totalmente encostados, e fique de olho em vazamentos e infiltrações.

O guarda-roupa também precisa de circulação de ar. Abra as portas e mexa as roupas de um lado para o outro. As peças menos utilizadas devem ser lavadas periodicamente e expostas ao sol.

Como tirar cheiro de mofo do quarto e eliminar o problema de vez?

Além de tomar os cuidados apresentados no tópico anterior, você pode usar essas dicas simples para tirar o cheiro de mofo do quarto e também tirar cheiro de mofo dos ambientes, garantindo mais bem-estar para a família:

  • Lave todas as peças de roupas que estejam com cheiro de mofo, incluindo lençóis e cobertores.
  • Para as paredes, a melhor solução é a ventilação. Deixe circular bastante ar fresco para eliminar os odores.
  • Polvilhe bicarbonato nos tapetes e depois retire com aspirador de pó. O bicarbonato é um excelente desodorante e elimina vários tipos de cheiro da casa.
  • Mantenha uma rotina adequada de limpeza e inclua o vinagre nas soluções de higienização. O produto é ótimo para limpar a casa, eliminando os pontos de mofo e evitando que os fungos voltem a se desenvolver.

Se o mofo atingiu o colchão, a melhor opção é contar com suporte profissional. Lavar o colchão em casa pode piorar o problema, já que não temos os equipamentos necessários e o risco de o interior permanecer úmido é grande.

Em casos assim, em que é preciso entender como tirar cheiro de mofo do colchão, conte com as soluções da Dr. Lava Tudo. Nossa limpeza de colchão faz a remoção completa de ácaros, bactérias e fungos; elimina o cheiro de mofo; remove a sujeira completamente e acaba com outros odores, como o de animais.

Conheça o serviço de limpeza de colchão e solicite um orçamento.

Agora que você entendeu como acabar com cheiro de mofo no quarto e viu que receitas simples, como tirar cheiro de mofo com bicarbonato, podem resolver esse problema, confira outras dicas práticas de limpeza para o dia a dia, baixando o nosso E-book: Dicas de limpeza para o dia a dia!