Como tirar cheiro de xixi de cachorro: 8 dicas fantásticas!

Última modificação em: 20 de abril de 2017 Como tirar cheiro de xixi de cachorro


Por mais que seu cãozinho faça suas necessidades no local correto, o mau cheiro deixado por ele é inevitável. Por isso, preparamos 10 dicas, oferecidas por ongs de animaisque utilizam produtos caseiros e naturais, para te ensinar como tirar cheiro de xixi de cachorro e garantir a saúde do animal.

como tirar cheiro de xixi de cachorro
Não se preocupe, te ensinamos como tirar cheiro de xixi de cachorro


Primeiros cuidados para tirar cheiro de urina de cachorro


Veja aqui os primeiros cuidados que você deve tomar, antes mesmo de fazer a limpeza do local.


Removendo o excesso:


Antes de testar qualquer misturinha caseira ensinada aqui, é necessário remover o excesso do líquido com algumas folhas de papel toalha ou pano seco. Fazer isso vai ajudar, inclusive, evitar possíveis manchas que podem ser causadas.


Separe os panos de chão:


O ideal é separar alguns panos de chão apenas para limpar os dejetos do seu amigo peludo. Dessa forma,você evita que a urina se espalhe ainda mais no ambiente junto com odores fortes. E vale lembrar que os dejetos do seu animal são contaminados, o que pode se espalhar pela casa.


Limpeza do local


É importante fazer uma limpeza profunda dos locais onde o cachorro fica, dentro de casa ou no ambiente externo, se tiver, pois os produtos de higienização nem sempre eliminam o forte odor de urina e fezes. Veterinários recomendam utilizar itens que contém cloreto de benzalcônio, geralmente usados em pet shop e clínicas veterinárias.


Os produtos que usam essa substância são bactericidas e fungicidas, portanto, eliminam do ambiente todas as possíveis doenças para os cães. É indicado testar qualquer solução antes, em um pequeno local, para certificar que ela não vai danificar a superfície.


É possível encontrar ingredientes caseiros tão bons quanto os desinfetantes industrializados no mercado, que, além de não agredirem a nossa saúde e a do cachorro, são acessíveis. E, além de tirar cheiro de xixi de cachorro, eles podem ser utilizados para limpar paredes, pisos de banheiro e vasos sanitários.


Como tirar cheiro de xixi de cachorro


1. Desinfetante de limão


Esse produto utilizará, como principal ingrediente, cascas de limões usados. Confira o passo a passo:

  • Coloque as cascas em um recipiente de vidro adicionando água (a quantidade vai depender de sua necessidade);
  • Tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 24 horas, aproximadamente;
  • Posteriormente, utilize o liquidificador para bater o líquido junto com as cascas, que possuem óleos aromáticos, importantes para desinfetar;
  • Coe a batida e coloque-a novamente em um recipiente limpo de vidro;
  • Deixe a solução fermentar por mais 24 horas, em ambiente arejado;
  • Após esse período, adicione duas colheres (de sopa) de álcool, que será o conservante, e o desinfetante está pronto.


2. Vinagre


Para criar um desinfetante mais forte, a base de vinagre, é preciso também álcool e um limpador perfumado comum. Para uma solução de 700 ml:

  • Coloque 400 ml de vinagre branco em um frasco de vidro ou plástico;
  • Acrescente 200 ml de álcool;
  • Para finalizar, adicione 100 ml de um limpador perfumado apenas para quebrar o cheiro forte das outras substâncias.


3. Bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio pode ser utilizado sozinho ou misturado a outras substâncias, mas cuidado para não causar nenhuma reação indesejada! E sua principal característica é a neutralização de odores orgânicos.


Quando utilizado sozinho, coloque uma boa quantidade no local limpo mas que possui mau cheiro, e deixe-o reagir por, aproximadamente, cinco horas. Posteriormente, limpe o local com aspirador. Muito simples né?

http://gph.is/1gTAZNH

Obs.: Antes de utilizar o desinfetante, limpar o local desejado e deixá-lo seco.


4. Amônia para tirar cheiro de urina de cachorro


A amônia é um produto que vai ajudar a desinfetar o local em que seu amigão fez xixi, além de remover o odor forte de urina. Então, aplique um pouco dela e deixe agir por um tempo antes de terminar a limpeza.


Mas, atenção: a amônia tem um cheiro bem forte. Por isso, recomendamos usar equipamentos de proteção e observar se não vai causar alergia ao seu cachorro. Vale também consultar um veterinário para tirar dúvidas.


5. Como eliminar cheiro de urina de cachorro com sal


Depois que tiver removido o excesso de urina, lave o local com água e remova com um rodo. 


Em seguida, jogue um pouco de sal (entre 1 a 2 xícaras) e espalhe pela área. Deixe agindo por algum tempo e lave normalmente. Para acabar, passe um pano úmido e perfumado.


6. Suco de limão com bicarbonato


O limão, acompanhado de bicarbonato, também pode ser seu aliado contra o mau cheiro de urina pela casa. Faça um suco dele e misture com ½ copo de bicarbonato e 2 copos de água. Aplique no lugar afetado e limpe com um pano.


7. Como tirar o cheiro de urina de cachorro do tapete?


Quem tem cachorro sabe que os tapetes talvez sejam o local mais afetado da casa, não é mesmo? Então Misture o vinagre com ½ copo de água quente e transfira para um borrifador. Agora é só aplicar onde o animal urinou.


8. Como tirar cheiro de urina de cachorro do piso de madeira


Devido ao alto poder de absorção, é primordial agir rápido para evitar que o piso fique manchado. Então, absorva o excesso de xixi com um pano ou papel toalha.


Espalhe um pouco de bicarbonato sobre a mancha, até cobri-la completamente. Borrife água por cima, mas evite que a mistura fique encharcada. Deixe agir por algumas horas e remova o excesso com um aspirador.


Pronto, você já sabe como tirar cheiro de xixi de cachorro, mas que tal adestrá-lo a fazer sempre no mesmo lugar, de preferência em superfícies que absorvem líquidos, como o tapete higiênico?

como tirar cheiro de xixi de cachorro
Exemplo de tapete higiênico


Um dos motivos pelos quais o odor da urina se espalha pela casa, é porque seu cãozinho anda fazendo no lugar errado ou em vários cômodos. O ideal é educá-lo logo no primeiro dia dele na sua casa, e pode ser que alguns casos levem mais tempo mas, geralmente, o processo de adestramento dura duas semanas.


Mas e aí, o que é preciso fazer para o cachorro acertar o lugar?

  • A primeira coisa é não colocar o tapete higiênico ou jornal, próximo do lugar onde ele dorme e muito menos de onde ele se alimenta;
  • Não dê bronca no animalzinho quando ele errar, mas faça uma grande festa quando ele acertar. Isso vai estimulá-lo mais rápido;


Confira mais dicas de adestramento feitas por profissionais da área. Aproveite também e entenda outras práticas que vão te ajudar na conservação do seu piso.

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: