Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar cheiro de XIXI de GATO da casa DEFINITIVAMENTE!

Publicado em: terça-feira, agosto 7, 2018Como tirar cheiro de xixi de gato

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Ter um gato como bichinho de estimação é trazer alegria para casa. Eles são amáveis, carinhosos e muito independentes. Mas, como qualquer pet, ele pode cometer alguns deslizes e fazer xixi em locais que não deve. Como por exemplo em seu sofá! Além de manchá-lo, o xixi pode deixar um cheiro forte e nada agradável. Por isso, a Dr. Lava Tudo te ajuda com o problema e ensina como tirar cheiro de xixi de gato.


Continue a leitura e confira!


Por que o xixi de gato tem um cheiro tão forte?

Como tirar cheiro de xixi de gato 2


Quem tem gato de estimação sabe que a urina deles tem um odor bem forte e característico. Por se hidratarem pouco ao longo do dia, a urina do bichinho tende a ser mais concentrada e por essa razão tem um cheiro tão forte, parecido com o de amônia, que não é nada agradável!


Cheiro de urina de gato faz mal?


Muita gente se questiona ainda se o cheiro da urina do bichano faz mal a nossa saúde, principalmente quando o animal se alivia em vários cômodos da casa. Mas a resposta é: não. Apesar do incômodo que o odor forte causa, devido à baixa concentração de água, como mostramos, ele não afeta a saúde humana.


O que é bom para tirar cheiro de urina?


Para acabar com cheiro de urina de gato pela casa, aposte em produtos caseiros, como vinagre, bicarbonato de sódio, detergente ou água sanitária, por exemplo. Veja algumas dicas na hora da limpeza, lembrando que é importante aproveitar enquanto a mancha não está seca!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens



Primeiros cuidados


Antes de qualquer procedimento com produtos de limpeza, é fundamental que você retire o máximo possível da urina do local. Para isso, você pode utilizar papel toalha ou um pano limpo. Basta você apertar o papel toalha na parte do sofá em que o gato fez xixi. Dessa forma a urina será absorvida.


Caso o xixi já esteja seco, derrame um pouco de água fria no local e faça esse processo.


Como tirar o cheiro da urina de gato do chão

Como tirar o cheiro da urina de gato do chão


Caso o seu felino escolheu o piso da casa para urinar, é hora de encontrar o local do crime. Procure pela mancha que está causando todo o mau cheiro. Em alguns tipos de piso, a tarefa pode não ser das mais simples, por isso, use o tato como auxílio.


Se a urina for recente, remova o excesso, como descrito no tópico anterior, e passe vinagre no local, com a ajuda de uma esponja ou pano limpo.


Mas se já estiver seca, vai ser preciso um pouco mais de esforço. Faça uma misturinha caseira usando os seguintes itens:

  • Água;
  • Vinagre branco;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Água oxigenada 10 volumes;
  • Detergente.


Misture a água com o vinagre na proporção 2:1. Em seguida, aplique sobre a mancha e deixe agir por cerca de 5 minutos. Remova o excesso da solução e espalhe bicarbonato de sódio no local. Faça outra solução com água oxigenada e 1 colher de detergente e aplique também sobre a mancha, esfregando com um pano. Novamente, remova o excesso com um pano seco.


Como tirar o cheiro de urina de gato do sofá?

Como tirar o cheiro de urina de gato do sofá


Limpar o sofá o quanto antes é fundamental para que seu gato não identifique o sofá como um local usual para fazer xixi, já que o cheiro irá atraí-lo.


Além disso, você evita que o cheiro de xixi fique impregnado no estofado. Quanto mais tempo, mais forte será o mau cheiro.


Para limpar seu sofá, você pode utilizar uma mistura simples com vinagre branco. Para isso, siga o seguinte passo a passo:

  1. Misture 250ml de vinagre branco com um litro de água morna.
  2. Utilizando um pano limpo, passe a mistura no tecido do sofá. Você pode fazer isso apenas na parte manchada ou aproveitar e fazer uma limpeza em todo o sofá.
  3. Com um pano seco e limpo, remova o excesso da solução e deixe o sofá secar. Só volte a sentar nele quando estiver completamente seco.


Como tirar cheiro de urina de gato de tecido


O bicarbonato de sódio também é um ótimo ingrediente para acabar com cheiro de urina em tecidos:

  1. Misture duas colheres de bicarbonato com um litro de água em um borrifador.
  2. Borrife a mistura no tecido.
  3. Passe uma escova de limpeza com cerdas macias no local.
  4. Com um pano seco e limpo, retire a mistura.
  5. Deixe secar naturalmente.


O que fazer para tirar cheiro de urina de gato do quintal?

O que fazer para tirar cheiro de urina de gato do quintal


Se o local escolhido para urinar foi a área externa da casa, como o quintal ou jardim, você deve fazer o seguinte:

  1. Lave o local com água e puxe o excesso com um rodo.
  2. Encontre exatamente onde o gato fez xixi e aplique 1 ou 2 xícaras de sal.
  3. Espalhe o produto com uma vassoura e aguarde agir por uns 20 minutos.
  4. Retire o excesso de sal, despejando uma mistura de água e detergente neutro.
  5. Para finalizar, seque o piso com um pano e aplique algum produto com essência, para deixar o ambiente perfumado.


Lysoform tira cheiro de urina de gato?


Outra dúvida bastante comum quando o assunto é como tirar cheiro de urina de gato dos ambientes, é a possibilidade de usar o Lysoform, produto de limpeza altamente germicida, bactericida e fungicida. E a resposta é: sim! O Lysoform pode acabar com o mau cheiro.


Para essa dica, dilua 1 parte de Lysoform para 2 de água. Misture bem e transfira a solução para um borrifador. Aplique sobre o local e esfregue com um pano. Para finalizar, remova o excesso com outro pano limpo.


Como tirar o cheiro de gato do ambiente


Em alguns casos, não é a urina que está causando mau cheiro, mas sim o próprio gato. Isso não é comum, já que eles são animais bem higiênicos, mas pode acontecer. Se esse for o caso, considere dar um banho no seu animal ou enviá-lo a um petshop que realize o serviço. Caso o mau cheiro persista, leve seu gatinho ao veterinário para uma consulta.


Como prevenir que o gato urine em casa

Como tirar cheiro de xixi de gato


Há algumas maneiras de prevenir que seu gato faça xixi na sua casa. Veja algumas dicas que podem contribuir a diminuir esses acidentes.


Cheiros que afastam os felinos


Para evitar que seu animal de estimação urine em locais indevidos e que você tenha que recorrer a métodos de como tirar cheiro de xixi de gato, você pode fazer uso de odores que afastam os felinos.


Há vários produtos no mercado para isso que podem ser adquiridos em lojas especializadas em animais. Mas, você pode usar alternativas caseiras também. Uma dica é colocar um pouco de pimenta em pó nos locais, já que seu cheiro é forte para o gato e vai mantê-lo longe.


Outra alternativa é fazer misturas cítricas ou com vinagre. O cheiro ácido também afastará o gato dali!


A caixa de areia deve estar sempre limpa


Gatos são animais exigentes e muito higiênicos. Por isso, na hora de fazer xixi, eles querem que a caixa de areia esteja limpa. Caso contrário, eles não vão fazer suas necessidades ali e vão procurar outro lugar para fazer xixi.


A consequência é que seu sofá, tapete ou outros ambientes podem ser o local escolhido como alternativa para a caixa de areia. Por isso, procure limpá-la todos os dias, diminuindo as chances de seu gato recorrer a outras opções.

[rock-convert-cta id=”7992″]


Consulte um veterinário


Se seu gatinho continua fazendo xixi onde não deve, leve-o para uma consulta com um veterinário. Ele pode estar com algum problema fisiológico, infecção urinária ou alguma necessidade a ser resolvida.


Outra opção é castrar o seu animal. De maneira geral, os gatos utilizam o xixi como forma de marcar o território e em busca de um parceiro. Por isso, a castração pode ser a solução, mas sempre com base na opinião de um profissional de sua confiança, combinado?


E se mesmo assim o cheiro continuar?

Como tirar cheiro de xixi de gato


Se você deixou que seu gato fizesse xixi várias vezes em casa e não fez o procedimento correto para limpar, provavelmente o cheiro vai ser mais difícil de ser retirado. Se o acidente ocorreu no sofá ou outro estofado, não pense que ele está danificado permanentemente.


Quando o assunto é como tirar cheiro de xixi de gato do seu sofá, colchão ou qualquer estofado, a Dr. Lava Tudo pode te ajudar! Os serviços de limpeza oferecidos contam com as melhores técnicas e produtos eficazes que vão deixar seu sofá como novo e com um delicioso cheirinho de limpeza.


Conheça as alternativas da Dr. Lava Tudo e agende o melhor horário para que os técnicos profissionais cuidem do seu sofá!